Como Funciona um Ecommerce: Tudo o que Você Precisa Saber

Última atualização em 5 de novembro de 2021 por Ana Júlia Parreira

Entender como funciona um Ecommerce é uma das primeiras etapas para quem quer empreender no setor. São muitas variáveis: escolha de uma plataforma, desenvolvimento de estratégias de marketing, definição de logística de entrega, condições de frete e tantas outros fatores.

Diante disso, é muito comum o empresário iniciante não saber por onde começar ou como definir as ações certas para criar o seu Ecommerce…

E isso nos leva a seguinte pergunta: afinal de contas, o que é preciso saber antes de planejar e executar o seu próprio negócio online?

Se você chegou até este artigo é porque quer saber tudo sobre Ecommerce, certo? Então, fique atento a este artigo. Elaboramos um guia completo e rápido com tudo o que você precisa saber sobre como funciona o Ecommerce. Acompanhe!

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O que é Ecommerce?

Ecommerce é uma palavra em inglês que significa “comércio eletrônico”, ou seja, vendas pela internet. 

Na prática, no Ecommerce são comercializados os mesmos produtos ou serviços que são vendidos em lojas físicas, shoppings, lojas de rua… 

A diferença é que, quando pensamos no que é Ecommerce, é necessário entender que tudo isso acontece de forma online.

Isto é: a busca e escolha de um produto, finalização do pedido, pagamento… Enfim, tudo isso é feito no ambiente digital. 

E, quando falamos no Ecommerce hoje, não há como fugir: o setor está crescendo a cada dia mais

Para você ter uma ideia, só no 1º semestre deste ano, o Ecommerce registrou sua maior alta nos últimos 20 anos

Não é à toa que milhares de empreendedores estão de olho no setor…

Mas, quando chegam no momento de começar o negócio, surge a seguinte dúvida: como funciona um Ecommerce? 

Como Funciona um Ecommerce, Afinal?

Basicamente, o Ecommerce funciona de maneira semelhante a uma loja física, mas com o seus serviços e contato com o clientes acontecendo virtualmente…

Para explicarmos isso em mais detalhes, elaboramos 5 tópicos ESSENCIAIS sobre o assunto. Dá só uma olhada:

  1. Defina o seu Nicho

Antes de qualquer coisa, você precisa definir qual será o seu nicho de mercado.

Uma boa forma de entender o que é nicho de mercado é pensar na palavra “segmento”. Ou seja, uma ramificação, algo mais específico dentro de um mercado que é amplo. 

Assim, caso você ainda esteja começando do zero, temos um artigo que pode te ajudar nesta etapa: “Nicho de mercado: saiba como escolher o seu”…

Mas, se você já sabe quais produtos deseja vender, chegou, então, a hora de validá-los!

Como fazer isso?

Simples: Comece vendendo em marketplaces e nas redes sociais. Isso vai te ajudar a descobrir se o mercado realmente está precisando daquele produto que você está pronto para oferecer.

  1. Escolha uma Plataforma

Começou a vender no Mercado Livre, Instagram ou outros canais? Ótimo…

Agora é que você vai dar uma cara à sua loja virtual. Isto é, você vai contratar uma plataforma de ecommerce.

Mas você pode estar pensado: e o que é uma plataforma de Ecommerce?

É um sistema que possui todas ferramentas para você gerenciar o seu negócio, permitindo que a centralização de todos os processos: desde o marketing até todos os fatores relacionados à venda.

Dessa forma, no momento em que você for escolher a sua plataforma, lembre-se de pensar em vários aspectos, como: a integração com as ferramentas do Google e de SEO, a criação da identidade visual, a integração com as redes sociais etc. 

  1. Forneça Meios de pagamento

Ao começar uma loja virtual, o ideal é que você ofereça aos seus clientes múltiplas formas de pagamento… 

Isso dará mais flexibilidade para que o cliente pague como achar melhor, evitando desistências e abandonos do carrinho de compras, por exemplo. 

O caminho mais simples para fazer isso é trabalhando com intermediadores de pagamento. Eles vão oferecer a possibilidade de os pagamentos serem realizados com cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Lembrando mais uma vez: tudo no ambiente digital.

Empresas como PayPal e Pagseguro evitam que você precise assinar contratos burocráticos com bancos e operadoras de cartão, por exemplo. 

Assim, os intermediadores de pagamento economizam seu tempo e garantem toda a segurança necessária para você e o cliente. E o varejista online, para ter essa facilidade, repassa às companhias uma pequena comissão sobre suas vendas.

4 – Pense na Logística de Entrega

Na hora de pensar: como funciona um Ecommerce, uma pergunta logo surge à mente do empresário: como os pedidos feitos pelos meus clientes serão entregues? É exatamente nisso que você precisa pensar quando o assunto é logística. 

Basicamente, você pode utilizar os serviços dos Correios ou de transportadoras terceirizadas, como é o costume…

Além disso, no Brasil, os Correios ainda são responsáveis por boa parte das entregas feitas no setor de Ecommerce. Nos últimos meses, com todo debate sobre a última greve dos Correios e uma possível privatização da estatal, o uso das transportadoras também cresceu muito entre os empresários de Ecommerce… 

De qualquer forma, para o pequeno empreendedor, o que recomendamos é que se busque informações sobre o contrato firmado entre lojas virtuais e Correios. É uma excelente opção.

5 – Divulgue os seus Produtos

Assim como em qualquer outro negócio, um Ecommerce também precisa divulgar os seus produtos para os potenciais clientes…

Ou seja, é necessário fazer campanhas de marketing. Elas serão cruciais na hora de alavancar as vendas!

Sendo assim, a vantagem do marketing digital, por exemplo, é que ao optar pelas estratégias certas e mais adequadas ao seu empreendimento, você pode ter excelentes resultados sem gastar rios de dinheiro…

Uma das principais ferramentas é o Google Adwords, por exemplo. Mas não só isso…

Hoje, as redes sociais têm um potencial de vendas absurdo… O Instagram é um bom exemplo disso. 

Para você ter uma ideia, só nos últimos meses, o instagram conseguiu superar o Facebook em 31% em termos de audiência. O total de interações foi quase 19 vezes maior, de acordo com o relatório da Socialbakers.

Portanto, não tem jeito: para descobrir como funciona um Ecommerce é preciso estudar e, claro, fazer testes no seu negócio…

E, com essas dicas, temos certeza que você está no caminho certo!

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