Mercado de Ecommerce

Cross Channel: Vale a Pena Implementar Essa Estratégia nos Negócios?

A estratégia cross channel é fundamental para que as marcas mantenham comunicação com os consumidores por diversos canais, alcançando diferentes perfis e comportamentos de consumo. Aliás, estar presente em múltiplas plataformas digitais é um fator relevante diante do crescimento expansivo do Ecommerce

Isso porque os consumidores estão mais conectados do que nunca. Por isso, é quase que obrigatório que as empresas marquem presença em diversos ambientes digitais ao mesmo tempo. É nesse contexto que surge a estratégia cross channel…

Então, se você deseja saber mais detalhes sobre o assunto, além de entender a importância desse método para as vendas online hoje e conhecer dicas sobre como criar uma estratégia cross channel para o seu negócio, continue a leitura do artigo… 

(Imagem: Pexels)

O que é Cross Channel?

O cross channel, também conhecido como cross channel marketing, é uma técnica do marketing digital que tem como objetivo entregar ao consumidor uma experiência de compra agradável em todos os canais da marca, para que o público consiga interagir com essa empresa em diversas plataformas. 

Assim, seja através do site da loja virtual, do blog, das redes sociais ou de uma conta no Youtube, o importante é oferecer uma boa experiência para que os clientes se relacionem com o negócio em vários meios digitais…

Para que essa estratégia seja eficiente, é necessário que as marcas tenham frequência e uma boa integração entre as plataformas escolhidas. E a mesma linha de raciocínio será realizada em todos os canais, criando uma presença ainda melhor para a empresa.

Entretanto, é interessante mencionar que o cross channel não deve ser confundido com omnichannel

Qual a Diferença Entre Cross Channel e Omnichannel?

Os termos cross channel e omnichannel são parecidos e podem ser confundidos por empreendedores ou consumidores. Aliás, ambas expressões possuem certa relação e focam em otimizar o processo de venda das empresas.

No entanto, é importante destacar que o cross channel consiste em fornecer uma experiência contínua ao consumidor através da ligação entre múltiplos canais que estão conectados com a mesma mensagem, comunicação e identidade da marca

Por outro lado, o omnichannel também possibilita as mesmas vantagens, mas pode ir além…

Basicamente, o omnichannel é uma estratégia que propõe a união de diversos canais com um objetivo em comum de compra e venda, mantendo pontos de contato com o cliente para ter visibilidade e boa comunicação ao longo do processo. As plataformas são interconectadas, conversando e interagindo entre si para criar uma abordagem exclusiva aos consumidores.

Agora que você já sabe o que é cross channel e as principais características desse método, é interessante que conheça a relevância da técnica para as vendas online…

Importância de Uma Boa Estratégia Cross Channel Hoje

A estratégia de cross channel está diretamente ligada ao comportamento e aos gostos do cliente durante toda a jornada de compra. Implementar procedimento nos negócios mostra que a empresa não está apenas preocupada com a lucratividade, mas em entregar valor ao consumidor.

O cross channel também tem uma preocupação com a homogeneidade do discurso entre os canais. Criar conexões entre as plataformas faz com que o cliente tenha a mesma percepção em todos os ambientes digitais que a empresa está presente…

Portanto, fica claro que a técnica tem uma ligação direta com a experiência do cliente. As empresas adotam esse método e usam para interligar todo o sistema, ampliando o impacto da marca na vida dos consumidores

Dicas Para Criar Uma Estratégia Cross Channel

Conhecer o público com o qual está lidando é crucial para executar ações em um negócio. Quando o assunto é cross channel, não é diferente… 

Saber quem são as pessoas que interagem com a loja virtual é o que vai ajudar os empreendedores na hora de implementar essa estratégia no Ecommerce.

Para isso, é interessante que a empresa tenha uma persona bem definida. Isto é, um personagem que é a representação da marca, que retrata o tom, a linguagem e o estilo do negócio. Basicamente, esse é o ponto inicial e um dos mais importantes para que seja possível criar estratégias de marketing digital que atendam ao público.

Outro ponto interessante para criar uma estratégia cross channel, é fazer uso de canais que se conectam. Ou seja, é preciso ser seletivo na escolha das plataformas de atuação da marca, de forma que os ambientes digitais se complementem, funcionando melhor juntos…  

Além disso, não esqueça de incorporar todos os canais pelos quais o público interage com a empresa, sem deixar nenhum de lado. Mas atenção ao próximo tópico se você ainda estiver se perguntando se realmente é válido usar o cross channel para vender no Ecommerce…

Afinal, Vale a Pena Usar o Cross Channel Para Impulsionar Vendas?

Como você viu neste artigo, o cross channel é um grande aliado para proporcionar a satisfação dos clientes através de uma boa experiência de compra. Esse é um fator fundamental para impulsionar vendas….

Principalmente porque a estratégia é eficiente para aumentar o alcance da loja virtual. Aliás, o negócio estará presente em mais plataformas digitais e, consequentemente, vai alcançar mais pessoas. 

Diretamente relacionado a isso, está o aumento do engajamento nos canais da empresa. Com mais pessoas visitando os sites dos negócios, maiores podem ser as chances desses indivíduos se atentarem ao que é publicado nas redes sociais ou no blog da marca e, consequentemente, se interessarem também pelo produto ou serviço oferecido… 

Portanto, fica claro que tudo isso é crucial para que a estratégia cross channel aumente as vendas da loja virtual. Algo que todo empreendedor online deve ficar atento, já que com a expansão do Ecommerce como um todo, a competitividade fica cada vez mais forte no setor.


Leia Também: Entenda o que é Cross Border e seu Impacto no Mercado Hoje

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

Share
Published by
Ana Júlia Parreira

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago