Mercado Livre e PayPal começam integração de pagamentos. Entenda

Última atualização em 26 de janeiro de 2021 por Maria Alice Medeiros

Depois de longos meses de espera, consumidores dentro do Mercado Livre poderão fazer compras internacionais utilizando o meio de pagamento PayPal. E não só isso: lojistas também terão a chance de expandir o mercado de ação e vender para o exterior

A novidade é fruto de uma parceria entre Mercado Livre e PayPal que já existe desde 2019 e trazia promessas importantes para empreendedores e compradores. Agora, tanto usuários brasileiros quanto mexicanos poderão aproveitar a funcionalidade.

Ao longo do artigo, vou te explicar em detalhes sobre essa parceria e como vai funcionar a integração dos serviços de pagamentos… 

Mercado Livre

Parceria Prometia Novidades desde 2019

A iniciativa do Mercado Livre e do PayPal de unir forças começou em 2019, mas só agora parece que está tomando mais forma. Na época em que anunciaram parceria, o objetivo era contribuir para o crescimento do mercado virtual na América Latina

Mais precisamente, a proposta buscava permitir que usuários do Mercado Pago pudessem fazer transações no restante do mundo via PayPal…

Na época, Paula Arregui, vice-presidente sr. de Operações de Mercado Pago, disse: 

“O conjunto dos nossos serviços de Ecommerce e tecnologia financeira nos coloca em uma posição única para contribuir para a democratização do comércio e o acesso ao dinheiro na América Latina”.

E tudo isso acabou sendo consolidado a PayPal anunciar a compra de cerca de 4% do Mercado Livre, em um negócio de US$ 750 milhões

Um investimento forte dentro do mercado e que pretendia alcançar resultados a longo prazo. 

Agora, meses depois da parceria ser anunciada, vendedores e compradoras da plataforma devem se beneficiar…

Primeira Parte da Integração já está Ativa

Mercado Livre e PayPal anunciaram recentemente a realização das primeiras etapas da integração dos serviços de pagamentos no Brasil e no México.

Na prática, isso significa que tanto brasileiros quanto mexicanos já podem fazer compras e vendas online fora dos países pagando pelo PayPal…

Mas não só isso…

A parceria também vai beneficiar os consumidores estrangeiros que comprarem produtos no Mercado Livre e solicitarem a entrega para o Brasil ou México. 

Ou seja: mais possibilidades de vendas pelo marketplace à vista, talvez? Parece que sim…

Em entrevista recente, Federico Gomez Schumacher, gerente geral do PayPal Brasil e México, afirmou:

“O Mercado Livre e o PayPal compartilham uma visão de permitir que os comerciantes possam competir e expandir de forma global o varejo online […] Ao trabalhar em conjunto, aproveitamos nossa escala e capacidades para ajudar a impulsionar a inclusão e o acesso à economia digital global.”

E como isso tudo funcionará, de fato? Te explico a seguir. 

Como vai funcionar a integração Mercado Livre e PayPal

O objetivo da ação é tornar o PayPal uma forma de pagamento do Mercado Livre junto com o Mercado Pago.

Isso vai funcionar por meio de checkout ou links de pagamento, valendo tanto para compras nacionais quanto para as internacionais, como mencionamos anteriormente.

Em relação às compras de sites estrangeiros, o pagamento via PayPal terá a opção para a finalização da compra via Mercado Pago. 

Mas, se o comprador for do Brasil, o Mercado Livre vai disponibilizar o valor já convertido em reais – recurso já utilizado no PayPal.

Inicialmente, a parceria estará disponível só para as transações feitas pela versão Web (celular ou computador). A atualização do aplicativo acontecerá até o final do terceiro trimestre de 2020.

De acordo com as  empresas, até agosto, cerca de 346 milhões de clientes do PayPal poderão comprar produtos de 500 mil vendedores do Mercado Livre pela internet.

Sobre essa possibilidade, Túlio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago no Brasil, afirmou: 

“O espaço online ainda tem muito espaço para crescer. O isolamento favoreceu a adoção de meios digitais de pagamento e o Ecommerce como um todo e abriu espaço para ainda mais inovação”.

Essa é uma verdadeira ação para expandir o alcance das empresas dentro mercado, mas não é o único foco do Mercado Livre e do PayPal

Setor bancário é alvo da parceria

Embora a possibilidade de maior integração de vendas entre Brasil e México seja o objetivo da parceria entre o Mercado Livre e o PayPal, não é o único foco…

As empresas também querem continuar expandindo a presença dentro do setor bancário.

E a escolha dos dois países não foi à toa. Hoje, tanto o Brasil quanto o México possuem uma grande parcela da população desbancarizada (ou seja, sem contas abertas em instituições financeiras).

Para você ter uma ideia, só no Brasil, são cerca de 45 milhões de pessoas não possuem contas em bancos.

Portanto, a iniciativa de integrar ações entre as duas empresas vai além do óbvio…

O Mercado Livre tem apresentado bons resultados por conta de seus serviços financeiros e, graças a isso, seu valor de mercado chega a ser superior do que alguns bancos. 

E a parceria com a PayPal só agrega a todo esse contexto para o Mercado Livre possa disputar espaço com grandes empresas do setor.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.