Mercado de Ecommerce

Procon-SP Registra 703 Reclamações Sobre a Black Friday

O Procon de São Paulo registrou 703 reclamações sobre compras feitas durante Black Friday 2021. O órgão de defesa do consumidor monitorou as reivindicações realizadas entre quinta-feira (25) e segunda-feira (29). 

No total, houve um crescimento de 3% na comparação com o mesmo período de 2020. Na época, o Procon-SP recebeu 1.107 atendimentos, sendo 726 reclamações, além de 381 consultas e orientações nas redes sociais

(Imagem: Freepik)

O órgão afirma que as queixas mais frequentes são de atraso ou a não entrega de produtos, totalizando 174, o que representa 15% do total. Além disso, 79 contestações sobre pedido cancelado após a finalização da compra (11%) foram feitas ao órgão de proteção ao consumidor. As demais reclamações foram sobre:

  • Mudança de Preço ao Finalizar a Compra (79, 11%);
  • Maquiagem de Desconto (77, 11%);
  • Produto ou Serviço Indisponível (75, 11%).

No que diz respeito às companhias com o maior número de reivindicações, a Americanas S.A., responsável pelo Americanas.com.br, Submarino, Shoptime, Soubarato e Lojas Americanas, lidera com 107 entradas (15%).

Já a Via, dona das Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com.br, teve que lidar com 96 reclamações, representando 14% do total. Recentemente, o Procon-SP notificou a varejista após receber contestações de compradores sobre o cancelamento de compras feitas nas Casas Bahia…

Segundo o órgão, consumidores tiveram os pedidos cancelados de um smartphone da Samsung, que estava com desconto de R$ 2.300. Em resposta, a Via informou ao Valor que uma falha de processamento causou variações de preço dos smartphones Galaxy Note 20.

Assim, diante de um pequeno aumento no volume de contestações, o Procon-SP tenta entender o comportamento dos consumidores modernos a fim de justificar os dados do levantamento feito sobre a Black Friday…

Consumidor Está Mais Consciente

De acordo com Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, a quantidade de reclamações se manteve estável, o que pode ser justificado pelo o fato de o comprador estar mais consciente:

Com o consumidor fazendo mais pesquisa, consultando a credibilidade do site, a reputação da empresa, prestando atenção ao preço total oferecido, acrescido à cobrança de frete, de encargos etc. as reclamações se reduzem aos problemas mais corriqueiros, como atraso e cancelamento do pedido. O balanço geral é positivo”, afirma.

De forma geral, o atendimento aos consumidores é uma das práticas adotadas pelo Procon-SP para garantir seus direitos. Outra iniciativa nesse sentido é a proibição do pagamento de delivery no ato da entrega, uma medida anunciada pelo órgão em julho deste ano.

Ciente de que os compradores estão mais atentos às compras pela internet e até entrando em contato com o Procon-SP antes de fazer um pedido online, os lojistas devem prezar pelo desempenho do seu negócio. Muitas queixas feitas no órgão de defesa ao consumidor podem impactar a maneira como os consumidores encaram um negócio e sua reputação no mercado, por exemplo. 

Neste contexto, o ideal é informar aos clientes em caso de atraso na entrega e confirmar o preço dos produtos anunciados, especialmente para os dias de eventos importantes como a Black Friday, quando há uma busca maior por descontos e ofertas. Somente assim, o empreendedor está preparado para receber um grande volume de vendas e evitar que imprevistos aconteçam. 

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago