Mercado de Ecommerce

Magazine Luiza Compra Empresa de Pagamentos. Saiba Tudo!

Depois de divulgar uma mudança importante em sua estrutura organizacional, a Magazine Luiza fez mais um anúncio esta semana: a aquisição de uma importante empresa do setor de Pagamentos por uma quantia milionária!

Sim, a Magazine Luiza tem deixado claro ao mercado os seus planos para ampliar sua atuação no mercado de varejo… 

Só nos últimos meses, a varejista comprou mais de 10 empresas, que passam pelo segmento de moda, esporte, publicidade online e vários outros. 

Assim, com a última aquisição, a Magalu dá mais um passo para expandir seus negócios no digital e no físico…

Agora, sellers e clientes terão uma boa opção quando o assunto for pagamentos!

Acompanhe os próximos tópicos para entender o que tudo isso significa na prática…

(Imagem: Divulgação)

Magazine Luiza Compra Hub Prepaid Por Quase R$ 300 Milhões

A varejista Magazine Luiza anunciou a aquisição de 100% da Hub Prepaid Participações por meio de uma de suas subsidiárias, a Magalu Pagamentos.

No total, a transação ficou em torno de R$ 290 milhões

A Hub Fintech, que foi fundada pelo empresário Calor Wizard em 2012, é uma instituição de pagamentos regulada pelo Banco Central e, por sua vez, também tem integração com o sistema de pagamentos instantâneos do BC, o Pix

Além disso, a empresa possui uma plataforma de backing as a service e uma capacidade de processamento de 30 milhões de cartões anualmente…

Assim, com a compra, tanto os mais de 29 milhões de clientes da varejistas e os 40 mil vendedores de seu marketplace, poderão ter uma conta digital de forma gratuita e, ao mesmo tempo, integrada ao app Magazine Luiza. 

E mais do que isso…

A Hub Fintech possui alguns pontos que foram cruciais para a sua compra:

  • 4 milhões de contas digitais;
  • Cartões pré-pagos que movimentaram cerca de R$ 60,6 bilhões nos últimos 12 meses;
  • Receita bruta (não auditada) de R$ 159 milhões.

Ou seja: números bem atraentes para a Magazine Luiza apresentar diante do mercado…

Contudo, a conclusão da compra está sujeita a certas condições precedentes, além do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e do Banco Central.

Diante disso, dá para perceber que a Magazine Luiza acertou em cheio com a compra…

Entretanto, não dá para não explicar em detalhes os motivos que fizeram a varejista considerar a Hub Fintech para os seus negócios…

Por que a Magalu Comprou o Hub Prepaid?

Como toda aquisição da famosa Magalu, esta também tem um motivo: potencializar ainda mais o SuperApp da varejista. 

No documento que anunciou a compra, a Magazine Luiza deixou isso bem claro:

“Após a integração com a Hub, os clientes do MagaluPay — pessoas físicas e jurídicas — passarão a contar com uma das mais completas plataformas de produtos e serviços financeiros do mercado, gratuita e totalmente integrada ao SuperApp”, afirma. 

Mas não só isso…

Com a chegada do Hub Prepaid, os clientes da Magazine Luiza (o que atinge diretamente os vendedores de seu marketplace), poderão realizar:

  • Compras;
  • Depósitos;
  • Transferências;
  • Pagamentos (boletos, contas de consumo, impostos e PIX);
  • Saques (lotéricas, caixas eletrônicos e lojas do Magalu);
  • E serviços como recargas de celular e vale-transporte.

E mais do que isso…

Também poderão ter um cartão pré-pago com o saldo da conta digital, e permite também transações em lojas físicas. 

Assim, fica evidente que a Magazine Luiza acaba de fazer seu maior investimento no universo dos serviços financeiros

 E nada disso foi à toa, claro.

O foco da varejista é crescer cada vez mais no ambiente digital…

Para isso acontecer, a Magalu não poupou esforços – muito menos investimentos…

Expansão Digital da Magazine Luiza

Quando o assunto é a expansão da Magazine Luiza, automaticamente o mercado pensa nas aquisições de empresas

Isso porque, sem dúvidas, a varejista é uma das que mais utiliza dessa estratégia para crescer no varejo…

Para você ter uma ideia do que quero dizer, vou citar algumas das compras feitas pela Magazine Luiza nos últimos meses:

Em agosto, a Magalu comprou Hubsales, startup fundada em 2015, que implementou a modalidade de comércio Factory to Cusumers (F2C) em Franca, São Paulo. 

Poucos dias depois, a varejista apostou na integração de anúncios online e offline e na conversão de venda por meio de conteúdo com sites parceiros, com a compra das empresas Inloco Media e Canaltech

Além disso, no mesmo mês, foi a vez da aquisição da Stoq Tecnologia, startup que desenvolve sistemas de ponto de vendas (PDV) no modelo SaaS (Software as a Service). Isto é, um sistema que reduz filas e também elimina fricções no processo de compra.

Pensa que acabou por aí? Não mesmo…

A Magazine Luiza também investiu em um dos segmentos que mais cresceu ao longo da pandemia: o de Delivery…

Isto é, em setembro, a famosa Magalu comprou AiQFome, startup de delivery de comida que movimenta hoje cerca de R$ 700 milhões por ano.

E no que diz respeito à logística de entrega, a Magazine Luiza adquiriu a GFL e SincLog

Notou como foram muitas aquisições?

Isso sem contar as que já tinham sido feitas anteriormente, como:

  • Netshoes (Líder do segmento de artigos esportivos);
  • Estante Virtual (Plataforma especializada na venda de livros);
  • Época Cosméticos (Site de produtos de Beleza e Perfumaria);
  • Softbox (Site de produtos para estúdio e Iluminação);
  • Consórcio Luiza (Empresa de Consórcios);
  • Luizacred (Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento);
  • Luizaseg (Seguradora);
  • Integra (Novo Portal Magalu);
  • Logbee (Empresa de Entregas e Logística).

Ou seja, a varejista que mais ganhou espaço no mercado nos últimos anos não conseguiu esse título do nada…

Foram muitas estratégias lançadas no mercado…

E mais do que isso:

Tudo feito para manter que a Magazine Luiza se mantivesse altamente competitiva e na liderança do setor…

Porque, hoje, sem dúvidas, a Magazine Luiza já passou à frente de muitas empresas. A Via Varejo é uma delas, por exemplo. Enquanto dona das Casas Bahia e Ponto Frio se via em meio a uma complicada venda, a Magazine Luiza foi ganhando cada vez mais lugar no gosto dos consumidores.

Portanto, o que esperar para os planos da Magazine Luiza em 2021?

Talvez mais aquisições, maior foco na logística com a abertura de novos centros de distribuição… Talvez.

A verdae é que são muitas as possibilidades…

Mas um fato é certo: a Magazine Luiza vai continuar apostando fortemente no digital e no aprimoramento dos seus serviços e de seus sellers. Isso não há dúvidas!

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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Maria Alice Medeiros

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