Montar uma loja virtual de cosméticos é a ideia fixa na cabeça de diversos brasileiros que já perceberam o tamanho da oportunidade: segundo o Webshoppers,o mercado “Saúde, Cosméticos & Perfumaria” é hoje o 4º com maior volume de pedidos do ecommerce nacional, responsável por mais de 11% das compras online.
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Com clientes cada vez mais preocupadas em cuidar da beleza, quem começa nesse segmento pode crescer de maneira bem rápida caso percorra os caminhos recomendados.
Se montar uma loja virtual de produtos de beleza é o que você mais quer, confira as nossas dicas e veja por onde começar!
Como prometemos no título, a nossa primeira dica pode ser colocada em prática ainda hoje! A primeira coisa a ser feita é idealizar a empresa sem compromisso.
Feche os olhos e visualize o site ideal, as entregas sendo feitas diariamente, clientes entrando em contato, os elogios, as reclamações… Enfim, a rotina empreendedora.
Além de trazer ideias e insights poderosos, a etapa de visualização do negócio é importante para que você descubra o porquê de estar começando esse novo projeto… Afinal de contas, não é todo dia que damos vida a uma empresa, certo?
Chega de imaginar… É hora de colocar a mão na massa!
Com a ajuda do Canvas, você agora vai traçar um plano de negócios, que é a fase onde o empreendedor entende melhor o que está fazendo e para onde está indo.
Algumas dicas importantes:
Nicho de mercado: vasculhe a internet à procura de um nicho de clientes que seja interessante para a empresa. Lembre-se de que não é recomendável vender no estilo “tudo para todos”, então mantenha o foco.
Você quer atender clientes de quais classes sociais? Quais lugares essas pessoas frequentam? Em quais redes sociais estão? Como gostam de ser tratadas? Quais os seus sonhos?
Defina muito bem os traços do seu cliente ideal e entenda tudo sobre ele. Esse é o primeiro passo para um negócio bem-sucedido.
Leia mais: Aprenda tudo sobre como identificar persona do seu ecommerce
Fornecedores: feito isso, trate de montar uma lista de produtos com tudo aquilo que você pretende vender e recorra ao Google para buscar pelos fornecedores ideais.
Você pode fazer isso com a ajuda do nosso outro texto sobre como encontrar fornecedores para o seu ecommerce.
Concorrentes: já pesquisou sobre os fornecedores? Então essa é a hora de acostumar-se a monitorar a concorrência… Isso será importantíssimo daqui para a frente.
Como estão os preços da concorrência? Ela tem maior variedade de produtos? Quais os pontos fortes? E os fracos? De onde estão vindo os clientes?
Quanto mais informações para se trabalhar, melhor.
Ao contrário do que você deve estar imaginando, não é preciso alugar sala comercial, montar estoque e contratar alguns funcionários para começar… Simplesmente comece!
Depois de comprar os primeiros produtos dos seus fornecedores, trate de validá-los através de redes sociais e marketplaces como o Mercado Livre. Se possível, já faça alguns anúncios para sentir como o público reage.
A partir desse momento, diversas crenças começam a cair. Alguns produtos que você achou que venderiam muito, podem acabar não vendendo — ao mesmo tempo que produtos subestimados podem mostrar-se bastante promissores.
Ao mesmo tempo em que começou a fazer suas vendas, aproveite para conversar com os clientes. Peça opiniões, reviews, feedbacks… Participe de comunidades no Facebook ligadas ao seu mercado e posicione-se como uma marca disposta a ajudar.
Agora que você já percebeu que existe uma demanda real pelos seus produtos, chegou a hora de montar uma verdadeira loja virtual de cosméticos.
Para isso, basta contratar uma plataforma de ecommerce que mais se adeque às suas necessidades e tornar esse um poderoso canal de vendas para o negócio…
Apesar do fato de você agora ter um site, recomendamos que não pare de vender pelo Mercado Livre, redes sociais ou mesmo Whats App — quanto mais canais disponíveis, melhor.
Uma empresa séria também não pode ficar na informalidade por muito tempo. Chegou a hora de procurar o Programa Microempreendedor Individual (MEI) ou, se for o caso, terceirizar essa questão com alguma empresa de contabilidade.
Formalizar-se é um passo importante na hora de conquistar a confiança da clientela que compra pela web.
Por fim, quando o site estiver pronto e as vendas aumentando, o seu foco deve estar sempre no próximo degrau.
Estude muito sobre negócios e marketing digital, pense em campanhas criativas, crie diferenciais, forneça um atendimento de primeira, lance novos produtos, melhore os que já existem, pense em combos, fique atento às novidades…
Todas essas dicas são estratégicas e podem levar o seu ecommerce de beleza cada vez mais longe!
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Gostou de entender um pouco mais sobre quais os passos necessários no momento de montar uma loja virtual de cosméticos?
Caso queira continuar aprendendo, não deixe de dar o play no vídeo abaixo!
Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, fala um pouco sobre as diferenças entre motivação de compra por “desejo” e “necessidade”… Veja que interessante:
Se você deseja montar uma loja virtual de sucesso e não sabe muito bem por onde começar, também não pode deixar de conferir a palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero”.
O conteúdo da apresentação está disponível gratuitamente e ajuda você a montar um plano de ação simples para finalmente dar o “start” nesse negócio!
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