Última atualização em 11 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Para acompanhar o ritmo acelerado que o Ecommerce ganhou nos últimos meses, os métodos de pagamento online têm ficado cada vez mais modernos e atualizados. PicPay, Mercado Pago, Google Pay… Todos estão buscando melhorias de seus serviços. Agora, é a vez do PayPal.
O PayPal é extremamente popular em transações internacionais, mas, para usufruir disso, era necessário que o cliente tivesse um cartão de crédito. Mas isso agora mudou…
A boa notícia é que o PayPal decidiu evoluir seus serviços: agora a empresa também adicionou a modalidade de débito.
Veja, nos tópicos abaixo, como isso tudo atinge tanto os consumidores quanto os lojistas… E saiba quais são as taxas que foram estipuladas para esta nova forma de pagamento.
Por que o Paypal aderiu ao Débito?
De acordo com estudo realizado pelo próprio PayPal Brasil, em conjunto com consultoria de pesquisas, BigData Corp, o comércio eletrônico cresceu 40,7% entre 2019 e 2020.
Ou seja: o mercado online cresceu e as oportunidades de venda pela internet também.
Diante disso, fica nítido que o movimento do PayPal não foi à toa: hoje, sua participação no comércio online ainda é relativamente incipiente. São poucos os poucos lojistas e instituições bancárias que trabalham com esse tipo de pagamento…
Por isso a inclusão do cartão de débito como pagamento faz total sentido, assim a empresa consegue atingir mais clientes e expandir sua fatia de participação no mercado eletrônico.
Mas existem mais detalhes importantes nessa história…
Segundo PayPal – e com dados do Banco Central -, hoje, cerca de 132 milhões de cartões de débito estão ativos no Brasil, o que representa 54% transações diárias em todo o país…
O que já explica a necessidade de também oferecer esta opção de pagamento.
Além disso, com a adição do cartão de débito como forma de pagamento, 4,3 milhões de clientes do PayPal poderão pagar compras online no débito, sem precisar utilizar senha.
A companhia apostou nesta nova possibilidade para facilitar a vida de que têm o hábito de utilizar mais o cartão de débito no dia a dia. Muitas pessoas fazem isso para ter mais controle sobre seus gatos ( isto é, compram e, automaticamente, visualizam a transação e o saldo da conta em seu extrato)…
Por isso, com o novo serviço, a PayPal acredita estar dando a possibilidade de esses consumidores que têm conta PayPal realizarem essa escolha também nas compras feitas no âmbito digital.
E, para isso acontecer, a empresa de pagamentos online fechou parceria com algumas das maiores instituições financeiras do país, como Itaú, Bradesco, Next, C6, Inter, Caixa Econômica Federal e Nubank – que definitivamente conquistou o seu espaço entre as gigantes do setor.
Em um quadro geral, a ação representa cerca de 70% da base de cartões de débito de todo o Brasil…
Oportunidades de venda para empreendedores digitais
Hoje, a utilização de cartões de débito e crédito no Brasil está dividida da seguinte maneira entre os brasileiros:
- 38 milhões só possuem cartão de débito;
- 20 milhões têm cartões múltiplos [crédito e débito], sem a opção de crédito estar ativa.
Diante da novidade do PayPal, isso significa para os consumidores uma maior democratização dos pagamentos online…
E, para os lojistas, maiores chances de fechar vendas, claro. Principalmente quando analisada a boa parcela da população que passará a comprar no comércio eletrônico depois disso.
Essa iniciativa simboliza mais um dos movimentos feitos pela PayPal para ampliar seu alcance no e-commerce..
O mais recente deles foi a integração de pagamento com Mercado Livre, que permite aos consumidores da companhia valiosa da América Latina fazerem compras internacionais utilizando o PayPal. E também, claro, dá a chance aos lojistas de expandirem o mercado e venderem para o exterior.
PayPal Brasil
O PayPal hoje tem 350 mil lojas parceiras. Então, você, lojista que trabalha com o PayPal, fique atento às seguintes taxas que serão utilizadas com a inserção do cartão de débito como forma de pagamento…
Esses serão os valores cobrados por cada transação:
- 4,7% de taxa para os pagamentos recebidos de um cartão de débito de uma conta do PayPal;
- Acréscimo de uma tarifa fixa de R$0,60 por transação (com disponibilidade dos recursos no prazo de 24 horas);
- E de 3,60% mais R$ 0,60 fixo por cada transação, quando a disponibilidade do pagamento for dentro de 30 dias.
Sendo assim, os valores não são muito distintos dos demais meios de pagamentos digitais hoje, o que também mostra que a empresa quer trabalhar com preços competitivos para ampliar a atuação no mercado de Ecommerce.