Recentemente um leitor nos enviou um email perguntando sobre o porquê de sua loja virtual não vender. Prontamente, a nossa equipe questionou sobre como andava o tráfego do seu site e a resposta foi mais ou menos a seguinte:
“Eu chego a ter 80 visitas por dia, mas ninguém compra!”
Logo de cara, dá para perceber que o nosso amigo leitor se esqueceu de considerar um fator importantíssimo do varejo: a taxa de conversão. Assim como a maioria das pessoas que entram em uma loja física acabam saindo sem comprar nada, o mesmo acontece no ecommerce… Na verdade, se você já é um empreendedor experiente, sabe que um tráfego de 80 visitas diárias é considerado baixíssimo!
Quer entender mais sobre taxa de conversão e por que ela importa tanto no ecommerce? Então fique com a gente até o final da leitura!
Para saber se você tem uma boa taxa de conversão, nada mais prático que olhar para a taxa de conversão média do ecommerce no Brasil… Segundo estudos recentes, essa taxa flutua entre 0,5% e 1%. Ou seja: se considerarmos 0,5%, isso quer dizer que, de cada 200 visitas, cerca de 1 venda será finalizada.
Obviamente, diversas lojas virtuais conseguem taxas superiores a essa média nacional. Para saber se é o seu caso, faça o cálculo abaixo:
Para calcular a taxa de conversão de uma loja virtual, é muito simples. Basta gravar a seguinte fórmula:
Taxa de conversão = (número de pedidos/número de visitas) x 100
Exemplo – Se a sua loja teve 200 vendas em janeiro e, nesse mesmo período, recebeu 15 mil visitas, podemos dizer que:
Taxa de conversão = (200/15000) x 100 = 0,013 x 100 = 1,3%
Bem fácil, certo? Uma boa dica é usar a fórmula acima para monitorar a taxa de conversão de cada campanha de marketing e dar prioridade àquelas com melhor performance.
Agora que você já entendeu tudo sobre taxa de conversão no ecommerce, provavelmente chegou à conclusão de que não adianta somente criar uma loja virtual… É preciso gerar tráfego!
Por isso, recomendamos a todos os nossos alunos para que, no início, utilizem marketplaces como o Mercado Livre para vender. Esses sites já possuem milhões de visitas diárias, o que facilita bastante a vida do lojista que trabalha lá dentro.
Quer entender melhor o que fazer para criar o seu ecommerce sem nem mesmo precisar de um site? Então dê o play no vídeo abaixo — quem fala é o especialista Bruno de Oliveira:
Restou alguma dúvida? Então deixe um comentário abaixo do texto e vamos continuar conversando!
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