Mercado de Ecommerce

Como Escolher um Sistema de Gestão ERP Para o Seu Negócio Digital?

Não tem como pensar em um negócio que já nasce com a vocação para ser digital ou mesmo híbrido (on e offline) sem considerar contar com ferramentas de tecnologia para que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível. O processo de escolha de um ERP, que vai facilitar o trabalho diário e fazer importantes integração ao seu negócio, exige atenção aos detalhes de cada mecanismo. 

Pensando nisso, neste artigo vamos entender alguns pontos fundamentais na hora de avaliar um sistema de gestão ERP ideal para o seu negócio. Confira!

(Imagem: Pexels)

Por Onde Começar na Escolha do ERP?

Para obter eficiência no dia a dia e dispor de uma ferramenta segura é preciso ter comparativo. Por isso, o primeiro passo é buscar informações sobre as ferramentas que estão disponíveis no mercado para entender qual delas melhor se encaixa ao seu tipo de negócio. 

O ERP é uma escolha importante e que precisa de total atenção, pois envolve cadastros, adaptação da equipe e treinamento. Por esses fatores, a escolha deve ser feita com base em eficiência, sempre pensando no seu nicho de atuação. 

Diferentes negócios exigem diferentes ferramentas. Se a empresa for da área de saúde, por exemplo, o software precisará administrar a recepção, agendamento e prontuário das consultas. Já no setor de alimentação, o que importa é um ERP que cadastre os insumos e contabilize venda e faturamento. 

Qual ERP Mais Indicado Para Quem Vende Online?

Se a sua atuação for especificamente no e-commerce, é importante que a ferramenta de gestão tenha integrações aos canais de venda e também ofereça opções de integrações logísticas, para facilitar e garantir que a sincronia entre vendas, estoque e entregas esteja em dia. 

Outra dica importante é garantir que seja um ERP online com armazenamento em nuvem, para que possibilite o gestor acessar o sistema de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo móvel. 

Antes de contratar qualquer serviço, é muito importante fazer um teste grátis  por um período suficiente que possibilite utilizar as ferramentas e entender o sistema na prática, a fim de verificar se ele se adequa ao seu negócio. 

Conheça as Principais Funções do ERP Para o Negócio Online

O sistema de gestão faz uma série de funções, mas de modo geral a tecnologia está atrelada aos principais setores do negócio:

  • Cadastros: Clientes e fornecedores em um sistema único, interligando as informações para emissão de notas fiscais e boletos bancários;
  • Faturamento: Os resultados da empresa passam a ficar conectados ao sistema que, de forma automática, sincroniza entradas e saídas;
  • Financeiro: Conta com controle e fluxo de caixa automatizados;
  • Compras: Auxilia na organização de aquisição de produtos ou matéria prima de fornecedores, evitando despesas relacionadas à falta ou ao excesso de estoque.
  • Estoque: Controle e giro de estoque integrados.
  • Vendas: Organização e gerência das vendas, acompanhando de perto a jornada de compra do cliente.
  • Controle fiscal: Emissão de notas fiscais e envio de documentos ao cliente com o preenchimento do setup apenas no cadastro inicial.

Mas outras vantagens também devem ser destacadas, como: 

  1. Integração: Para criar uma presença digital no Ecommerce o lojista passa a vender em múltiplos canais. O ERP é um conector com integração aos maiores marketplaces do mercado de forma a estar presente em mais plataformas, sem perder o controle na gestão de vendas;
  1. Sincronização de dados: Quando um produto é vendido em um canal X ele já é atualizado no controle de estoque para os demais que o lojista mantenha o controle das vendas e produtos disponíveis;
  1. Logística: Após realizar a venda é preciso pensar no processo de separação do pedido, embalagem e transporte até o endereço de entrega. Através de uma logística integrada, todos os processos também ocorrem de forma automatizada e descomplicada;
  1. Mobilidade: Com um sistema online e em nuvem é possível que o gestor e seus colaboradores acessem a plataforma de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo móvel, seja computador, celular ou tablet. Desta forma é possível acompanhar o que acontece na empresa, gerar relatórios a qualquer hora e trabalhar remotamente. A modernidade em gerir o negócio de uma única ferramenta é também um benefício que o negócio com ERP pode desfrutar;
  1. Segurança: Os dados da empresa e dos clientes permanecem mais seguros no formato de armazenamento em nuvem. Dessa forma, os riscos de fraude ou invasão são mínimos.

Um sistema de gestão deve trabalhar a favor do negócio. No momento em que todas as informações do negócio ficam centralizadas em um único sistema, a empresa também passa a ter um ganho de produtividade, já que parte dos processos ocorrem de forma automatizada. 

Na prática, contar com um ERP, além das vantagens apresentadas neste artigo, traz também economia, já que é uma ferramenta acessível que possibilita à empresa ter uma equipe mais enxuta e mesmo assim permanecer eficiente e ágil. 

Autor: Redação Bling

Autores Convidados

Share
Published by
Autores Convidados

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago