Hoje, o Pix representa maioria das transações bancárias feitas no Brasil. E um dos principais reflexos desse cenário animador é justamente que o meio de pagamento instantâneo já está sendo integrado em uma boa parcela das empresas que atuam no Ecommerce.
É o que aponta um levantamento realizado pela GMattos, consultoria de Ecommerce e meios de pagamento…
Na prática, quase 1/3 dos lojistas – o que representa 32,2% – já oferecem essa modalidade de pagamento aos clientes.
A pesquisa contou com a análise de 59 companhias de peso, como Magazine Luiza, Amazon, Mercado Livre, Uber e outras, entre os dias 3 e 12 de maio deste ano.
Assim, a aceitação do PIX do Banco Central teve uma alta de 6,8 pontos percentuais, saltando de 25,4% para 32,2%, em um comparativo com uma pesquisa similar feita também pela GMattos em março.
Mas não só isso…
O estudo também mostrou que a aceitação do débito teve uma queda de menos 6,7 pontos percentuais, na comparação entre maio e março, caindo de 42,3% para 35,6%. E isso aconteceu principalmente no que diz respeito ao débito bandeira, já que o débito banco não mostrou uma variação significativa.
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Gastão Mattos, cofundador e gerente-geral da GMattos, afirmou em nota divulgada à imprensa que a proximidade entre os percentuais de elevação do PIX e de baixa do débito não deve ser considerado como uma coincidência…
Isso porque – desde as análises feitas em março – o PIX já apresentava efeito predatório em relação ao pagamento feito por débito, algo que chama a atenção, uma vez que, na época de seu lançamento, imaginava-se que o PIX tomaria o espaço do boleto no gosto dos consumidores…
Algo que não aconteceu. Segundo a pesquisa, o boleto bancário mantém o percentual de aceitação de 83% sinalizado em março.
Sendo assim, é justamente na comparação com o débito que os lojistas enxergam benefícios de utilizarem o PIX nos negócios. Pelo seguintes motivos:
E mais: para as empresas, esse ganho na conversão do pagamento faz com que o PIX promova receitas 3 vezes maiores às geradas pelo cartão de débito.
Entretanto, ainda de acordo com o último levantamento da GMattos, vale ressaltar que o cartão de crédito, que tem aceitação de 98,3%, e o boleto, com 83%, são os meios de pagamento mais aceitos pelos negócios online…
Logo em seguida surgem as wallets (carteiras digitais), com 52,5%, que apresentaram uma leve oscilação negativa nesse comparativo entre maio e março – quando apresentaram 54,2% de aceitação.
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Diante disso tudo, quem empreende no Ecommerce precisa ficar atento não só às modalidades tradicionais de pagamento, aquelas que os clientes já estão bem habituados a utilizar…
É preciso prestar bastante atenção à forte adesão que o PIX vem tendo ao longo desses últimos meses. E mais do que isso: também às atualizações do meio de pagamento instantâneo…
Recentemente, o Banco Central anunciou que o PIX teria pagamento semelhante ao boleto bancário. É o PIX Cobrança, serviço que permite a configuração de informações além de valores, como juros e multas…
E, junto a essa notícia, o BC também afirmou que os bancos passariam a ser obrigados a oferecer recurso de agendamento, algo que era opcional até então.
Além disso, o PIX também começou a permitir a integração da lista de contatos do usuário ao Pix. Na prática, a ferramenta ajuda na identificação dos usuários que cadastraram o número de celular como chave Pix. E a verificação também funciona para os e-mails cadastrados na plataforma.
Ou seja, essas e outras iniciativas têm tudo para tornar o processo de compra e venda ainda mais prático. E tanto compradores quanto consumidores podem se beneficiar das novas funcionalidades, obviamente.
Principalmente porque o método de pagamento já faz um grande sucesso entre consumidores, como mencionado anteriormente. Afinal de contas, hoje o PIX representa a maioria das transações bancárias do país, o que engloba as compras feitas tanto em lojas físicas quanto as realizadas pela internet…
Portanto, é seguro dizer que hoje o Pix é tem sido ESSENCIAL no impulsionamento das vendas. E quem não está atento a isso simplesmente está desperdiçando excelentes oportunidades para vender ainda mais.
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