Mercado de Ecommerce

Grupo Soma Tem Alta no Ecommerce de 152,8% no 4º Tri

O Grupo Soma acabou de anunciar seu balanço referente ao 4º trimestre de 2020 e os resultados são positivos em diversos sentidos, inclusive no que diz respeito às vendas online da companhia.

Mesmo que a empresa tenha fechado o ano com uma queda nos lucros, como você verá adiante, o balanço apresenta números positivos na hora de se avaliar o desempenho geral do Grupo Soma durante o ano de 2020…

Neste artigo você vai saber quais foram os números da companhia no 4º trimestre e também vai conhecer as suas principais estratégias para crescer no mercado de varejo. Acompanhe!

(Imagem: Divulgação)

Lucro Líquido do Grupo Soma tem Alta de 3,1% no 4º Tri

O Grupo Soma divulgou em seu balanço trimestral que atingiu um lucro líquido de R$39,9 milhões

Por outro lado, a empresa teve um prejuízo de R$ 69,7 milhões, revertendo o lucro de R$ 126,8 milhões obtido no ano anterior.

Além disso, a receita bruta da empresa bateu recorde de vendas, somando R$555,4 milhões. Ou seja, um crescimento de 23,4% em relação a 2019. 

E os resultados positivos do balanço Grupo Soma continuaram…

A receita líquida do período foi de R$474,9 milhões, um aumento de 28,8% em relação ao mesmo período de 2019. No total acumulado do ano, houve uma queda de 4,6%, chegando a R$1.243,8 milhões

O documento também mostra que o Grupo Soma atingiu um lucro bruto de R$303 milhões, representando uma alta de 21,4%.

Além disso, o Ebitida (que é o lucro antes de impostos e amortizações) ajustado chegou a R$67,9 milhões entre outubro e dezembro, o que simboliza uma alta de 9,2% frente aos R$ 62,2 milhões computados no mesmo período do ano anterior…

(Imagem: Balanço Grupo Soma)

Sendo assim, apesar do prejuízo, dá para notar que o Grupo Soma atingiu números positivos em meio às restrições impostas pela pandemia… 

Mas e as vendas online da companhia, será que foram expressivas?

Ecommerce do Grupo Soma se Manteve em Alta

Nas plataformas digitais, a empresa conseguiu obter um lucro de R$209,3 milhões durante o 4º trimestre, marcando um aumento de 152,8% em relação ao mesmo período de 2019…

E a receita atingiu a quantia de R$209,3 milhões e marcando uma alta de 152,8%.

Além disso, o número de clientes ativos no Ecommerce também aumentou em 96,5%. Com esse aumento, o share da base online já chega a 62,5% da base ativa total…

E o alto desempenho durante todo o ano fez com que a empresa chegasse a 1,1 milhão de clientes no final do ano. 

As datas comemorativas do final de ano, como Black Friday, Natal e Ano Novo, impulsionaram as vendas do Grupo Soma no Ecommerce…

De acordo com o documento, a Black Friday e o Natal tiveram picos de vendas, o que fez com que a empresa investisse ainda mais na experiência do cliente… 

(Imagem: Balanço Grupo Soma)

E isso é muito importante, já que a boa experiência de compra é o que faz o cliente voltar a comprar na empresa. 

Ainda segundo o documento, outra aposta que deu certo para o Grupo Soma foi investir no atendimento ao cliente por meio do Whatsapp Boot, medida que representou mais de 60% das chamadas recebidas. 

Dessa forma, os resultados referentes às vendas onlines do Grupo Soma não mentem: a companhia tem feito esforços para conter o impacto negativo da pandemia e, claro, também continuar crescendo no âmbito digital…

A empresa não quer perder nenhuma oportunidade de venda e lançou diversas estratégias ao longo do ano nesse sentido…

Últimas Ações da Empresa

No ano passado, o Grupo Soma fez sua estreia na Bolsa de Valores do Brasil com uma oferta que levantou o montante de R$1,82 bilhões…

Para seu IPO, o Grupo Soma tinha os seguintes objetivos:

  • Aquisição de novas marcas;
  • Pagamento de dividendos referentes a exercícios sociais anteriores;
  • Amortização ou liquidação – conforme o caso – de dívidas;
  • Investimentos em tecnologia e Omnichannel;
  • Abertura de novas lojas físicas e modernização e retrofit de suas lojas atuais.

Além disso, em outubro, a companhia também realizou a aquisição da marca NV, da empresária Nati Vozza.  

Para você ter uma ideia, a NV teve um faturamento de R$157 milhões no ano passado, atingindo um crescimento de 62,2% em relação a 2019…

Portanto, é inegável que o Grupo Soma reforçou sua forte presença no Ecommerce durante o 4º trimestre. E o plano de ação da empresa em focar no digital ao longo do ano trouxe bons resultados em meio à pandemia.

Então, gostou das nossas dicas? Inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter para receber mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago