Storytelling é uma ótima técnica que você pode adicionar à estratégia de marketing de conteúdo do seu Ecommerce. Isso pode ajudá-lo atrair novos clientes, envolver o público, aumentar a receita e melhorar a retenção de clientes…
E mais do que isso…
Quando o assunto é vendas no Ecommerce, contar histórias é vital, pois as marcas precisam romper a barreira da tela do computador para se conectarem com possíveis clientes.
Quer saber como DESTACAR a sua loja virtual com o storytelling? Continue a leitura abaixo!
Storytelling é simplesmente o ato de construir uma narrativa em torno de sua empresa e de seus produtos – é uma técnica de vendas. Tudo o que você conta aos consumidores sobre você, sua empresa, seus produtos e serviços faz parte da história.
E tudo isso ajuda a criar um contexto no qual os clientes em potencial possam entender quem você é, qual a missão e objetivos do seu negócio e por aí vai…
Vamos te dar um exemplo:
Se você tem uma marca de café, não diga apenas que o seu produto tem um sabor maravilhoso. Fale detalhadamente sobre como os fundadores da empresa viajaram pelo mundo em busca da mistura perfeita dos grãos de café, como foi todo o processo para chegar ao produto a ser comercializado e o que os motivou a escolher esse tipo de negócio…
São esses fatores que vão adicionar um senso de credibilidade e exclusividade, aproximando mais as pessoas da sua marca.
Na prática, as histórias têm o poder de converter compradores passivos em clientes recorrentes! E, se o storytelling for convincente o suficiente, sua persona não apenas comprará seu produto, mas também abraçará a marca como um todo…
Em suma, o storytelling pode ajudar que sua marca:
O storytelling adiciona autenticidade ao conteúdo e chama a atenção dos consumidores, ajudando você a se comunicar em um nível mais íntimo com as pessoas.
Uma boa narrativa é parte crucial do desenvolvimento de uma marca memorável, atraindo novos clientes, melhorando a credibilidade, construindo a fidelidade do cliente e impulsionando as vendas!
Assim, essa técnica pode dar profundidade à marca, já que mostra que o seu negócio oferece mais do que apenas um produto ou serviço… Mas também que há valores com os quais as pessoas podem se relacionar.
Portanto, para tornar suas estratégias e mensagens de marketing digital mais eficazes e também fortalecer o vínculo com os clientes, é preciso fazer com que o público sinta que a sua empresa o compreende…
Isto é, as marcas mais bem-sucedidas constroem relacionamentos com seu público, definindo a marca com um conjunto básico de crenças. Isso agrega um valor percebido aos produtos e serviços, fazendo com que os consumidores se sintam parte de algo grande.
Um exemplo de storytelling de sucesso é a Coca-Cola. As pessoas não se importam em pagar um preço mais alto pelo produto porque sentem um apego emocional à marca, não é verdade?
O truque é selecionar histórias com as quais os clientes em potencial possam se relacionar. E falar a língua de seu público-alvo é crucial para se conectar com eles em um nível mais pessoal…
As melhores histórias motivam as pessoas a agir! Muito mais do que um discurso de vendas padrão…
Por isso, antes de compartilhar uma história, pense sobre o que você quer que seu público sinta e o que você quer que eles façam a seguir, certo?
O potencial do storytelling está em sua capacidade de compartilhar a mensagem da marca. A história que você cria sobre a empresa deve responder às seguintes perguntas:
Adicionar personagens tornará a história mais identificável. Isso ajudará a conectar a marca com os clientes e também a construir uma credibilidade diante deles…
Diante disso, o enredo deve reforçar a mensagem da marca para o público! Mais importante ainda: deve ser feito de um jeito simples, para que todos compreendam o que você está tentando dizer.
Considere a inclusão de personagens no vídeo que você for criar. Eles podem falar em nome de seus consumidores, por exemplo. O fato de os personagens expressarem as preocupações dos clientes pode funcionar a favor da sua marca.
