A estrutura organizacional de uma empresa pode fazer toda a diferença na hora de se ter sucesso no mercado. E a Magazine Luiza, ao que tudo indica, parece estar bem atenta a isso.
O fato é que a varejista vem fazendo diversos investimentos para expandir sua participação no mercado há um bom tempo…
E, para conseguir atingir todos os seus planos , não teve jeito: foi preciso fazer mudanças…
A mais recente delas, inclusive, foi o acréscimo de novas vice-presidências na estrutura organizacional da companhia.
Quer entender tudo em detalhes, e como isso pode atingir os vendedores do marketplace? É só acompanhar os próximos tópicos…
O marketplace Magazine Luiza acaba de anunciar mudanças em sua estrutura organizacional…
A varejista passa a ter agora 3 novas vice-presidências:
Na prática, a vice-presidência de Operações será dirigida por Fabrício Garcia, e ficará responsável por todo o segmento de logística de entrega e distribuição, além de também focar nas lojas físicas…
Assim, os serviços logísticos passam a integrar o marketplace Magazine Luiza e as lojas, por sua vez, tornam-se pontos de coleta, entrega e envio de mercadorias dos sellers do Magazine Luiza.
Já a vice-presidência de Negócios, terá em seu comando Eduardo Galanternik, e focará em todas as categorias e marcas do Magalu, o que também inclui os canais de venda…
Sendo assim, o gerenciamento passa a ser feito de acordo com a categoria, divididos em Bens de Consumo Duráveis e Bens de Consumo, além de Esportes (incluindo a Netshoes), e Moda e Beleza (abrangendo a Zattini e a Época Cosméticos).
E a vice-presidência de Plataforma, terá à frente André Fatala, com o objetivo principal de criar um sistema operacional com soluções para varejistas.
Mas não só isso…
A Magalu também passa a ter 5 diretorias executivas e 2 diretorias em que seus líderes se reportam diretamente ao CEO da companhia, o Fred Trajano:
Toda essa estruturação não é à toa, claro…
A Magazine Luiza vem fazendo grandes esforços para permanecer no topo do ranking varejo nacional há algum bom tempo.
E entre as ações da varejista, estão desde a compra de startups até a abertura de novos centros de distribuição ao redor do país…
Um fato é inegável: a Magazine Luiza é uma das varejistas que mais investe em sua expansão…
E quando falo investe em sua expansão, quero dizer mais especificamente no crescimento digital da empresa.
De longe, a Magalu tem se destacado das concorrentes brasileiras nesse sentido…
Para você ter uma ideia, ao longo deste ano a companhia focou em logística, setor de moda, anúncios e propagandas online…
Como foi isso tudo? Vou te mostrar…
Em agosto, a Magalu comprou a Hubsales, startup fundada em 2015, que implementou a modalidade de comércio Factory to Cusumers (F2C) em Franca, São Paulo.
Dias depois, chegou a vez de apostar na integração de anúncios online e offline e na conversão de venda por meio de conteúdo com sites parceiros, com a compra das empresas Inloco Media e Canaltech…
Isto é, estratégias bem similares às gigantes Alibaba e Amazon.
Além disso, no mesmo mês, a Magazine Luiza adquiriu a Stoq Tecnologia, startup que desenvolve sistemas de ponto de vendas (PDV) no modelo SaaS (Software as a Service). Isto é, um sistema que reduz filas e também elimina fricções no processo de compra.
Mas não só isso…
A varejista também não deixou de apostar em um dos segmentos que mais cresceu durante a quarentena:o de Delivery…
Em setembro, a famosa Magalu comprou a AiQFome, startup de delivery de comida que movimenta hoje cerca de R$ 700 milhões por ano.
Sendo assim, as iniciativas da Magazine Luiza para se manter altamente competitiva e na liderança do setor foram precisas…
Na verdade, foram estratégias certeiras para aproveitar ao máximo todo o cenário positivo que o Ecommerce tem dito este ano…
Se você acompanha o mercado de varejo com frequência, certamente sabe do boom das vendas online nos últimos meses…
E não teve jeito: a corrida das varejistas hoje – incluindo a Magazine Luiza – é para vender mais rápido e, consequentemente, vender mais. Movimento em que o mercado apelidou de “Guerra dos Fretes”.
Todas as companhias do setor fizeram esforços para aprimorar a logística de entrega. A Magazine Luiza adquiriu a GFL e a SincLog…
Além de também ter inaugurado um novo centro de distribuição no Rio de Janeiro, e planejar lojas físicas para o ano que vem na cidade.
E por isso essas mudanças fazem tanto sentido…
A estrutura organizacional de uma empresa é o que define como tudo vai funcionar. Todas as áreas precisam estar alinhadas e prontas para dar sequências às estratégias e ações da companhia como um todo…
Diante disso tudo, fica claro que nenhuma das ações da Magazine Luiza acontece em vão…
Tudo isso é para beneficiar seus vendedores parceiros, clientes em geral e, claro, consolidar ainda mais sua marca no mercado de varejo.
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