Ciente das mudanças que estão ocorrendo na jornada do cliente, Via está implementando novas tecnologias em suas operações logísticas. De acordo com o comunicado à imprensa, a varejista é a primeira do país a adotar uma solução em nuvem para integrar o sistema de gestão de supply chain.
Essa é mais uma das iniciativas da companhia, que tem investido em diversos setores como financeiro e logístico, principalmente após alcançar meta de 100 mil sellers no marketplace…
A varejista adotou a Manhattan Active Warehouse Management (WM), uma ferramenta de execução unificada de supply chain, da Manhattan Associates, empresa especializada em soluções para cadeia de suprimentos.
Na prática, a WM combina toda demanda, fornecimento, mão de obra, organização de estoque e automação. Isto é, integrando todas as operações logísticas que acontecem nos armazéns da antiga Via Varejo…
O projeto piloto já foi implementado por completo na cidade de Contagem (MG). Porém, a previsão é de que o processo de migração do sistema seja finalizado em todos os outros 27 centros de distribuição, localizados em 20 estados e no Distrito Federal, até o final de 2022.
Vale destacar que a Via já utilizava a tecnologia da Manhattan Associates desde 2018. Agora, a parceria entre as companhias ficou ainda mais forte com a implementação da nova ferramenta…
Ainda de acordo com o comunicado, a Via realiza 2 entregas por segundo e é a única empresa a ter, em média, 9 mil pontos de retirada de produtos em todo o país. Além disso, a varejista tem mais de 1.100.000 m² de armazenagem e 1.000 lojas no Brasil.
Ou seja, o sistema de gerenciamento de armazém nativo em nuvem está sendo adotado em um momento significativo para a companhia, que tem cerca de 97 milhões de consumidores…
Em relação à ferramenta, Marco Beczkowski, diretor de Vendas e CS da Manhattan Associates Brasil, destaca os benefícios para uma empresa que tem alta demanda de pedidos:
“É um aplicativo único, criado inteiramente a partir de microsserviços, o que significa que é possível “configurar e esquecer”, no que se refere a preocupações com desempenho, resiliência e capacidade de ampliação“, conta o executivo.
Nesse contexto, Fernando Gasparini, diretor executivo de Logística e Abastecimento da Via, reconhece que a varejista precisava de uma solução bem desenvolvida e que oferecesse suporte ao negócio omnichannel:
“Nossa cadeia de suprimentos é o que nos diferencia de nossos concorrentes e queríamos ter certeza de que nossos clientes e vendedores do mercado continuariam a ter uma experiência excelente para o cliente“, afirma o profissional.
Assim, é esperado que a WM seja capaz de otimizar as operações de distribuição e, ao mesmo tempo, colabore com a adaptação da Via às necessidades dos consumidores, que estão em constante mudança.
Por fim, é válido ressaltar que a varejista tem feito diversos investimentos em logística recentemente. A Via tem planos de lançar o serviço Retira Rápido para os produtos 3P no 1º trimestre de 2022 e, há alguns meses, disponibilizou o Drop Off para os sellers do marketplace.
De fato, a antiga Via Varejo tem apostado inúmeras vezes em oferecer uma experiência omnichannel aos compradores. Por exemplo, quando a companhia permitiu a troca de produtos comprados online nas lojas físicas.
Sendo assim, a Via foca em aprimorar a experiência dos consumidores, tanto no ambiente físico, quanto no digital e em conquistar o topo do mercado, para ser reconhecida como a maior varejista do Brasil.
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