Não existem dúvidas de que as fraudes no Ecommerce são umas das maiores preocupações de quem vende online. Afinal, com o crescimento disparado das vendas pela internet, os golpes online também cresceram.
Segundo o levantamento Mapa da Fraude realizado pela Clearsale, foram feitas mais de 150 milhões de transações digitais no 1º semestre de 2021 e cerca de 2,6 milhões foram tentativas de golpe. Logo, o aumento de fraudes no Ecommerce foi de 32% em relação ao mesmo período de 2020…
Ou seja, números bem preocupantes…
Diante disso, saber como evitar fraudes no Ecommerce é fundamental para todo vendedor. Ao longo do artigo, você vai entender melhor como acontecem os golpes online e como cuidar do seu negócio digital. Veja!
Para evitar fraudes no Ecommerce e proteger sua loja virtual, é preciso conhecer os tipos de golpes. Confira:
Esse é o tipo de fraude mais comum. Nesse caso, os dados das pessoas são clonados e o fraudador realiza compras no nome da vítima, colocando o endereço de entrega de um laranja. Isto é, um indivíduo que “empresta” seu nome (muitas vezes sem saber) para transações financeiras criminosas, ocultando a identidade do verdadeiro responsável pelo crime.
Com isso, o mais prejudicado nessa situação é o lojista, visto que a vítima solicitará o cancelamento da compra e a empresa do cartão de crédito efetuará a devolução…
E pode ser que a loja receba a notificação de cancelamento somente depois do produto ser despachado, gerando prejuízo.
Esse tipo de fraude pode ocorrer de duas maneiras:
No primeiro caso, o comprador realiza uma compra online e instantes depois solicita o estorno alegando que seu cartão de crédito foi roubado ou clonado. Normalmente, a devolução do valor ocorre depois que a compra foi despachada, o que gera prejuízo ao vendedor…
Já o segundo caso acontece quando um familiar ou amigo próximo efetua uma compra com os dados financeiros da pessoa. Logo, a vítima é notificada sobre a compra e solicita o estorno sem saber que uma pessoa próxima cometeu tal golpe. Daí o nome “fraude amiga”.
Entre os tipos de fraudes no Ecommerce, a fraude de aquisição de conta ou violação de senha é também muito comum.
A situação acontece quando o fraudador sabe os dados de login do cliente e consegue acesso à conta na loja virtual.
A partir disso, o golpista aproveita os cartões de crédito armazenados para efetuar compras, além de conseguir acessar os pedidos realizados e alterar os dados de entrega.
Nesse caso, os golpistas copiam o ambiente virtual de um Ecommerce dentro de um site não seguro e simulam comunicações com possíveis clientes para que efetuem compras. Normalmente, os criminosos oferecem preços mais baixos do que os da verdadeira loja…
Com isso, não tem jeito: automaticamente os compradores têm suas informações financeiras roubadas ao inserirem os dados para efetuar compras.
Por se tratar de uma ação bem planejada, a fraude de roubo de identidade é a mais difícil de ser identificada entre as fraudes no Ecommerce…
Ocorre quando golpistas assumem a identidade de outra pessoa, criam cartões de crédito em nome dessa vítima e realizam compras.
Contudo, não adianta só conhecer as principais fraudes que acontecem nos negócios online…
Assim, agora que você já conhece os tipos de fraudes no Ecommerce, é necessário aprender como evitá-las!
Uma das melhores maneiras de evitar fraudes no Ecommerce é apostar em plataformas de pagamentos com tecnologia antifraude.
Algumas das mais conhecidas são Pagseguro, Mercado Pago e Paypal. E mais do que isso…
Outro ponto positivo nesse sentido é que, por meio delas, as vendas são realizadas em ambiente que garante ao lojista o pagamento mesmo em caso de fraude.
Além disso, essas ferramentas disponibilizam uma variedade de meios de pagamento para loja virtual, como cartões de crédito e débito, PIX, boletos etc.
Normalmente, o cliente costuma pesquisar e comparar preços antes da decisão de compra. Assim, é possível rastrear as intenções do cliente e entender seu comportamento…
Dessa forma, é preciso ficar alerta caso um comprador acesse sua loja virtual, selecione os produtos desejados e vá rapidamente para a finalização do pedido, por exemplo.
Além disso, acompanhar o perfil dos consumidores e o tipo de produtos que compram é uma boa estratégia para evitar fraudes no Ecommerce. Afinal, quando alguma venda sair do padrão, o vendedor deve se atentar à movimentação.
Para evitar prejuízos causados pelas fraudes no Ecommerce é importante estar atento ao valor final da compra. Aliás, compras muito altas são características comuns nos golpes.
Por isso, vale a pena entrar em contato com o portador dos dados fornecidos quando o valor da transação fugir do padrão dos usuários…
Isto é, se um cliente sempre compra um ou dois produtos com certa regularidade, não seria suspeito se uma nova compra com mais de 50 ou 100 itens fosse realizada? Pense nisso!
Como mencionado, os fraudadores podem utilizar endereços de “laranjas” para receber uma compra.
Diante disso, pedir a confirmação de identidade do usuário caso o acesso aconteça de uma localização diferente da habitual pode ser uma medida acertada para evitar fraudes no Ecommerce.
Também é interessante verificar se o endereço de recebimento da compra é o mesmo da cobrança de fatura do cartão.
Um Certificado Digital de Segurança (SSL) protege as informações dos usuários que navegam na loja virtual, impedindo que sejam interceptadas, capturadas ou visualizadas durante a troca e a transferência dos dados…
Lembrando que, para conseguir um SSL, é necessário contatar uma loja certificadora e realizar cadastro informando CNPJ e outros dados da marca.
Dessa forma, ter um SSL é uma medida necessária e eficaz de promover maior confiança ao consumidor e, claro, também proteger seu Ecommerce.
Para garantir a satisfação do cliente no processo de compra, fidelizá-lo ao seu negócio e avançar à frente da concorrência, é preciso proporcionar uma boa experiência como um todo.
Para isso, não há muito como fugir: garantir segurança quanto ao pagamento e aos dados pessoais do cliente é essencial para toda loja online…
Um dado que reforça isso é que, de acordo com pesquisa realizada mundialmente pela Juniper Research, o Ecommerce pode ter um prejuízo de até U$ 20 bilhões em 2021 por conta de fraudes no Ecommerce…
Quantia expressiva e que chama a atenção para os devidos cuidados que os empresários precisam ter com os seus negócios, não é verdade?
Dessa forma, você, empreendedor, precisa ter em mente que tomar medidas para evitar fraudes no Ecommerce impede que clientes sejam lesados e, tão importante quanto isso, que a lucratividade do seu negócio seja negativamente afetada.
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