Marketplace

Mercado Livre Encerra 2020 com Planos Para Investir Mais no Brasil

Definitivamente, os resultados trimestrais do Mercado Livre são os mais aguardados por todo o mercado de varejo. Depois de atingir uma receita bilionária no 3º trimestre, o marketplace acaba de divulgar números ainda mais animadores sobre os últimos três meses de 2020

E mais do que isso:

O balanço divulgado pelo Mercado Livre revelou a forte atuação das operações brasileiras no resultado total da companhia durante todo o ano passado…

Ao longo deste artigo, vamos abordar todos os detalhes sobre os resultados do marketplace, além de explicar como foi a atuação do Brasil nesse sentido.  

(Imagem: Divulgação)

Como Foi o 4º Tri e o Ano do Mercado Livre

O Mercado Livre encerrou o último trimestre de 2020 com uma receita líquida de US$ 1,3 bilhão, atingindo uma alta anual de 96,9%.

Além disso, as receitas de comércio do marketplace cresceram 124,2% ano a ano, atingindo US$ 872,9 milhões. E as receitas da fintech aumentaram 59,5% também ano a ano, registrando US$ 454,4 milhões.

Mas não só isso…

O lucro bruto da companhia mais valiosa da América Latina foi de US$ $489 milhões, atingindo uma margem de 36,8% em comparação a 45,7% registrado no mesmo período de 2019…

E o prejuízo líquido foi de US$ 50,6 milhões, representando um prejuízo líquido de US$ 1,02 por ação.

Já as despesas operacionais totais, marcaram US$ 514,2 milhões no ano, simbolizando uma alta de 36%. E, ao longo do trimestre, atingiram 38,7%, em comparação aos 55,9% obtidos no mesmo período do ano anterior…

O prejuízo das operações foi de US$ 25,1 milhões, em um comparativo com um prejuízo de US$ 68,9 milhões durante o período de 2019. 

Outro ponto que chamou a atenção no balanço trimestral do Mercado Livre foi o GMV (Volume Bruto de Vendas, em português), que atingiu US$ 6,6 bilhões, uma alta anual de 69,9%…

De acordo com o relatório, isso foi possível graças aos fortes investimentos feitos pelo marketplace em logística e em serviços financeiros.

Mas os resultados positivos do Mercado Livre não pararam por aí. As operações brasileiras ganharam destaque…

Mercado Livre Brasil Representa 54% das Receitas da Empresa

Segundo o relatório, a participação das operações brasileiras teve um crescimento de 68% em dólar e de 120% em real…

Ao todo, o Mercado Livre Brasil registrou US$ 720,5 milhões.

Assim, a receita líquida do Brasil representou 54% do total da companhia, atingindo US$ 1,3 bilhão no 4ª trimestre.

E esse resultado extremamente animador faz muito sentido, principalmente levando em consideração os fortes investimentos que o Mercado Livre fez ao longo dos últimos meses aqui no país, como:

Para você ter uma ideia, só em 2020, o Mercado Livre desembolsou R$ 4 bilhões para investir no marketplace no Brasil…

E se os planos da companhia já eram o de fazer um investimento recorde em 2021, o balanço trimestral reforçou isso ainda mais… 

Mais Investimentos à Vista

Juntamente com a divulgação dos resultados trimestrais, o Mercado Livre informou que realizará um investimento de R$ 10 bilhões no Brasil

A quantia é simplesmente equivalente aos investimentos totais que a empresa realizou nos últimos 4 anos no país.

Stelleo Tolda, presidente de Commerce do Mercado Livre para a América Latina, afirmou, durante a apresentação do balanço, que para 2021 a ideia é continuar seguindo a linha de investimentos feitos no ano passado:

“Os recursos serão usados para dar sequência ao plano de expansão da malha logística, da conta Mercado Pago e da força competitiva do marketplace no Brasil”, ressalta.

Além disso, também há planos para que os recursos sejam direcionados também para iniciativas ligadas a impactos sociais e ambientais.

Diante disso, é inegável que o Brasil se consolida como PRINCIPAL mercado para a companhia argentina… 

E os investimentos futuros do Mercado Livre só reforçam o quanto a América Latina se mantém como o continente que mais tem crescido no mercado de Ecommerce.  

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago