Pix começa a Usar lista de Contatos Para Identificar Pagamentos

Última atualização em 25 de março de 2021 por Larissa Bittencourt

Com apenas quatro meses de lançamento, o Pix já anunciou mais uma novidade para facilitar as transações bancárias. Isto é, recentemente o método de pagamento instantâneo divulgou a possibilidade de movimentar a conta-salário e fazer saques. Agora, a última atualização vai permitir a integração da lista de contatos do usuário ao Pix. 

Na prática, a novidade promete deixar o processo de compra e venda ainda mais simples…

E o cenário para isso acontecer é bem positivo, já que o Pix representa hoje a maioria das transações bancárias feitas no Brasil…

Contudo, apesar da grande facilidade e agilidade que o Pix proporciona aos negócios, as empresas que atuam no Ecommerce ainda não aderiram totalmente a esse meio de pagamento…

Ao longo deste artigo vamos te explicar sobre a novidade do Pix e apresentar um panorama sobre a adesão desse meio de pagamento no setor. Confira!

pix
Imagem: (Reprodução)

Pix Facilita Ainda Mais Os Pagamentos

Os usuários do Pix agora vão poder integrar suas listas de contatos ao meio de pagamento. A novidade foi anunciada pelo Banco Central e publicada no Diário Oficial da União, e começará a funcionar a partir de 1 de abril.

De acordo com o BC, a ferramenta vai ajudar na identificação dos usuários que cadastraram o número de celular como chave Pix.

Além disso, a verificação também funcionará para os e-mails cadastrados na plataforma.  

Ou seja, a iniciativa tem tudo para tornar o processo de compra e venda ainda mais prático. E tanto compradores quanto consumidores poderão se beneficiar da nova funcionalidade… 

Principalmente porque o método de pagamento já faz um grande sucesso entre as pessoas na hora de comprar algum produto, seja em loja física ou pela internet.

E mais…

Essa mudança facilitará a comunicação dos consumidores com as empresas de forma geral e própria conclusão da transação. Isso porque agora será possível o cliente acessar sua lista de contatos pelo próprio aplicativo de pagamento e consultar se sua companhia aceita esse meio de pagamento ou não. 

Contudo, apesar do Pix apresentar hoje a maioria das transações bancárias, como citamos anteriormente, as empresas de Ecommerce estão tendo dificuldades em aderir esse meio de pagamento

Empresas de Ecommerce Não Estão Aderindo ao Pix

De acordo com uma pesquisa realizada pela IDid, plataforma de autenticação de pagamentos, e pela GMattos, consultoria focada em Ecommerce, menos de 20% das lojas de Ecommerce oferecem o Pix como meio de pagamento. 

Um percentual bem baixo…

Isso porque os cartões de crédito e os boletos bancários ainda são as opções mais usadas dentro das lojas online:

  • Cartão de Crédito: 98,3%
  • Boleto Bancário: 75%
  • Carteiras Digitais ou Wallts: 50%
  • Cartão de Débito: 38,8%

Assim, apesar das lojas ainda estarem com um pé atrás sobre o meio de pagamento oferecido pelo Banco Central, o Pix é seguro e rápido, podendo ajudar consideravelmente a aumentar as vendas.

Por isso, você, que empreende no Ecommerce, e que ainda não conhece os benefícios do Pix para os negócios, fique atento ao próximo tópico… 

Vantagens do Pix do Banco Central Para os Negócios

Antes de falar sobre os benefícios para sua empresa, você sabe o que é Pix? 

O Pix é um método de pagamento do Banco Central que atua de forma instantânea e segura nas transações de compra e venda.

E tem como principal objetivo dar mais agilidade e praticidade aos processos de transações entre consumidor e empresas, é uma ótima opção para aprimorar a experiência de pagamentos na sua loja. 

Alguns benefícios do Pix, são:

  • Dinheiro na conta instantaneamente: o pagamento é feito em tempo real e em qualquer horário ou dia da semana; 
  • Agilidade: basta usar uma das chaves Pix cadastradas ou o QR CODE para os pagamentos e o valor cairá imediatamente na conta da empresa;
  • Segurança: as transações via Pix possuem as mesmas autenticações e criptografias de segurança das transferências feitas por TED ou DOC.

Atualmente, de acordo com os dados do Banco Central e Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), quase 80% das transações bancárias são feitas pelo Pix

Analisando esse dado junto com a intensa alta do ecommerce nos últimos meses, não implementar o Pix ao seu negócio é uma forma de perder vendas. E não é isso que você deseja para o seu negócio, certo?

Com a agilidade do Pix, seus processos de gestão financeira são facilitados! Isso porque os pagamentos não precisam de dias para compensação, como os boletos, por exemplo, que levam até 3 dias úteis para o pagamento ser processado. 

Como dito anteriormente: o pagamento cai na hora!

Portanto, hoje o Pix é tem sido CRUCIAL para impulsionar as vendas. Implemente esse meio de pagamento ao seu negócio e não perca mais nenhuma oportunidade para lucar mais! 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.