A Renner inaugurou recentemente primeira loja circular do varejo brasileiro. O novo espaço tem um modelo de infraestrutura física baseado em dois fatores: omnicanalidade e economia circular. Isto é, um conceito que equilibra o uso de recursos renováveis, assim, preservando o meio ambiente.
Mas qual seria, de fato, o propósito da Renner em apostar em uma loja física com um viés diferente das demais? É exatamente isso que você vai descobrir ao acompanhar os próximos tópicos…
De acordo com comunicado feito pela Renner, o projeto da loja circular começou em 2019. Após um longo período de pesquisa, a varejista consolidou a proposta e abriu a primeira unidade no shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, com as seguintes características:
Com a expectativa do plano sair do papel, a companhia precisou ampliar o programa de conformidade a fim de qualificar seus fornecedores parceiros. Ou seja, todos os indivíduos envolvidos no projeto passaram por treinamentos sobre sustentabilidade e economia circular.
Um dos destaques da novidade é o impulso causado na jornada omnichannel, uma estratégia que a Renner tem ampla experiência. Assim que os consumidores entram na loja, podem aproveitar um atendimento diferenciado e tecnologias como totens para acessar serviços e o catálogo digital da varejista.
Além disso, a companhia investiu em um aumento de 60% na quantidade de caixas de autoatendimento, como o dispositivo de Venda Móvel. Essa tecnologia permite que os consumidores finalizem uma compra em diferentes áreas da loja, o que torna a jornada do cliente ainda mais satisfatória.
Em relação à sustentabilidade, a Renner já comercializava peças de vestuário feitas a partir de produtos reciclados e ecologicamente corretos. Na prática, esse movimento continua em vigor, já que a varejista lançou três novas coleções produzidas com materiais que não causam grandes impactos no ecossistema…
No geral, a Renner está com uma pegada consciente há um certo tempo. Em julho deste ano, a varejista anunciou a compra da startup de venda de roupas usadas Repassa. Agora, a companhia se tornou a pioneira no mercado a inaugurar uma loja circular.
Nesse contexto, a Lojas Renner aparenta estar ciente de que os hábitos dos consumidores estão em constante mudança e quer assumir o topo do mercado, mas não apenas isso. Segundo Fabiana Taccola, diretora de Operações da Renner, a empresa também está empenhada em ser uma referência em circularidade no varejo:
“O novo espaço vai potencializar a experiência do consumidor com iniciativas inovadoras, digitais e mais sustentáveis, pilares que norteiam o desenvolvimento do nosso negócio”, afirma a executiva.
Considerando os recentes investimentos da companhia nesse sentido, tudo indica que a Lojas Renner está com fortes chances de alcançar seus objetivos nos próximos anos…
Desde 2014, a Renner neutralizou 100% das emissões de CO2, aumentou o consumo de energia de fontes renováveis de baixo impacto e adotou a energia sustentável de parque eólico para abastecer 100% de 170 lojas, além do centro de distribuição que está sendo construído em São Paulo.
Inclusive, a varejista vendeu mais de 200 milhões de peças sustentáveis com o Selo Re, a frente sustentável da companhia. E ainda lançou o programa de logística reversa que coletou cerca de 155 toneladas de produtos descartados pelos clientes nas lojas…
Logo, todas essas iniciativas deixam os compradores atentos aos valores de consumo ecológico da Renner. Em paralelo a isso, a companhia se destaca entre as concorrentes, eleva sua reputação e ainda aproveita o fato dos consumidores estarem interessados em ter um estilo de vida mais saudável e ecologicamente correto.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…