Última atualização em 13 de janeiro de 2021 por Maria Alice Medeiros
Ano após ano, o uso de cupom de desconto vem movimentando grandes quantias no Ecommerce. Em 2020, por exemplo, a adoção dessa estratégia foi tão forte, que simplesmente gerou BILHÕES para o setor.
Mas por que será que esse movimento ficou mais forte no ano passado?
Por causa da pandemia, claro. Isto é, com as pessoas seguindo as instruções do isolamento social e, consequentemente, comprando mais online, não teve jeito…
As empresas passaram a investir pesado na disponibilização de cupom de desconto para o cliente!
Quer entender tudo isso em mais detalhes? Basta acompanhar o artigo…
Nele, vamos apresentar os números do uso de cupons e cashbacks em 2020, e também explicaremos mais sobre essa prática.
Ecommerce Fatura Mais de R$ 5 Bilhões Com Cupom de Desconto
De acordo com pesquisa realizada pela plataforma Cuponomia, o uso de cupom de desconto ao longo do ano passado movimentou R$ 6 bilhões…
Entre as categorias que mais tiveram destaque nesse sentido, estão:
- Moda;
- Aplicativos de Transporte;
- Beleza.
Com isso, segundo o relatório, os usuários conseguiram economizar cerca de R$ 50 milhões com cupons e cashback.
E mais do que isso…
Algo que chama a atenção nisso tudo é justamente a crescente busca dos consumidores por esse tipo de benefício…
Para você ter uma ideia, no 1º semestre do ano passado, o valor movimentado foi de R$ 1,5 bilhão…
O que comprova o quanto o brasileiro optou mais fortemente pela utilização de cupons de desconto no decorrer do ano, já que, no fim das contas, o total anual foi bem superior.
Contudo, é válido lembrar que nada disso foi à toa…
Todo esse aumento avassalador no uso de cupom de desconto foi impulsionado pela forte alta do Ecommerce nos últimos meses…
Forte Alta no Ecommerce Impulsiona o Uso de Cupons e Cashbacks
Sim, quem acompanha o mercado de Ecommerce sabe: o setor não para de crescer…
Exemplo disso é que, segundo o relatório Webshoppers 42, o Ecommerce teve a sua maior alta em 20 anos…
Em números, só no 1º semestre de 2020, o setor atingiu:
- Expansão de 40% no número de usuários, registrando 41 milhões;
- Salto de 39% no número de pedidos realizados, totalizando 90,8 milhões;
- Aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões.
E mais do que isso…
Ao longo do ano, o mês de julho foi considerado o 3º melhor mês da história do Ecommerce, atingindo 1,29 bilhões de acessos em sites de venda…
E as datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal, bateram verdadeiros RECORDES de vendas…
Um dos efeitos disso tudo, obviamente, foi a adesão das varejistas a estratégias que disponibilizassem cupom de desconto e sistema de cashbacks.
A Americanas.com, do Grupo B2W, já conta com a AME Digital há um bom tempo…
A Magazine Luiza, por sua vez, lançou em julho do ano passado um sistema próprio de cupom de desconto e cashback, que fica disponível por meio da abertura de conta em sua carteira virtual, a “Magalu Pay”.
Ou seja: fica nítido que a disponibilização de cupons de desconto é uma estratégia usada pelas empresas de varejo e que tem dado cada vez mais certo…
Assim, se você também pensa em apostar nesse tipo de ação, fique atento, pois existem algumas vantagens e, ao mesmo tempo, pontos de atenção…
Vale a Pena investir em Cupom de Desconto?
Não tem jeito: investir em estratégia para sair na frente da concorrência é algo CRUCIAL no Ecommerce…
E usar a tática de fornecer cupons de desconto pode ser uma excelente pedida…
Isso porque entre as suas principais vantagens, estão:
- Atração de novos clientes;
- Aumento do ticket médio;
- Fortalecimento do Marketing de Relacionamento;
- Maior incentivo à conclusão da compra (o que, automaticamente, ajuda no resgate de carrinhos abandonados);
- Crescimento de vendas em períodos de baixa procura.
Mas atenção:
Se você pensa em aplicar cupom de desconto para o cliente, é preciso levar em conta a margem de lucro do seu negócio…
Isto é, pense em uma forma de oferecer os cupons de descontos e cashbacks sem que a sua empresa saia no prejuízo!
Outro ponto importante é definir um prazo para o uso do cupom de desconto. Isso fará com que o cliente retorne a sua loja para comprar mais antes que a validade do cupom acabe.
Portanto, tenha em mente que, à medida que as empresas adotarem mais os cupons e cashbacks, a prática se tornará quase que inevitável para as outras…
Algo parecido aconteceu há alguns anos, com o frete grátis, por exemplo.
Independentemente disso, o que importa realmente é você estar bem informado e atento ao comportamento do mercado e de seus consumidores…
A ideia é a sua empresa usar estratégias válidas para o negócio, ficar cada vez mais competitiva no mercado e sair na frente da concorrência.
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