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Black Friday: Faturamento Recorde à Vista? Entenda!

Quanto mais próxima fica a Black Friday, mais especulações são lançadas no mercado de Ecommerce sobre o possível desempenho de todo o setor ao longo do evento. As análises mais recentes feitas sobre o assunto, inclusive, indicam um cenário bem vantajoso para quem vende online. 

A verdade é que ano após ano, a Black Friday se consolida como o principal evento para o comércio eletrônico

É justamente nesta data em que as empresas planejam descontos avassaladores e promoções que capazes de fazer com que suas vendas alavanquem consideravelmente…

Entretanto, para tudo isso acontecer, um dos principais indicadores são as pesquisas de mercado. Isto é, todo bom empreendedor precisa estar atento aos levantamentos feitos para orientar tanto os consumidores quanto quem vende nesta época do ano…

Então, se você vende online, preste atenção aos próximos tópicos. Eles te ajudarão a aproveitar ainda mais a data comemorativa mais aguardada do ano. Veja!

Black Friday 2020 Poderá Ter Faturamento Superior a R$ 3 Bilhões

O primeiro levantamento que vamos citar neste artigo foi um realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), em que afirma que a Black Friday deverá atingir um recorde desde sua primeira edição no Brasil…

A pesquisa aponta que, no geral, a Black Friday poderá movimentar R$ 3,74 bilhões

Assim, se esse cenário animador realmente acontecer, haverá uma alta de 6% em comparação ao ano passado, que registrou R$ 3,67 bilhões.

É claro que ainda é cedo para afirmar qualquer coisa, já que o evento acontecerá apenas no dia 27 de novembro…

Contudo, é certo que bons resultados serão atingidos. Principalmente levando em consideração todo o crescimento do Ecommerce ao longo dos últimos meses…

Só no 1º semestre deste ano, o setor de Ecommerce atingiu R$ 38 bilhões em vendas

Por isso, não é à toa que as vendas online serão as responsáveis por impulsionar o possível recorde da Black Friday 2020…

Ecommerce Será o Destaque na Black Friday

Ainda de acordo com o relatório da CNC, as vendas feitas via Ecommerce terão um avanço real de 61,4% em comparação ao ano passado…

Um cenário bem diferente em relação ao varejo físico, por exemplo, que deve crescer cerca de 1,1% apenas. 

Mas mais do que isso…

Outro levantamento que indicou os possíveis resultados da Black Friday deste ano foi um feito pela Social Miner…

Assim, de acordo com a startup especialista em análise de dados de comportamento do consumidor em Ecommerces, os brasileiros estão bem interessados em comprar na Black Friday. Dá só uma olhada:

  • 63% dos consumidores brasileiros pretendem fazer compras no evento;
  • 18% estão indecisos;
  • 11% já começaram a aproveitar os descontos prévios da Black Friday.

Além disso, entre os motivos que levam os consumidores a comprar no evento, estão:

E mais:

A pesquisa ainda afirma que entre os 92% que vão consumir ou ainda estão em dúvida, algumas categorias se destacam:

  • Eletrodomésticos e Eletroportáteis: 51%;
  • Eletrônicos: 51%;
  • Moda e Acessórios: 38%;
  • Informática: 31%;
  • Móveis e Decoração: 29%;
  • E mais (como mostra a imagem abaixo).

Outro prognóstico que chamou a atenção foi o ticket médio. Segundo a pesquisa, os consumidores pretendem gastar:

  • Mais de R$ 1000 (24%);
  • R$ 500  a R$ 1000 (18%);
  • R$ 400 a R$ 500 (9%).

As formas de pagamento também chamaram a atenção. Entre as escolhas das pessoas, estarão:

  • Cartão de Crédito (61%);
  • Cartão de Débito (38%);
  • Dinheiro (32%).

Mas não só isso…

O recém lançado Pix também entrou para as opções dos consumidores. Cerca de 11% das pessoas deverão optar pela modalidade de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central…

E o que tudo isso significa na prática?

Que você, enquanto empreendedor, precisa ficar atento a todas essas informações para não perder nenhuma oportunidade de venda, claro…

Para Ficar no Radar dos Empresários

O nome “Black Friday”, automaticamente, significa para os empresários de Ecommerce a possibilidade de fazer ainda mais vendas…

E, como vimos, o contexto para o evento deste ano está extremamente positivo.

Então, cabe a você preparar e aprimorar seus serviços para receber a alta demanda de um dos eventos mais importantes do varejo…

Principalmente porque entre os fatores que provavelmente farão o consumidor desistir de comprar na sua loja virtual, estão:

No que diz respeito às formas de pagamento – mais especificamente o Pix -, é bom que você fique atento ao seguinte dado: de acordo com uma pesquisa recente, 32% dos pequenos empresários ainda não estão preparados para lidar com o sistema de pagamentos instantâneos

Logo, se este for o seu caso, indicamos a leitura do artigo: Pix: Pequenos Negócios Estão Preparados?. Nele, esclarecemos as principais dúvidas deste público, como: como usar o serviço, quais são seus custos e taxas e se o sistema é realmente seguro…

Fora isso, existem alguns pontos CRUCIAIS que você pode dar uma atenção extra:

  1. Acompanhe o que os concorrentes estão fazendo;
  2. Foque no Email Marketing;
  3. Remarketing para carrinhos abandonados;
  4. Alimente suas redes sociais.

Sabemos que a Black Friday já está bem próxima…

Mas, caso o seu negócio ainda não esteja totalmente preparado, ainda dá tempo de fazer alguns ajustes.  

A ideia é não ficar de fora de um dos maiores eventos do ano para o varejo!

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Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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