Amazon Brasil Passa a Fazer Entregas no Mesmo Dia da Compra

Última atualização em 5 de abril de 2021 por Maria Alice Medeiros

Assim como as outras líderes do varejo brasileiro, a Amazon Brasil também está investindo pesado no aprimoramento de sua logística. E a aposta da vez da Amazon brasileira são as entregas expressas. 

Como se já não bastasse ter um serviço como o Amazon Prime, que promete entregas em até dois dias úteis – dependendo da localidade -, agora a companhia vai realizar entregas no mesmo dia…

A medida ainda é recente e ainda não engloba todas as regiões do país, mas já é um ponto positivo que salta aos olhos dos vendedores do marketpalce, claro. 

Confira os próximos tópicos para ficar por dentro de tudo sobre as entregas imediatas da Amazon Brasil e das outras líderes do varejo nacional!

amazon-brasil
(Imagem: Patrick Semansky/AP)

Amazon Brasil Quer Entregas Mais Ágeis

A varejista Amazon acaba de anunciar que passará a realizar entregas expressas dentro do mesmo dia em que acontece a confirmação do pagamento do pedido

Inicialmente, o serviço estará disponível para consumidores da região central da cidade de São Paulo, mas sem previsão para englobar outras regiões ou estados do país. 

Além disso, não serão todos os produtos vendidos no site Amazon Brasil que estarão disponíveis para entregas no mesmo dia. Ao todo, serão cerca de 30 categorias de produtos que poderão contar com as entregas imediatas…

E para verificar quais são os produtos elegíveis para essa modalidade de entrega, os consumidores podem selecionar o filtro “entrega mais rápida: hoje” no ato da compra. Lembrando que o serviço vale para pedidos efetuados até 12h do mesmo dia.

Assim, além do valor da compra, o frete vai possuir uma taxa fixa que vai variar: 

  • A partir de R$ 14,90 para membros Prime;
  • E R$ 18,90 para demais clientes.

Em entrevista à Reuters, Mariana Roth, líder de Prime e Experiência de Entrega da Amazon Brasil, afirmou que “o lançamento da entrega no mesmo dia é um marco importante para a Amazon no Brasil”

E a afirmação realmente faz sentido, já que a companhia criada por Jeff Bezos tem feito diversos investimentos no país para disputar de igual para igual com outras líderes do setor na corrida pela melhor logística do país… 

Últimas Iniciativas da Amazon no Brasil

A novidade da Amazon Brasil reforça o quanto as entregas com prazos cada vez mais curtos têm sido uma das grandes apostas entre as companhias do setor de varejo. Mas, no que diz respeito à Amazon, a entrega expressa está longe de ser a única nesse sentido…

Recentemente, a Amazon do Brasil anunciou a chegada do “FBA – Logística da Amazon”, serviço que oferece frete gratuito e rápido aos vendedores de seu marketplace…

O serviço de fulfillment tem a proposta de disponibilizar os centros de distribuição da companhia para os vendedores parceiros. E eles podem utilizar todos os benefícios da logística da Amazon, sem precisar fazer o estoque ou o envio de produtos por conta própria, por exemplo. 

Mas não só isso…

A varejista também abriu mais 3 centros de distribuição no Brasil, nas cidades de Betim (Minas Gerais), Nova Santa Rita (Rio Grande do Sul) e Santa Maria (Distrito Federal). Ao todo, esses novos CDs receberam um investimento de R$ 120 milhões

Mas o que essas iniciativas significam na prática?

O óbvio: que a Amazon Brasil está mais que atenta a todo o crescimento absurdo do Ecommerce nos últimos meses e não quer perder nenhuma oportunidade de venda em seu marketplace…

Entretanto, isso não significa que a concorrência não esteja acirrada. Pelo contrário, outras gigantes do setor estão fazendo investimentos exorbitantes no que diz respeito ao aprimoramento de suas logísticas de entrega…

Amazon do Brasil na Disputa Pela Melhor Logística

É claro que a Amazon Brasil não é a única companhia a apostar na expansão dos serviços de logística. 

Na verdade, quando o assunto é fazer entregas cada vez mais rápidas, o Mercado livre é um dos primeiros nomes que surgem nesse sentido…

A companhia mais valiosa da América Latina anunciou que vai investir R$ 10 bilhões no Brasil em 2021, e uma das apostas é que o Mercado Envios, seu serviço de logística, cresça tanto quanto o Mercado Pago, seu braço de serviços financeiros.

Além disso, o marketplace argentino divulgou a utilização de carros elétricos em suas entregas no Brasil e disponibilizou financiamento de veículos elétricos para seus entregadores…

Mas as iniciativas referentes à logística não param por aí…

Recentemente, o Mercado Livre também chamou a atenção de todo o mercado ao anunciar o uso de uma frota própria de aviões para realizarem entregas, a MELI Air. Ou seja, um investimento avassalador que reforça o quanto a empresa não quer perder seu lugar no topo do ranking entre as melhores do varejo de jeito nenhum…

Mas outras varejistas também estão fazendo boas apostas no que diz respeito à logística e merecem o devido destaque…

Recentemente, a B2W informou a adoção de tuc-tucs para agilizar ainda mais as suas entregas. Em janeiro, a dona do Americanas.com, Shoptime e Submarino informou também a disponibilização de lockers (armários inteligentes) para a retirada de produtos comprados online.

A Via Varejo também lançou estratégias nesse sentido. No início de março, a dona das Casas Bahia e Ponto Frio anunciou o uso de carros elétricos para realizar entregas, além de ter lançado uma plataforma de logística própria, a Envvias

Já a Magazine Luiza, anunciou há algum tempo a compra da  GFL e SincLog, importantes plataformas de logística utilizadas no Ecommerce atualmente, com grande atuação no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais.

Diante de tudo isso, não há como negar que nenhuma varejista está querendo perder tempo – muito menos dinheiro, claro – na hora de melhorar a logística de entrega. Principalmente porque hoje a lógica que norteia o mercado é a seguinte: quem vende mais rápido, vende mais

Isso simplesmente significa que perder tempo é desperdiçar dinheiro, tanto da empresa em geral quanto de seus sellers, e as companhias do setor sabem bem disso.

E o que esperar para 2021? Mais investimentos, já que a tendência para o Ecomemrce é a de crescimento!

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo. 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.