Ao que tudo indica, a Via Varejo segue atingindo bons resultados trimestre após trimestre. Depois de conseguir reverter um prejuízo de R$ 346 milhões entre julho e setembro de 2020, a varejista parece estar seguindo rumo à consolidação de seu crescimento.
A verdade é que a Via Varejo está correndo atrás do tempo perdido após ter ficado 3 anos à venda pelo grupo francês Casino…
Esse período turbulento foi determinante para a companhia perder espaço no varejo… E a Magazine Luiza foi a principal empresa que “tomou” o lugar das Casas Bahia no ranking de vendas.
Diante disso, só uma pergunta a ser feita: será que a Via Varejo já conseguiu superar esse cenário desafiador? É o que vamos mostrar a seguir…
Ao longo deste artigo, vamos apresentar os resultados do 4º trimestre da varejista, e ainda explicar as estratégias e planos da companhia para ganhar mais espaço no mercado.
O Grupo Via Varejo, dono das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, acaba de anunciar em seu balanço trimestral que conseguiu reverter o prejuízo líquido de R$ 875 milhões obtido no mesmo período de 2019…
Ou seja, a companhia faturou R$ 336 milhões ao longo do 4º trimestre de 2020.
Além disso, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado saiu de um negativo de R$ 35 milhões para um positivo de R$ 545 milhões…
Já o Ebitda ajustado operacional foi de R$ 709 milhões no período, além de R$ 2,3 bilhões em 2020.
Mas os resultados do balanço Via Varejo não pararam por aí…
O desempenho das lojas físicas também foi um ponto abordado no relatório trimestral da companhia…
Apesar dos efeitos do isolamento social causado pela pandemia, as unidades físicas da Via Varejo apresentaram um crescimento nas vendas de 6,1%.
E, em um comparativo anual, a receita líquida do grupo atingiu R$ 9,4 bilhões, o que representou uma alta de 24,4%.
Tudo isso impulsionado pelas vendas online do grupo…
O GMV (Volume Bruto de Mercadorias, em português) foi de R$ 38,8 bilhões, representando uma alta de 21% no ano passado.
Com isso, 48,5% correspondem às vendas online realizadas na plataforma da Via Varejo.
Também de acordo com o documento, houve um forte crescimento no Ecommerce (1P) de 112% no ano a ano, e de 174% só no 4º trimestre…
E a forte aceleração do marketplace (3P) também chamou atenção, com uma evolução de 84% no 4T20 e 90% em 2020.
Diante disso, a participação das vendas digitais subiu de 24% para 38%.
Um número bem expressivo e que faz total sentido com as iniciativas lançadas pela Via Varejo ao longo dos últimos meses…
O ano passado foi bem movimentado para a varejista…
A Via Varejo comprou a AsapLog, empresa focada em fazer entregas para Ecommerce, além da Banci, que presta serviços de conta digital…
Além disso, o grupo também adquiriu a I9XP, startup especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce…
Depois, a comprou uma cota de participação na Distrito, companhia que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação. Ao todo, foram 16,67% das ações da Growth Partners Investimentos e Participações.
Isso sem contar outras ações mais direcionadas para as suas subsidiárias, como:
E todas as ações renderam resultados bem animadores para a varejista…
Para você ter uma ideia, na Black Friday 2020, a Via Varejo atingiu R$ 3 bilhões em vendas (GMV) ao longo do evento, marcando uma alta de 37% em relação ao mesmo período do ano passado…
Já no Natal 2020, a companhia teve um crescimento nas vendas de 20,2% em um comparativo com o mesmo período de 2019…
Diante disso, espera-se que os investimentos em 2021 sejam ainda mais significativos, claro…
Ainda não se sabe se a companhia vai adquirir mais empresas, abrir centros de distribuição novos ou investir em outras estratégias de logística…
Por ora, a Via Varejo só informou em seu balanço trimestral que pretende abrir pelo menos mais 120 lojas físicas nas regiões Norte e Nordeste. Vamos aguardar!
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