Última atualização em 4 de novembro de 2021 por
O marketplace Tmall, do Grupo Alibaba, lançou uma exibição de arte com tecnologia metaverso para o Single’s Day em seu aplicativo oficial. A iniciativa faz parte da campanha de ofertas “Tmall Super Brand Day”, que conta com a participação de marcas selecionadas.
Essa é mais uma das estratégias do grupo em relação à data comemorativa mais importante para o Ecommerce chinês. O anúncio foi feito semanas após o AliExpress, que também faz parte do grupo Alibaba, divulgar investimentos em logística para acelerar as entregas internacionais nesse período.
Tecnologia do Alibaba Tem Chamado a Atenção de Empresas de Moda
Assim que os consumidores acessam no aplicativo a exibição de arte, intitulada “Double 11 Metaverse Art Exhibition”, são recepcionados por Ayayi, uma idol virtual meta-humana.
A representação, criada pela empresa de tecnologia Ranmai, tem a aparência de uma pessoa de verdade. E os consumidores chineses estão interessados em interagir com essas novas tecnologias e idols virtuais…
Em números, a Ayayi tem cerca de 114 mil seguidores nas redes sociais e até atraiu a atenção da marca de luxo Guerlain. É considerada a primeira meta-humana na China a participar de um evento da empresa de moda.
Além disso, o Alibaba desenvolveu 8 coleções limitadas de diferentes marcas em forma de NFT (Non-fungible Token, em inglês, e Token não-fungível, em português). A sigla se refere aos ativos digitais, como imagens, vídeos ou produtos, que são exclusivos por ter um certificado de propriedade…
Esses itens digitais são vendidos a preços acessíveis para incentivar a participação do consumidor na nova era digital, ou seja, no metaverso. A marca britânica de luxo Burberry, que já tem experiência com Social Commerce e realidade aumentada, também anunciará esse tipo de produto no marketplace Tmall…
Nesse contexto, a Burberry lançou uma animação 3D de um mascote para o Single’s Day, representado por um cervo. Os usuários podem interagir com a tecnologia clicando na galeria virtual para visualizar o animal vestindo um lenço da marca de luxo.
A descrição do aplicativo afirma que o conceito do design foi criado a partir da amizade entre Ayayi e o cervo, que atua como o consultor de moda da idol virtual. Para o Single’s Day, a empresa de moda disponibilizará 1000 unidades do cervo NFT com uma edição limitada do lenço por US$ 454.
Considerando que esse é um produto NFT, cada item é exclusivo e tem uma identificação única. Assim que a compra for feita, os consumidores vão receber o lenço em casa e ter acesso liberado à coleção NFT via mini programa da Alipay, a plataforma de pagamentos do Alibaba.
Desse modo, ao apostar no metaverso, o Alibaba aproveita o fato de que a sociedade chinesa está interessada em se engajar com um universo completamente virtual. Diante disso, o grupo pode estar próximo de bater um novo recorde este ano…
Grupo Alibaba Pode Atingir Faturamento Recorde em 2021
O Alibaba faturou US$ 74 bilhões em Volume Bruto de Vendas durante os 11 dias do Single’s Day de 2020, segundo informações divulgadas pelo grupo. Este ano é esperado que outro recorde seja atingido pelas vendas online…
Isso graças ao aprendizado que a companhia teve no ano passado com os problemas técnicos nas transmissões ao vivo de Live Commerce. Porém, se depender dos investimentos tecnológicos feitos ao longo deste ano, há fortes chances de um novo patamar ser alcançado pela companhia…
Para você ter uma ideia, os veículos autônomos do Alibaba entregaram 1 milhão de pacotes na China. O grupo ainda pretende expandir a frota para ter 10 mil robôs e implementar caminhões autônomos a fim de realizar todo o processo logístico. Tudo para que os consumidores chineses tenham acesso a uma entrega rápida e eficiente durante o Festival 11.11…
Sendo assim, é perceptível que o Alibaba está empenhado em garantir um faturamento expressivo durante o festival de ofertas que acontece nas próximas semanas. Em paralelo a isso, o grupo aparenta estar alinhado ao mesmo propósito do Facebook, que recentemente mudou seu nome para Meta, e também está focado em tornar as experiências do mundo digital cada vez mais próximas do real.