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Dark Kitchen: Como Funciona e Por que Ficar Atento a Esse Modelo de Negócio

A Dark Kitchen é um modelo de negócio inovador e que cresceu exponencialmente nos últimos meses. Trata-se de um espaço focado exclusivamente no preparo de alimentos para entregas, sem atendimento presencial de clientes. 

Diante disso, a Dark Kitchen não é novidade para o segmento de food services. Mas foi durante a pandemia e das mudanças nos hábitos dos consumidores que a modalidade simplesmente disparou.

Para você ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pela Euromonitor, empresa de pesquisas de estratégia para mercados consumidores, as Dark Kitchens podem ter valor de mercado de mais de US$ 1 trilhão até 2030

Logo, não dá para ignorar que esse modelo de negócio merece uma atenção especial. Afinal, é versátil, prático, alinhado às novas necessidades dos consumidores e vem se mostrando cada vez mais lucrativo. Continue a leitura do artigo para entender mais detalhes sobre o assunto…

(Imagem: Pexels)

O que é Dark Kitchen?

A Dark Kitchen, também conhecida como “cozinha fantasma”, é um modelo de restaurante voltado apenas para serviço delivery. Ou seja, uma Dark Kitchen não possui instalações que permitam refeições no local, como um salão com mesas e cadeiras. 

Assim, as Dark Kitchens costumam utilizar técnicas avançadas para a preparação de alimentos e são espaços projetados para fornecer uma boa eficiência no que diz respeito à produção e distribuição rápida de pedidos.

Cabe mencionar, ainda, que uma Dark Kitchen ocupa menos espaço do que um restaurante tradicional, assim como exige menos gastos administrativos…

Logo, a modalidade depende, exclusivamente, da tecnologia para seu funcionamento. Principalmente porque os pedidos são feitos online, por meio de um aplicativo próprio da empresa, redes sociais ou plataformas como Ifood, Uber Eats, Rappi etc.

Por que as Dark Kitchens São Tendência Hoje

Atualmente, o principal motivo para as Dark Kitchens serem tendência, sem dúvidas, é o baixo custo operacional, como mencionado anteriormente, esses espaços não necessitam de salões para receber clientes e nem de garçons, por exemplo…

Outro fator é que uma Dark Kitchen não precisa ter a melhor localização física, diferente dos restaurantes tradicionais. Elas podem estar localizadas em áreas com aluguéis mais baixos e em espaços menores. Isso pode ser um aspecto que auxilia na diminuição dos gastos.

É importante mencionar, ainda, que uma mesma Dark Kitchen pode ser compartilhada por diferentes restaurantes e de diferentes redes. Inclusive, esse fator torna a operação de entrega via aplicativos ainda mais eficiente e econômica.

Além disso, você já deve ter notado o crescimento do sistema delivery nos últimos meses…

Segundo dados do Mobills, aplicativo de gestão financeira, as vendas nos principais aplicativos de delivery no Brasil subiram 94% somente nos primeiros cinco meses de 2020. Logo, esse foi mais um fator que impulsionou o sucesso das Dark Kitchens.

Entretanto, você deve estar se perguntando como de fato funciona uma Dark Kitchen, não é mesmo? Confira a seguir…

Como Funciona uma Dark Kitchen na Prática

Não muito diferente de um restaurante tradicional, a Dark Kitchen demanda muita organização. Aliás, o objetivo é otimizar toda a operação e obter bons resultados com o trabalho feito nesses espaços…

Assim, para que uma Dark Kitchen funcione de maneira eficiente, é importante estar atento a alguns fatores como:

Além disso, esse modelo de negócio requer disponibilidade de formas de pagamento diversificadas aos clientes, assim como um excelente serviço de atendimento… 

Logo, uma dica de ouro é o uso de chatbot para otimizar o atendimento ao consumidor. Ou seja, um sistema que simula uma conversa de um ser humano durante o atendimento, acontecendo por meio de interações de texto ou voz. Algo bastante utilizado pelas empresas de Ecommerce hoje em dia. 

Afinal, Por que Apostar em Dark Kitchen no Meu Negócio?

Se você já investe ou pensa em iniciar no ramo de food service, saiba que ter uma Dark Kitchen pode ser uma boa estratégia quando o assunto é alta lucratividade

Principalmente porque, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os empresários do setor gastronômico que começaram a utilizar Dark Kitchens viram um aumento de até 50% no faturamento de seus negócios. Percentual bem expressivo, não é mesmo?

Além disso, a Dark Kitchen pode ser uma ótima oportunidade para os restaurantes reduzirem suas despesas gerais e, ao mesmo tempo, aumentarem a capacidade de atender à demanda do delivery

Logo, diante do cenário de crescimento do sistema de entrega de comida e da necessidade de inovação no segmento gastronômico, as Dark Kitchens parecem possuir tudo o que o futuro do mercado pede.

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

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Ana Júlia Parreira

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