Mercado de Ecommerce

Americanas Alcança GMV de R$ 12,9 Bilhões no 3º Tri

A Americanas divulgou recentemente o balanço trimestral referente aos meses de julho a setembro deste ano. O período foi marcado pelo GMV (Volume Bruto de Mercadorias), que atingiu R$ 12,9 bilhões no período, uma quantia R$ 2,5 bilhões superior ao mesmo período do ano passado.

No geral, as vendas totais cresceram 24% na comparação anual, em um cenário considerado desafiador para a Americanas. Ou seja, justamente quando a varejista ainda operava com restrições em 18,4% da área de venda das lojas devido à pandemia. 

(Imagem: Divulgação)

Receita Bruta Digital da Americanas Supera Faturamento de Lojas Físicas

De acordo com o documento divulgado pela Americanas, o Volume Bruto de Mercadorias de Parceiros também apresentou resultados positivos, de R$ 5,4 bilhões, com um aumento de +30,2% na comparação com o 3º trimestre de 2020.

O GMV Digital, que inclui GMV de Parceiros e Receita Bruta Digital, bateu a marca de R$ 9,9 bilhões no trimestre. Assim, apresentando um aumento de 30,1% na comparação com o mesmo trimestre de 2020. 

Além disso, a receita bruta das lojas físicas cresceu 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado, registrando R$ R$ 2,9 bilhões, com alta de 0,6% nas vendas em mesmas lojas. Enquanto o acumulado do digital sobressaiu e alcançou R$ 4,5 bilhões, com uma alta de 29,9% contra o 3º trimestre de 2020. 

Assim, a receita bruta total da Americanas atingiu R$ 7,4 bilhões, com um crescimento anual de 19,6%. E a receita líquida disparou 21,5% em relação ao mesmo trimestre de 2019, totalizando R$ 6,28 bilhões… 

Enquanto o lucro líquido registrou R$ 240,6 bilhões, com uma ampliação expressiva de 568,3% contra o mesmo período do ano passado. Já o EBITDA ajustado aumentou 0,1%, quando comparado ao 3º trimestre de 2020, registrando R$ 743 bilhões

No que diz respeito às despesas com vendas, gerais e administrativas, houve um aumento de 24,4% na comparação anual, chegando a R$ 1,6 bilhões

Por fim, a Americanas aponta que as entregas em até 3 horas feitas no 3º trimestre deste ano corresponderam a 15% do total dos pedidos. Por outro lado, as entregas em até 24h equivaleram a 52% do volume de entregas realizadas, incluindo os produtos 1P e 3P.  

O fulfillment também apresentou uma alta, de 3,6 p.p., na comparação com o mesmo trimestre de 2020. Logo, em um período em que companhia abriu um centro de distribuição no Paraná e lançou a Agência Americanas Entrega especializada em drop-off, que terá 800 pontos de coleta de itens dos sellers até o final do ano.

Plataforma de Pagamentos Ame Ultrapassa 25 Milhões de Downloads

A Ame, fintech que integra o ecossistema da Lojas Americanas, atingiu um Volume Total de Pagamentos de R$ 22 milhões nos últimos 12 meses, totalizando 25 milhões de downloads até o fim do 3º trimestre. 

Segundo a companhia, a solução tem evoluído para ser uma frente de monetização da Americanas S.A. atuando em engajamento, plataforma e crédito. Em paralelo a isso, é válido lembrar que a Americanas tem feito diversas aquisições ao longo dos últimos anos, que também impulsionam os resultados financeiros… 

Em números, 10 desses acordos aconteceram entre 2020 e 2021, como a compra da rede especializada em alimentos frescos Hortifruti Natural da Terra (HNT) e da plataforma digital para leitores Skoob.

Outra mudança relevante que aconteceu recentemente referente à Americanas foi a proposta de simplificação da estrutura societária que consolida as bases acionárias de LAME3, LAME4 e AMER3 no Novo Mercado B3.

Diante disso, é notável que a Americanas está focada em elevar a recorrência de compras. E, principalmente, aprimorar a experiência dos consumidores, para que encontrem tudo o que precisam a qualquer instante e lugar. Ou seja, algo que há fortes chances de acontecer tendo em vista a capilaridade da varejista e a inauguração de novos CDs no país.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago