Entenda o que é Cross Border e seu Impacto no Mercado Hoje

O cross border tem ganhado cada vez mais empreendedores devido ao crescimento mundial das vendas online. Com isso, os consumidores têm comparado preços globalmente e se comunicado com vendedores de todo o mundo…

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem o que é cross border e como a modalidade funciona na prática no mercado de Ecommerce. Para ajudar a esclarecer esta questão de uma vez por todas, elaboramos um artigo com tudo sobre o assunto. Veja!

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(Imagem: Freepik)

O que é Cross Border?

Uma boa definição para cross border é um modelo de exportação utilizado por lojistas para vender seus produtos para outros países. Ou seja, ultrapassando as fronteiras.

Assim, uma circunstância que exemplifica claramente o que é cross border é quando um consumidor realiza compras de produtos localizados no exterior…

Em meio a isso, é comum que essa modalidade aconteça com sellers internacionais de marketplaces asiáticos, como Shopee e AliExpress, por exemplo, que despacham produtos para consumidores de todo o mundo.

Mas não só isso…

Vale lembrar que o acontecimento efetivo do processo de cross border requer cooperação em conjunto de empresas, transportadores e órgãos governamentais da região de saída e chegada dos produtos…

De forma geral, esse modelo de envio envolve fatores como:

Muitos empreendedores optam pelo cross border devido à possibilidade de expandir seus empreendimentos, conquistar novas oportunidades de venda e alcançar novos consumidores…

Logo, é válido entender o que é preciso fazer para utilizar essa estratégia que elimina as fronteiras e ajuda você a lucrar ainda mais…

Os Principais Tipos de Exportação

As principais formas de exportação são direta e indireta, cada uma tem suas especificações que variam de acordo com a necessidade do lojista…

Para os empreendedores interessados no cross border, é importante saber que a maior diferença entre os modelos é a participação de intermediadores para exportar os produtos. Veja mais detalhes a seguir:

Direto

Nessa modalidade, a própria empresa é responsável pelo despacho e entrega dos produtos aos consumidores. Logo, o empresário fica completamente isento de impostos como IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)…

Logo, ao optar pela forma de exportação direta, o empreendedor pode ter uma alta margem de lucro, ao contrário do modelo indireto.

Indireto

A forma de exportação indireta é a mais conhecida pelos vendedores que fazem cross border…

Nesse modelo, os produtos da loja virtual são adquiridos por empresas de logística localizadas no país de destino que fazem o intermédio até os compradores.

Desse modo, as companhias ficam encarregadas de exportar os itens. Porém, o empreendedor precisa fazer parte de um sistema de exportação de PMEs, também conhecido como consórcio de exportação.

Como Fazer Cross Border?

A princípio, os empreendedores sabem que exportar produtos para outros países requer custos maiores do que o envio para estados brasileiros…

Na prática, algumas medidas ajudam a não sair no prejuízo e disparar o faturamento do seu negócio com vendas internacionais.

Pesquise Sobre a Demanda dos Produtos

Não importa se você já comercializa produtos online ou ainda está pensando em empreender futuramente. É crucial ter uma noção da demanda dos produtos no exterior para investir no cross border.

Então, antes de abrir sua loja virtual ou comercializar para outros países, analise detalhadamente o mercado exterior, com o Google Trends, por exemplo.

Entenda o contexto dos países, o comportamento dos compradores e se realmente há uma busca pelo produto que você está disposto a vender.

Precifique os Produtos do Jeito Certo

Calcular os custos de operações para definir a margem de lucro é uma tarefa indispensável aos empreendedores…

No que diz respeito ao cross border, o empreendedor não pode esquecer de que é preciso adicionar as taxas alfandegárias e os impostos de exportação específicos dessa modalidade de envio…

Feito isso, compare o preço final com o valor cobrado nos concorrentes no exterior. Dependendo do custo para o seu negócio, pode ser rentável investir no cross border ou não. Cabe ao empresário tomar essa decisão.

Informe a Modalidade de Envio aos Consumidores

Disponibilizar o máximo de informações sobre produtos e serviços ofertados aos consumidores deve fazer parte de todo negócio virtual. 

Quando os clientes estão cientes do modelo de compra, da forma como acontece a logística reversa, dos prazos de entrega e da política de privacidade, eles se sentem mais seguros para comprar na empresa…

Por esta razão, não economize na quantidade de informações e, se possível, crie uma página com as perguntas mais frequentes sobre importação

Tendo em vista que os anúncios podem alcançar consumidores de diversos países, crie uma descrição em inglês para facilitar a compreensão do público em geral.

Ofereça uma Variedade de Meios de Pagamentos 

O recomendado para os empreendedores é sempre oferecer uma boa quantidade de meios de pagamento. Ainda mais quando se trata de vendas para outros países…

Nesse caso, o empresário deve se informar acerca das formas de pagamento utilizadas nos países para os quais deseja comercializar seus produtos…

As bandeiras de cartão de crédito Visa, MasterCard e American Express são amplamente aceitas no Ecommerce em países como Espanha, França e Alemanha.

Facilite a Logística Reversa dos Produtos

A logística reversa requer uma atenção especial quando acontece de um país para o outro. O ideal é que o empreendedor conte com um serviço eficaz, pontual e confiável, seja feito por um intermediador ou por conta própria…

E, no caso da logística reversa, é preciso ter atenção ao pagamento de taxas alfandegárias e direitos aduaneiros, ou seja, documentos são obrigatórios em situações de cross border…

Assim, para garantir que seus produtos sejam trazidos de volta ao território nacional, é melhor certificar-se de que não haverá problemas nesse sentido.

Produtos Mais Vendidos no Cross Border

As categorias de produtos que mais se destacam no cross border fazem muito sentido com as que mais são vendidas no Ecommerce em geral. Dá só uma olhada:

  • Peças de vestuário, sapatos, bolsas e acessórios;
  • Saúde e Produtos de Beleza Pessoal;
  • Hardware de computador;
  • Joias e relógios.

Diante disso, se você comercializa produtos dessas categorias, pode ser uma boa opção investir no cross border para disparar o volume de vendas do seu negócio… 

Porém, sempre considerando todos os pontos mencionados nos tópicos anteriores, certo?

Vale a Pena Investir no Cross Border?

Que fique claro: o crescimento do Ecommerce não tem acontecido apenas no Brasil…

A verdade é que a elevação das vendas online acontece no mundo todo. Com destaque para países como China e Estados Unidos, em que o Ecommerce registra uma participação cada vez maior no total das vendas totais do varejo.

Diante disso, fica nítido que o cross border pode ser visto como uma excelente alternativa aos empresários que desejam ultrapassar as fronteiras do comércio nacional. Entretanto, também é preciso ter bastante atenção nesse sentido…

Isso porque embora o modelo de exportação seja algo promissor para os empreendedores, a decisão da implementação nos negócios deve ser feita com cautela. Isto é, analisando os prós e os contras de acordo com a realidade de cada empresa….

Afinal, será preciso lidar com um público de outra nacionalidade, bem como o contexto atual dos países e suas exigências no que diz respeito à regulamentação de logística internacional.

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