Marketplace

Possível Fusão Entre Americanas e B2W Movimenta o Mercado. Entenda!

Não há como negar: Americanas e o Grupo B2W são dois gigantes do varejo nacional. E a possível união entre as duas empresas gerou uma comoção no mercado nos últimos dias. 

Contudo, neste ponto, talvez você esteja se perguntando: mas a Americanas não faz parte do Grupo B2W? 

Não exatamente. Mas vamos explicar tudo isso em detalhes diante…

Ao longo deste artigo, vamos falar sobre a possível fusão entre Americanas e B2W, além de citar os efeitos que já estão aparecendo no mercado de ações após o anúncio das empresas. Acompanhe!

(Imagem: Arquivo/IstoÉ Dinheiro)

Combinação Operacional à Vista

O Grupo B2W informou em um comunicado ao mercado uma possível fusão com a Americanas. 

Para quem não sabe, a Americanas detém 62% do capital da B2W, que, por sua vez, é dono do site Americanas.com – e também do Submarino e Shoptime, diga-se de passagem. 

Assim, a ideia é aprofundar a relação já existente entre as empresas…

Isto é: de acordo com o documento, ambas planejam UNIR seus negócios. E, ao que tudo indica, a conversa já está bem adiantada nesse sentido, já que foi criado recentemente um comitê especial para avaliar a possibilidade dessa fusão

As varejistas também informaram que ainda não sabem como serão os termos da junção das empresas, mas que a ação vai gerar valor para os acionistas, e mais:

“Com ambas as marcas consolidadas, o ganho de eficiência seria em toda a cadeia, com maior capacidade de logística, uma base de clientes mais ativa e um tráfego de informação muito mais integrado, envolvendo de forma direta o mundo online e offline”, afirma. 

Diante disso, se associação entre as empresas realmente acontecer, elas somarão um total de 46 milhões de clientes

Fora a expectativa, segundo analistas, de que o GMV (Valor Bruto de Mercadorias, em português) das empresas juntas chegue a R$ 42 bilhões.  

Ou seja, uma quantia bem expressiva e que tem tudo para mudar o cenário atual do mercado de varejo

Isto é: a fusão pode fazer com que as empresas ultrapassem uma de suas principais concorrentes direta: a Magazine Luiza

Efeitos da Possível União Entre Lojas Americanas e B2W

De acordo com especialista, essa quantia de R$ 42 bilhões estimada para a Americanas e B2W é equivalente ao esperado para a famosa Magalu, que a cada ano vem ganhando mais destaque no varejo de forma geral…

Para você ter uma ideia, as ações da Magazine Luiza fecharam com uma alta de 109,7% ao final do ano passado. Enquanto as ações das Lojas Americanas, encerraram com uma queda de 4,6%, e as da B2W, com um crescimento de 34,4%.

Contudo, este cenário já mudou significativamente em 2021…

Tanto as Lojas Americanas quanto a B2W estão tendo excelentes resultados na B3, enquanto as ações da Magazine Luiza têm caído um pouco no interesse dos investidores por estarem sendo consideradas “caras demais”. 

Mas esse quadro não para por aí…

Após o anúncio da possível união das varejistas, as ações da Americanas já tiveram uma alta de 11,30%, e as da B2W, 18,6%

Além disso, hoje, o valor de mercado da Americanas está avaliado em R$ 49,1 bilhões, e da B2W, R$ 48,1 bilhões…

E o da Magazine Luiza? Está bem à frente, com R$ 161,5 bilhões – segundo o fechamento do pregão da última terça-feira (23).

Ou seja: é de se esperar fortes mudanças nesse cenários para os próximos meses…

Caso as Americanas e a B2W realmente concretizem a fusão, a Magazine Luiza terá que pensar em alguma estratégia para não perder espaço no mercado e, claro, não ver suas ações ficando para trás na Bolsa de Valores do Brasil. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago