Em meio ao crescimento exponencial do Ecommerce nos últimos meses, vender no Rappi tem sido uma boa alternativa para as empresas alcançarem mais consumidores e, consequentemente, aumentarem seus faturamentos…
Principalmente porque a plataforma permite o cadastramento de negócios de diversos segmentos e o melhor de tudo: é amplamente utilizada por milhares de brasileiros.
Sendo assim, para quem vende online e considera trabalhar utilizando o aplicativo, vale a pena pensar da seguinte maneira:
Quanto mais plataformas a sua loja estiver presente, maiores serão as chances de aumentar o número de vendas. E como fazer isso sendo um parceiro do Rappi?
Nesse artigo vamos ensinar TUDO o que você precisa saber para vender pelo aplicativo…
O Rappi é uma plataforma delivery colombiana que chegou ao Brasil em 2018.
Disponível na versão web e em aplicativos para Android e iOS, o Rappi se destaca por realizar entregas rápidas de alimentos, itens de mercado, perfumaria, floricultura e medicamentos. Além de oferecer soluções voltadas para reformas e reparos, serviços domésticos, assistência técnica etc.
Diante disso, vale ressaltar que esses são alguns dos pontos que faz com que o Rappi se diferencie de seus principais concorrentes diretos, como o Ifood e Uber Eats, que são mais voltados para entrega de alimentos.
Mas como funciona o Rappi na prática? É o que vamos mostrar a seguir…
Não há muito como fugir: para vender no Rappi é necessário entender o funcionamento da plataforma como um todo…
Basicamente, o aplicativo possui opções que estão organizadas em diferentes seções, como:
Além disso, os estabelecimentos parceiros podem realizar as entregas da seguinte maneira:
Contudo, o grande diferencial do Rappi é que, além dos entregadores, existe o personal shopper. Isto é, um colaborador que fica dentro das lojas – principalmente mercados – e busca os itens que são solicitados pelo comprador…
Funciona da seguinte maneira:
O cliente escolhe o que deseja comprar, efetua o pagamento por meio do Rappi, o personal shopper faz a compra e depois repassa para o entregador. Uma boa opção, não é verdade?
Dito isto, vamos ao próximo passo para começar a vender no Rappi: o cadastro do negócio na plataforma…
O primeiro passo para se tornar uma empresa parceira é acessar o site oficial do Rappi e clicar em “Junte-se ao Rappi”.
Depois, basta selecionar o país e informar dados como: nome completo, telefone para contato e e-mail.
Assim, o Rappi enviará um código de confirmação para o e-mail e número de telefone cadastrados no sistema…
E a próxima etapa é cadastrar de fato o restaurante. Para isso, vai ser preciso repassar informações a imagem abaixo mostra:
Ou seja, é só informar os dados bancários, o cardápio do estabelecimento, o horário de funcionamento e enviar os documentos legais exigidos…
Depois, basta aguardar a equipe do Rappi entrar em contato por Whatsapp, e-mail ou telefone. Após a avaliação, o negócio já ficará liberado para vender no Rappi. Um processo bem simples e prático.
Assim como outras plataformas de delivery, o Rappi também cobra taxas de serviço aos estabelecimentos parceiros…
Primeiramente, a taxa cobrada para novos restaurantes e estabelecimentos cadastrados é de R$ 40. E esse valor é descontado após as primeiras vendas realizadas na plataforma…
Depois, o aplicativo cobra uma Taxa de Pagamento a Crédito. Isto é, uma taxa de 3,5% sobre cada venda feita na plataforma.
Ou seja, valores que fazem sentido com o que já vem sendo aplicado no mercado e em outros aplicativos semelhantes ao Rappi…
Contudo, fazer o cadastro e quais são as taxas cobradas para vender no Rappi não significa o fim da jornada. É preciso aprender como ter um bom faturamento como um estabelecimento parceiro da plataforma…
Para destacar sua loja na plataforma, é necessário adotar algumas estratégias básicas:
Para conquistar a preferência de clientes e até mesmo fidelizá-los ao seu negócio, é CRUCIAL ser ágil com o preparo e a entrega do pedido.
Para isso, esteja sempre atento às notificações do aplicativo Rappi e faça um planejamento a fim de organizar o seu serviço e o de toda a equipe. Isto é, desde os cozinheiros até os entregadores.
Assim, tenha em mente que os clientes não vão gostar de esperar um tempo longo para receber o pedido. Por isso, é preciso se organizar e fazer as entregas o mais rápido possível.
É fato que um estabelecimento bem avaliado conquista muito mais clientes. Aliás, na visão do consumidor, uma loja com 4.8 estrelas está muito à frente do que uma com 3.7 estrelas, por exemplo…
E, assim como outros aplicativos, o Rappi permite que os compradores registrem suas opiniões quanto aos serviços prestados pelos restaurantes e demais empresas cadastradas na plataforma. Diante disso, vale a pena solicitar feedbacks ao fim das vendas…
Para melhorar ou manter uma boa nota no aplicativo, é possível deixar bilhetes solicitando feedbacks nos pacotes entregues. Ou até mesmo oferecer brindes, como sobremesas…
A ideia é agradar o cliente além de uma comida de qualidade e um serviço bem feito!
Não tem jeito: é essencial estudar os preços dos concorrentes para vender e ter sucesso no Rappi.
A partir dessa iniciativa, você consegue comparar os preços do seu negócio e entender se estão dentro do esperado pelo consumidor…
Além disso, uma boa dica é ler as avaliações feitas por clientes quanto ao serviço prestado pela concorrência. Aliás, saber o que os consumidores estão falando sobre os concorrentes é um ponto importante para ganhar vantagem no segmento em que ambas empresas atuam.
Se você possui um Ecommerce voltado para o ramo de alimentação ou produtos de beleza, por exemplo, vender no Rappi pode ajudar consideravelmente no aumento do seu faturamento…
Isso porque, com o uso de aplicativos como o Rappi, o estabelecimento pode alcançar mais visibilidade, visto que a plataforma automaticamente indica novos clientes para o seu negócio.
Dessa forma, usar um aplicativo tão popular entre os consumidores pode contribuir para o crescimento dos negócios e também ser uma ótima estratégia para quem está começando…
Fora outros benefícios como:
Contudo, para finalizar, lembre-se que o que pode funcionar para um negócio, não necessariamente pode funcionar para outro. Por isso, não descarte a realização de testes…
O fato é que você só conseguirá saber se o Rappi é realmente para a sua empresa ao fazer testes pontuais na plataforma.
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