Marketplace

Via Varejo Tem Alta Avassaladora nas Vendas da Black Friday

A Via Varejo está realmente empenhada em obter os melhores resultados no Ecommerce. Os números atingidos pela varejista durante a Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo, mostram exatamente isso.  

Na verdade, a Via Varejo vem conseguindo resultados positivos há um tempo…

No 3º trimestre, por exemplo, a companhia registrou um lucro líquido de R$ 590 milhões, conseguindo reverter um prejuízo de R$ 346 milhões .

Mas não só isso…

A Via varejo vem investindo fortemente na aquisição de empresas e reformulação de uma de suas empresas, as Casas Bahia. 

Para entender tudo isso em detalhes, acompanhe o artigo! Nele, vou mostrar os resultados de vendas da Via Varejo na Black Friday, e contar um pouco sobre as últimas iniciativas da companhia para expandir sua participação no digital. 

(Imagem: Divulgação Facebook Casas Bahia)

Via Varejo Atinge R$ 3 Bilhões em Vendas na Black Friday

O Grupo Via Varejo, detentor de marcas como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, anunciou em fato relevante que suas vendas durante os dias promocionais da Black Friday bateram um verdadeiro recorde para a empresa…

Ao todo, a varejista registrou R$ 3 bilhões em vendas (GMV) ao longo do evento, o que significou uma alta de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, que atingiu a quantia de R$ 2,2 bilhões. 

Mas não só isso…

Entre os dias 22 e 28 de novembro, as vendas online tiveram aumento de 99%, representando uma participação de 62,4% nas vendas totais…

Além disso, a Via Varejo informou que seu marketplace tece uma alta de 125% ao longo do período. 

Ou seja, resultado muito positivos para a varejista…

Outros dados que também chamaram a atenção sobre o desempenho da Via Varejo na Black Friday 2020 foram:

  • Ganho de market-share (online) de 4,2 p.p., de acordo com análise feita pelo Compra & Confie;
  • Relevância do Vendedor Online (ou “Me Chama no Zap”), registrando 18% de participação nas vendas pela internet;
  • Crescimento de 42% nas vendas feitas pela modalidade “Retira na Loja”.

E mais do que isso…

Entre as categorias que tiveram mais destaque no gosto dos consumidores, estão:

  • Informática (+109%);
  • Telefonia Celular (+37%);
  • Televisores (+24%)

Já no 3P destacamos, foram:

  • Esporte / Lazer (+263%);
  • Automotivo (+186%);
  • Cama, Mesa e Banho (+103%).

No documento, a companhia também ressaltou a preocupação em evitar aglomerações nas lojas físicas por causa da pandemia:

Atingimos nosso objetivo de segmentar o evento promocional anual conhecido como BlackFriday ao longo de toda a semana do dia 22 de novembro, mitigando o risco de aglomerações em nossas lojas físicas e prezando pelo bem estar de nossos clientes diante da pandemia do COVID-19”, afirma.

Sendo assim, os resultados obtidos pela Via Varejo obtidos nos dias de promoção da Black Friday não são nada menos que avassaladores…

E tudo isso faz parte dos esforços da companhia para estar cada vez mais inserida e consolidada no ambiente digital…

Foco da Via Varejo é a Liderança nas Vendas Online

Não há como ignorar os esforços que a Via Varejo vem fazendo nos últimos meses para alavancar de vez sua expansão no Ecommerce…

Principalmente após o período turbulento de 3 anos em que ficou à venda pelo grupo francês Casino.

Assim, é seguro dizer que agora a Via Varejo está em um momento de retomada ao topo do mercado de varejo. E, para isso acontecer, muitas ações têm sido realizadas pelo grupo…

Só neste ano, a varejista comprou a AsapLog, empresa focada em fazer entregas para Ecommerce, além da Banci, que presta serviços de conta digital…

Mas não houve as aquisições só dessas duas empresas…

Em outubro, a Via varejo também compro a I9XP, especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce.

Depois, a varejista adquiriu uma cota de participação na Distrito, empresa que faz o que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação. Ao todo, foram 16,67% das ações da Growth Partners Investimentos e Participações.

Além disso, no que diz respeito às Casas Bahia, o grupo traçou as seguintes estratégias:

  • Reformulação da marca (com mudança de logo e identidade visual);
  • Criação de lojas ao “estilo Apple”, com intuito de atingir clientes com um poder aquisitivo mais alto;
  • Mudança em seu mascote oficial, o Baianinho, que passou a ser o adoelscente CB.

Sendo assim, é importante ressaltar que uma das empresas que mais se destacou – ou seja, “tomou” o lugar da Via Varejo – foi a Magazine Luiza

E hoje as estratégias de ambas se assemelham muito…

Isto é, tanto as Casas Bahia quanto a famosa Magalu investem na aquisição de novas empresas para expandir suas atuações no mercado e também apostam em personagens como estratégias de marketing. 

Portanto, é bem provável que mais iniciativas para o digital estejam no radar da Via Varejo…

Quem acompanha o mercado de Ecommerce sabe o peso que o grupo sempre teve no setor. E ver essa retomada da Via Varejo tem sido algo bem animador para todo o mercado de forma geral. Principalmente para quem vende no marketplace da Via varejo, claro.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago