Mercado de Ecommerce

Americanas Cria Centros de Distribuição e Reforça Entregas em Até 30 Minutos

Após anunciar o lançamento do serviço de importação da China para os sellers do marketplace, Americanas fez mais importantes investimentos. O objetivo da varejista é reforçar sua logística de entrega e seu alcance no varejo em meio a forte competitividade do mercado.

Para isso acontecer, a companhia abriu novos centros de distribuição pelo país e anunciou estratégias promissoras para as vendas de fim de ano, que começam com a temporada da Black Friday. Entenda mais detalhes a seguir…

(Imagem: Divulgação)

Abertura de Centros de Distribuição É Para Reduzir Custos e Agilizar Entregas

No 1º semestre deste ano, a Americanas inaugurou dois novos centros de distribuição na região Sudeste, um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. Já em outubro, foi a vez de Curitiba, no Paraná, que também ganhou um novo espaço logístico.

Tais iniciativas fazem parte do plano da varejista de reforçar entregas ultra rápidas e passar à frente de suas concorrentes diretas, Amazon e Magazine Luiza, na corrida pela entrega mais rápida do Brasil.

Segundo Raoni Lapagesse, diretor de Relação com Investidores da Americanas S.A., os centros de distribuição são essenciais para reduzir o custo do frete e agilizar os serviços de logística. Esses espaços também centralizam as operações, otimizam os serviços e permitem um melhor controle de estoque.

Outra estratégia que a empresa está adotando é fazer com que as lojas físicas tenham o papel de minicentros de distribuição. Na prática, as unidades funcionam como locais para retirada de compras feitas online no marketplace da companhia.

Nesse sentido, a iniciativa tem apresentado bons resultados. Para você ter uma ideia, o serviço ‘Pegue na Loja Hoje’, como é conhecido, apresentou aumento de 363% na Americanas no 1º trimestre deste ano – em um comparação com o mesmo período de 2020. Além disso, a empresa estima que até dezembro, 200 das 2.300 lojas devem estar funcionando nesse modelo.

Sobre isso, Lapaguesse ressalta que o papel das lojas vai além das vendas: 

A loja passa a ter papel não só de venda. Isso ganhou relevância na pandemia. Se você estoca na loja perto do cliente, reduz pela metade o custo do frete”, afirma 

Americanas também anunciou que deseja inaugurar centros de distribuição na Bahia e no Pará até o fim deste ano. O que só fortalece o desejo da varejista em expandir suas atividades como um todo…

Empresa Também Foca na Entrega de Itens de Conveniência em Até Meia Hora

A corrida pelo título de logística mais rápida do Brasil está cada vez mais disputada  e as grandes varejistas do país não têm poupado investimentos para oferecer entregas em minutos…

Diante disso, Raoni Lapagesse afirma que a Americanas possui objetivos focados no que diz respeito a aprimorar o serviço delivery. Segundo o executivo, itens como bebidas e alimentos precisam ser entregues em menos de uma hora: “Queremos crescer muito nesse modelo”, completa.

Como parte desta estratégia, a Americanas adquiriu startup capixaba Shipp, em abril deste ano. A empresa é especializada em entregas de alimentos e produtos de conveniência em minutos

E as iniciativas não param por aí. A companhia também anunciou a expansão de entregas em comunidades cariocas e paulistas…

Americanas Vai Realizar Entregas de Itens Maiores em Favelas da Região Sudeste

As Lojas Americanas vai começar a realizar entregas de produtos maiores, como geladeiras, fogões e televisores em favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo. 

Moradores das comunidades da Rocinha e Vila Cruzeiro, no Rio, e Paraisópolis, Heliópolis e Cidade Júlia, em São Paulo, poderão ter acesso aos serviços de entrega do marketplace da empresa…

Para isso, vão ser realizadas parcerias com a startup de logística Favela Brasil Xpress e ONG G10 Favelas. Assim, as compras chegarão até os moradores por meio de 150 entregadores contratados, que também são habitantes dessas comunidades.

As ações sintetizam a estratégia que a empresa vem planejando desde o início do ano, quando uniu operações com B2W, que agora recebe o nome de Americanas S.A. Além disso, tais iniciativas são uma prévia dos grandes planos da companhia para continuar expandindo sua atuação no mercado no próximo ano.


Leia Também: Via Aposta na Venda Online de Cartões-Presente

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

Share
Published by
Ana Júlia Parreira

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago