O Relatório do Varejo 2021 desenvolvido pela Adyen, empresa global de pagamentos, aponta as principais tendências de pagamento do varejo para o ano de 2022. De acordo com o levantamento, a digitalização das lojas físicas para aprimorar a experiência de compra do cliente é um dos fatores que estará em alta este ano.
Nesse contexto, 90% dos entrevistados afirmaram que não retornam a comprar se tiverem vivido uma má experiência na loja física ou online. Na prática, os meios de pagamento impactam a satisfação do consumidor e, por isso, é importante considerar as tendências apontadas na pesquisa…
As pessoas estão cada vez mais em busca de pagamentos rápidos na hora de fechar o carrinho. Tanto que 53% dos consumidores contaram que já abandonaram uma compra por não poder pagar como preferiam…
Além disso, os clientes querem ter segurança nos pagamentos. O estudo indica que 47% dos consumidores desejam que haja um maior esforço contra fraudes por parte das empresas. Enquanto isso, 78% dos respondentes disseram que teriam mais chances de comprar de um varejo que emprega tecnologia para melhorar a experiência de compra.
Em contrapartida, os compradores estão mais atentos ao comportamento das empresas. Prova disso é o fato de 34% acharem que os varejistas são muito lentos para adotar novas tecnologias.
Outra tendência é a venda por diferentes canais, como site, aplicativo e loja física. A estratégia que integra os serviços, conhecida como omnichannel, deve se intensificar ainda mais em 2022.
Para você ter uma ideia, 71% dos participantes disseram que seriam mais leais a um varejista que os permitissem comprar online e devolver na loja. Enquanto 77% afirmaram que seriam mais fiéis a um varejista que os deixassem comprar de dentro da loja um item esgotado e enviasse-o direto para casa deles.
Por esta razão, é de grande importância unir o ambiente digital com o físico para ter mais chances de garantir a satisfação dos consumidores. Por exemplo, a Nuvemshop, que lançou a 1ª loja omnichannel na América Latina em dezembro do ano passado.
Por outro lado, ao contrário do omnichannel, o Unified Commerce (Comércio Unificado, em português) cria um único sistema integrado para as varejistas. Assim, todos os pagamentos e dados ficam centralizados em apenas um sistema.
Dessa forma, os compradores têm mais facilidade em realizar trocas de produtos comprados online, por exemplo. Nessa circunstância, 62% dos consumidores continuarão a fazer mais compras online do que antes da pandemia.
Ou seja, ao optar por um sistema de dados unificados, os empreendedores ainda podem utilizar as informações dos compradores para tomar decisões nas iniciativas futuras do seu negócio.
Diante desse cenário, é notável que diversas varejistas que atuam no Brasil estão atentas às tendências de pagamento no varejo para 2022. Como a Americanas, que inaugurou a 1ª loja autônoma da ‘Ame Go’, e a Casas Bahia, que lançou uma megaloja com serviços integrados, no segundo semestre de 2021.
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