Última atualização em 2 de fevereiro de 2021 por Maria Alice Medeiros
Hoje, os investimentos em logística são encarados como CRUCIAIS no Ecommerce, algo que a Via Varejo parece já ter percebido muito bem. E isso se justifica porque a lógica que está norteando as varejistas é a seguinte: quem vende mais rápido, vende mais!
Essa ideia faz parte da chamada “Guerra dos Fretes”, que nada mais é do que o esforço das varejistas para serem ainda mais eficientes. Isto é: encurtarem cada vez mais o prazo de entrega e, conscientemente, realizarem ainda mais vendas.
Assim, não há como negar que todas as varejistas estão traçando as mais diferentes estratégias para não perder nenhuma oportunidade de venda…
E a Via Varejo, claro, é uma delas!
Ao longo deste artigo, vamos apresentar detalhes sobre a nova plataforma de logística da Via Varejo, além de explicar um pouco sobre as últimas estratégias da companhia para a retomada à liderança do setor. Veja!
Via Varejo Lança o Envvias
O Grupo Via Varejo acaba de anunciar uma plataforma de logística própria para o seu marketplace…
O Envvias ficará responsável pela coleta, postagem e entrega dos produtos comprados no mesmo dia. Tudo com o suporte da ASAP Log, que é foco em last mile da companhia.
De acordo com a Via Varejo, a nova plataforma de logística permite alguns benefícios, como:
- Diminuição do custo do frete;
- Melhores prazos;
- Exibição de produtos como “entregue por” Casas Bahia, Pontofrio ou Extra.com.br;
- Maior assertividade no acompanhamento e rastreamento do pedido;
- Garantia de ressarcimento (em caso de roubos, extravios e avarias).
Com isso, hoje, a Via Varejo apresenta uma malha logística de mais de 1 milhão de m², divididos em centros de distribuição e cerca de 1.069 lojas físicas…
E, com a chegada do Envvias, Sergio Leme, vice-presidente administrativo da companhia, ressaltou em comunicado que o lojista poderá direcionar seus esforços para as vendas e o consumidor, automaticamente, ganhará mais conforto e segurança com os seus produtos entregues pela Via Varejo:
“Esse processo impacta diretamente na expansão das nossas plataformas de marketplace por meio da oferta de serviços e soluções para diferentes tamanhos de lojistas, principalmente os pequenos e médios”, afirma.
Diante disso, fica claro que a Via Varejo deixa ainda mais acirrada a disputa com outras grandes varejistas, como Mercado Livre, Magazine Luiza e empresas do Grupo B2W…
Mas não só isso…
Nos últimos meses a companhia vem lançando iniciativas para ampliar sua atuação no mercado e, de fato, voltar para a posição que ocupava antes: o topo do ranking entre as melhores do setor.
Retomada à Liderança
Atualmente, a Via Varejo realiza, em média, duas entregas por segundo graças aos mais de mil pontos de retirada de mercadorias em todo o país.
Mas essa não era bem a realidade de algum tempo atrás…
A Via Varejo ficou três anos à venda pelo grupo francês Casino, o que fez com que a companhia perdesse um grande e valioso espaço no mercado de varejo nacional.
A principal varejista que “tomou” o lugar das Casas Bahia no ranking de vendas foi a Magazine Luiza, que fez um investimento pesado em tecnologia e atendimento ao cliente para conquistar esse patamar.
Hoje, depois de todo esse período de turbulência, o grupo dono das Casas Bahia e Ponto Frio está focado em retomar ao lugar que ocupava…
As mais recentes estratégias da companhia comprovam isso…
As Últimas Iniciativas da Via Varejo
Só no ano passado, a varejista comprou a AsapLog, empresa focada em fazer entregas para Ecommerce, além da Banci, que presta serviços de conta digital…
Além disso, a Via Varejo também adquiriu a I9XP, startup especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce…
Depois, a comprou uma cota de participação na Distrito, companhia que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação. Ao todo, foram 16,67% das ações da Growth Partners Investimentos e Participações.
Fora todas as outras ações isoladas voltadas para as suas subsidiárias, como as Casas Bahia, por exemplo…
Houve uma reformulação da marca, além da criação de lojas ao “estilo Apple”, e uma mudança em seu mascote oficial, o Baianinho, que passou a ser o adoelscente CB, e o responsável por comandar as redes sociais da varejista.
E não dá para não ressaltar que os resultados de todo esse esforço tem sido bem animadores…
Exemplo disso é que no 3º trimestre de 2020, a Via Varejo informou um lucro líquido de R$ 590 milhões, conseguindo reverter um prejuízo de R$ 346 milhões apontados no mesmo período de 2019.
Mas não só isso…
Na Black Friday do ano passado, a varejista registrou R$ 3 bilhões em vendas (GMV) ao longo do evento, o que significou uma alta de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, que atingiu a quantia de R$ 2,2 bilhões…
Além disso, as vendas online tiveram aumento de 99% no evento, representando uma participação de 62,4% nas vendas totais.
Já no Natal 2020, a companhia teve um crescimento nas vendas de 20,2% em um comparativo com o mesmo período de 2019…
E a Via Varejo deixa claro que atribuiu esse resultado positivo ao forte crescimento das vendas do Ecommerce do grupo, que teve uma alta de 125,5% ano a ano.
Sendo assim, o lançamento de uma nova plataforma de logística faz total sentido com todas as iniciativas da varejista realizadas nos últimos meses…
E mais do que isso…
É claro que a alta absurda do Ecommerce nos últimos meses tem papel fundamental em todo esse cenário…
Mas quem acompanha o setor de Ecommerce sabe que as empresas que não se adequaram aos novos hábitos do consumidores, perderam espaço no mercado…
Por isso fica nítido o quanto a Via Varejo está atenta e empenhada em aproveitar todos os benefícios do crescimento das vendas online.
Fora isso, o peso que o grupo sempre teve no setor é algo indiscutível. E ver essa retomada da Via Varejo tem sido algo bem animador para todo o mercado de forma geral. Principalmente para quem vende no marketplace da Via Varejo, claro.
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