Senado Adia Novamente a Privatização dos Correios

Última atualização em 9 de novembro de 2021 por Felipe Vannucci

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) adiou para a próxima terça-feira (16) a votação do projeto de lei 591/21, que possibilita a privatização dos Correios. O adiamento ocorreu devido a uma alteração no parecer do relator Márcio Bittar (PSL-AC) na proposta sobre a estatal. 

No entanto, essa não é a primeira vez que a votação é reagendada. Em agosto deste ano, o PL foi aprovado na Câmara dos Deputados e, a princípio, seria votado no dia 9 de novembro.

correios
(Imagem: Reprodução)

Relator Quer Impedir o Fechamento de Agências em Lugares de Difícil Acesso 

O presidente da CAE Otto Alencar (PSB-BA) anunciou que o senador Márcio Bittar (PSL-AC) fez uma mudança no parecer. Sendo esta a inclusão de um trecho para proibir o fechamento de agências da estatal durante o período de 60 meses após a privatização em municípios da Amazônia Legal, que contam com menos de 15 mil habitantes.

De acordo com o senador, a alteração inserida recentemente na proposta representa uma forma de garantia da universalização dos serviços postais no país:

O texto que iremos propor, por meio de emenda, tem como destinatários, principalmente, as pequenas cidades do interior do país localizadas na Amazônia Legal, que ainda tem deficiência na prestação de serviço por meio de operadores privados”, afirma Bittar.

Por outro lado, o vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), Marcos César Alves Silva, afirma que o documento inserido pelo relator do projeto não garante a manutenção das agências localizadas em lugares remotos do Brasil:

Há risco efetivo de fechamento de milhares de agências caso o projeto prospere”, conta Silva.

Além disso, o senador Omar Aziz (PSD-AM) explicou na sessão desta terça-feira que os Correios têm um papel importante na sociedade. Tendo em vista que a estatal é responsável pela entrega das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em locais de difícil acesso:

Sabem a importância do Correios para o Brasil, que atende a mais de 5,5 mil municípios? Sabem quem distribui o Enem lá no município de Tapauá, lá no município de Ipixuna? É distribuído pelos Correios. Sabem o lucro dos Correios nos últimos anos? E nós estamos vendendo aquilo que dá lucro para o Brasil“, justifica Aziz.

Diante das discussões sobre o projeto de lei, é válido lembrar que mudanças na proposta resultam em atrasos, já que a Câmara dos Deputados terá que aprová-lo novamente. E, possivelmente, a privatização dos Correios pode ser decidida somente no próximo ano.

Em paralelo a isso, os Correios do Brasil não pararam de lançar novos recursos para as pessoas que utilizam os serviços logísticos da estatal, seja para enviar ou receber encomendas em todo o país… 

Correios Implementa Novo Serviço Com Privatização em Pauta no Senado

O SEDEX Hoje, lançado em setembro deste ano, que viabiliza a entrega de pacotes em horário estendido é um bom exemplo disso. Nessa modalidade de envio, os indivíduos podem despachar volumes até às 18h e terão a entrega garantida até às 23h do mesmo dia, independentemente de ser dia útil ou final de semana.

Na prática, os empreendedores de Ecommerce que tenham contrato com a estatal podem aproveitar uma facilidade que acelera o processo logístico e, dessa forma, também alcançar um volume maior de compradores…

Além disso, a estatal ainda lançou uma campanha de Black Friday 2021, anunciando que vai aprimorar serviços já existentes, como o SEDEX Hoje, a fim de atender a alta demanda de encomendas que ocorre no final do ano. Por exemplo:

  • Formas de Envios (Meu Envios, PAC e SEDEX);
  • Coletas (Programada, Agendada e no Mesmo Dia);
  • Entrega no Endereço do Comprador ou no Vizinho, Retirada na Agência ou no Locker;
  • Logística Reversa;
  • Nível de Serviço; atendimento proativo para verificar encomendas fora do prazo;
  • A solução fulfillment Correios Log+.

Assim, fica claro que os Correios implementaram iniciativas em um período em que a privatização da estatal já estava sendo discutida, tanto na Câmara dos Deputados, quanto na CAE. Porém, é notável que a venda da estatal não tem acontecido na velocidade esperada.

Embora o futuro dos Correios ainda seja incerto, não há dúvidas de que os empreendedores devem acompanhar de perto as próximas decisões que serão tomadas a respeito da proposta de privatização. Ficar por dentro dos impactos que serão causados na vida dos lojistas que utilizam os serviços postais é fator crucial para quem vende tanto no varejo quanto no digital hoje.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.