Marcas que contam grandes histórias são aquelas que raramente passam despercebidas. A ideia por trás do storytelling para divulgar sua marca é fazer do cliente o herói da história.
Por exemplo:
As campanhas publicitárias da Apple têm como foco principal os clientes e como seus produtos podem melhorar a experiência deles. Ou seja: em vez de focar no produto, a Apple enfatiza a experiência que esses produtos podem oferecer aos clientes.
Histórias reais podem ajudar a construir confiança das pessoas em relação ao seu negócio. Uma opção é pedir para os clientes já fidelizados que compartilhem seus comentários sobre os serviços que sua empresa oferece… E considere a possibilidade de destacar alguns deles em suas histórias.
Feito da maneira certa, isso permitirá que seus público se conecte com sua marca emocionalmente…
Um bom exemplo disso é o Airbnb, que apresenta vídeos e biografias dos anfitriões registrados na plataforma. Essa abordagem não usa apenas as emoções de seus clientes, mas também alinha a história da empresa com a jornada deles.
Entenda o que os clientes experimentam ao usar seus produtos. Isto é, explique como as pessoas realizavam tarefas antes de terem seu produto e como se sentiram neste contexto…
Em seguida, mostre elas usando seus produtos e como se sentem em relação a isso. Lembre-se sempre de usar palavras e frases que enfoquem emoções positivas.
Em outras palavras, venda os benefícios, não o produto. Pontue o que torna seus itens e serviços únicos, e como podem ajudar os clientes a alcançar a satisfação.
Talvez seu produto permita que as pessoas passem mais tempo com suas famílias, por exemplo, como uma Smart TV, que permite acesso a vários canais de filmes. Então, sempre retome isso ao longo da narrativa.
Enuncie a questão, mostre que a compreende. Em seguida, explique como desenvolveu uma solução para tornar a vida dos clientes mais fácil nesse sentido…
Entendendo as necessidades dos clientes, mostre os detalhes do seu produto ao longo da narrativa. Assim, destaque os pontos cruciais que irão colaborar na resolução dos problemas da sua persona.
Qual é o valor central da sua marca? Construa mensagens e imagens em torno disso e crie uma hashtag cativante que resuma sua mensagem central…
Incentive os consumidores a contar suas histórias usando a hashtag e use as pesquisas nas redes sociais para promover sua campanha.
Você pode explicar o processo de fabricação, descrever a cultura da empresa, explicar os custos de produção do produto etc.
Assim também, descreva as eventuais dificuldades que o negócio enfrentou e o que foi feito para superá-las. Acredite, isso aproxima demais o público de uma marca!
Você pode retribuir à comunidade local? Se sim, então, você pode doar seu tempo para um evento local, doar presentes para uma instituição de caridade ou patrocinar um projeto…
Faça o que fizer, tudo isso pode ser integrado ao storytelling da sua marca que vai ser compartilhado com o público.
As estratégias de storytelling são uma ótima escolha para alavancar as vendas, pois, como dito anteriormente, cria-se uma narrativa sobre a sua empresa, aproximando o cliente da sua marca…
Esses mesmos consumidores poderão se tornar fiéis e compartilhar suas experiências de compra com outras pessoas que, por sua vez, tem tudo para se tornarem potenciais compradores também!
Além disso, pode-se levar em consideração o forte avanço do Ecommerce nos últimos meses. Segundo dados recentes divulgados pelo relatório Webshoppers 43, o setor atingiu sua maior alta em 13 anos!
E a tendência é de crescimento para o Ecommerce em 2021…
Assim, o storytelling não pode ser deixado de lado quando se trata do aumento das oportunidades de vendas. Principalmente quando levamos em consideração que os consumidores têm contato com tantas empresas atualmente… Ou seja: a sua precisa cativar as pessoas!.
Dessa forma, saiba que o storytelling é uma técnica eficaz com benefícios claros. E, se feito da maneira certa, dá para aproveitar o poder das histórias para se conectar com seus clientes em um nível mais profundo. Você não vai perder esta oportunidade, vai?
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