Mercado de Ecommerce

Entenda o Papel da Logística Reversa no Ecommerce

Logística Reversa é um assunto que não pode ser ignorado por nenhum empresário que atua no Ecommerce. Isso porque o processo de troca e devolução de mercadorias é uma realidade nos negócios, e quanto mais cedo você pensar nisso, mais satisfeitos os seus clientes ficarão ao comprar na sua loja. 

Na prática, investir no bom funcionamento da logística reversa na sua empresa é o que vai gerar transparência, credibilidade e segurança para quem está comprando… E tudo isso, obviamente, afeta de forma positiva o desempenho das vendas…

Quer entender como a logística reversa funciona no Ecommerce e conferir dicas para implementá-la de forma fácil no seu negócio? Acompanhe este artigo!

Imagem: Freepik

O que é Logística Reversa Para Ecommerce?

Basicamente, a logística reversa é a operação criada para facilitar a troca ou devolução de um produto comprado em lojas virtuais… 

Assim, com o sistema de logística reversa é feito todo o processo de retorno de uma mercadoria para a empresa, desde a solicitação de devolução ou troca feita pelo consumidor, até o envio de um novo item para a sua casa –  quando for o caso de troca. 

De acordo com o Artigo 49 da Lei 8078/90 do Código de Defesa do Consumidor, todo cliente tem direito de se arrepender da compra, podendo solicitar a troca em até 7 dias após o recebimento da mercadoria… 

Por isso, sua empresa precisa estar preparada para atender aos direitos do consumidor assegurados pela lei, evitando diversos problemas, inclusive o de diminuição de suas vendas por causa de clientes insatisfeitos, por exemplo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para você implementar a logística reversa no seu negócio e estar preparado para qualquer problema que possa aparecer nesse sentido… 

Como Fazer Logística Reversa no seu Ecommerce

Defina sua Política de Troca e Devolução

O primeiro passo é criar uma página explicando com todos os detalhes as informações sobre como funciona a política de troca e devolução de produtos da sua empresa, além dos procedimentos que o cliente deve seguir caso queira fazer uma dessas ações… 

Lembre-se: criar essas as regras de acordo com a legislação é extremamente importante para passar segurança ao cliente.  

Faça uma Bom Atendimento

Para compensar quaisquer problemas que o cliente tenha tido com a sua loja, investir em um atendimento de qualidade, que dê alternativas para o consumidor, é vital para o processo de troca e devolução ser realizado com sucesso…

Pense da seguinte maneira:

Se o consumidor não está satisfeito com a compra, ele irá atrás dos seus direitos, certo? E é um atendimento que vai te ajudar a reverter essa situação negativa. 

Defina um Processo de Retirada e Entrega do Novo Produto

Nos casos em que a sua loja precisará enviar um novo item para o cliente, é possível escolher entre três tipos de coleta: 

  • Logística reversa na agência franqueada ou no local: Nesse serviço a coleta do produto para troca ou devolução pode ser feita diretamente em um agência franqueada, como a do Correios, ou é possível buscar o produto na casa do cliente, mediante agendamento com o próprio consumidor;
  • Logística reversa simultânea na agência franqueada ou no local: Já nesse serviço, o cliente deixa o item para troca na agência franqueada, ou na coleta domiciliar, e recebe o novo ao mesmo tempo;
  • Logística reversa em ponto de entrega: Nesse caso, o consumidor leva o seu produto até um posto de entrega para realizar o procedimento.

Dessa forma, basta você analisar a melhor opção entre essas alternativas e se certificar de qual trará mais resultados positivos para o seu negócio e para o seu cliente. O que não pode é não instituir uma política de logística reversa no seu Ecommerce…

E, uma vez que haja a devolução dos produtos, você também precisa saber o que fazer com eles…

O que Será Feito com os Produtos Devolvidos?

No caso dos produtos devolvidos ou trocados por arrependimento, é possível colocá-los no estoque para serem vendidos novamente…

Já aqueles itens com avarias ou defeitos, você vai precisar contatar o fornecedor para verificar uma possibilidade de troca dessas mercadorias danificadas.

Assim, agora que você já entendeu o processo de logística reversa e conferiu as dicas para implementá-la no seu negócio, entenda porque é necessário investir nesse processo para o seu Ecommerce. 

Por que investir na Logística Reversa do seu Ecommerce?

Em meio ao aumento expressivo do Ecommerce nos últimos meses, pode acabar ficando mais comum os casos em que o produto enviado contenha algum defeito ou simplesmente não atenda às expectativas do cliente…

E verdade seja dita: nenhuma empresa quer perder oportunidades de vendas por causa de situações desse tipo, certo?

Por isso, investir em um sistema que facilite a troca e a devolução é totalmente necessário para que o seu Ecommerce não sofra queda nas vendas e continue crescendo plenamente, com clientes felizes e satisfeitos. 

Portanto, como você viu ao longo do artigo, a logística reversa é extremamente importante para que os seus clientes sintam segurança em realizar compras na sua loja e também saibam que, caso aconteça algum problema com o produto, será possível fazer a devolução ou troca sem problemas…

Ou seja, investir em uma boa logística reversa no seu negócio significa um cliente mais satisfeito com a situação de troca, o que gera mais chances dele voltar a comprar na sua loja mesmo que de início a experiência com o produto não tenha superado suas expectativas. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago