Mercado de Ecommerce

Locaweb Quase Dobra Lucro Ajustado no 3º Tri: Receita Avança 65%

A Locaweb reportou recentemente seu balanço referente ao 3º trimestre de 2021. O documento aponta que a companhia atingiu um lucro líquido ajustado de R$ 25,6 milhões, representando um aumento de 96,6% em comparação com o mesmo período em 2020.  

De acordo com a Locaweb, o lucro líquido exclui despesas de plano de opção de compras de ações, amortização de intangíveis por aquisições, marcação a mercado de instrumentos financeiros derivativos, entre outros. Confira mais detalhes a seguir… 

(Imagem: Reprodução/Locaweb)

Locaweb Registra Prejuízo de R$ 3,7 Milhões no 3º Tri

Sem ajustes, a Locaweb obteve um prejuízo líquido de R$ 3,7 milhões no 3º trimestre, revertendo o lucro líquido de R$ 7,8 milhões de um ano antes.

Além disso, o Ebitda Ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia diminuiu 6%, somando R$ 33,6 milhões, com queda de 12,3 pontos percentuais. Esse fator se dá principalmente pela consolidação dos resultados das empresas adquiridas, nas quais  possuem margem Ebitda inferior às apresentadas no grupo.

Por outro lado, a receita líquida da empresa saltou de 65% para R$ 209,1 milhões com o segmento de Commerce da companhia disparando 162,2% em comparação ao mesmo trimestre de 2020 e totalizando R$ 105,6 milhões de receita líquida

Caso você não saiba, a Locaweb considera como o “Commerce” o comércio em geral. Nesse sentido, o termo é referente aos resultados das áreas de serviços financeiros, gestão de subscrições e cobrança recorrente, integração de marketplaces, solução de pagamentos e solução de logística.

Confira o crescimento do Commerce da empresa na imagem a seguir:

(Imagem: Relatório Locaweb)

Vale ressaltar ainda que com os recursos obtidos na oferta subsequente de ações e nas saídas decorrentes do pagamento de parte do preço das aquisições de empresas, a Locaweb apresentou um saldo líquido de caixa de R$ 1.705,6 milhões no 3º trimestre de 2021. 

Além disso, excluindo os efeitos da adoção do IFRS 16, o saldo líquido de caixa da companhia é de R$ 1.780,3 milhões.

Empresa Obteve Aumento na Base de Lojistas e na Captação de Clientes

De acordo com a Locaweb, a adição de novas lojas na Tray e Dooca, plataformas de Ecommerce e lojas virtuais, mesmo com a reabertura da economia, manteve o ritmo reportado nos 2 primeiros trimestres do ano. E cresceu 38,3% quando comparado ao quarto trimestre de 2020.

Considerando a adição dos lojistas da Bagy, companhia de Ecommerce voltada para pequenos e médios lojistas, no 3º trimestre de 2021, o crescimento neste semestre com relação ao 4º semestre de 2020 foi de 54,4%

Segundo a companhia, tal aumento também foi conquistado por ações como a ampliação dos canais de aquisição de clientes, fortalecimento dos times comerciais e melhora dos processos internos.

A Locaweb também promoveu ações com influenciadores digitais através da Tray e da Squid, adquirida em outubro deste ano. Dessa forma, a empresa conseguiu maior captação e conversão de leads para seu ecossistema de Commerce. 

Diante desse cenário, houve um crescimento disparado na base de clientes nas plataformas de Ecommerce da Locaweb (Tray, Tray Corp e Dooca) desde janeiro de 2019. Para você ter uma ideia, somente nos primeiros 9 meses de 2021, o crescimento foi de 41,4%.

Além disso, com a entrada dos lojistas da Bagy no 3º semestre de 2021, a base de lojistas utilizando as plataformas na Locaweb disparou para 96,6% entre janeiro e setembro deste ano. Confira o gráfico abaixo:

(Imagem: Relatório Locaweb)

Mas não só isso. O balanço ainda traz informações importantes quanto aos gastos da companhia…

Custos e Despesas da Locaweb Apresentam Crescimento nos Últimos Meses

Os custos e despesas operacionais da Locaweb subiram 89,6% no 3º trimestre deste ano, quando comparados ao mesmo período do ano anterior. Nos primeiros nove meses de 2021, o crescimento foi de 71,4%.

Parte desse aumento está relacionado aos gastos da empresa com marketing digital, principalmente na Tray. Tal iniciativa tem como objetivo de solidificar a marca como líder do segmento de digitalização de PMEs no Brasil e manter o ritmo de crescimento do segmento.

Outro fator para o aumento dos custos são as aquisições feitas pela companhia, como a compra da plataforma de Ecommerce Bagy, da companhia de sistemas de gestão empresarial Bling e da plataforma de Influenciadores Squid.

Leia Também: Via Soma Cerca de R$ 2,0 Bilhões em GMV no 3º Tri

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

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Ana Júlia Parreira

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