As redes sociais ganharam um papel importante na vida das pessoas ao redor de todo o mundo ao longo dos últimos anos. Hoje, as pessoas utilizam esses canais para compartilhar fotos, vídeos, mensagens e vários outras utilidades… Inclusive a de comprar produtos!
Para você ter uma ideia, estima-se que existem mais de 3,8 bilhões de pessoas conectadas pela internet…
Por isso, não há como fugir: as redes sociais se tornaram CRUCIAIS quando o assunto é atingir e impactar as pessoas do ambiente digital.
As empresas, inclusive, não podem nem por um segundo pensar em não investir em estratégias de marketing voltadas para as redes sociais.
Cada uma delas tem o seu ponto forte e isso é fundamental para se alavancar as vendas de um negócio…
Contudo, para aproveitar ao máximo todo o potencial das redes sociais, é preciso conhecer as principais características de cada uma delas…
E é isso o que mostraremos ao longo deste artigo! Ou seja, vamos apresentar as 6 redes sociais mais usadas no brasil atualmente…
Antes, vamos começar pelo básico? Veja só…
O que são as redes sociais é simples de responder: são ferramentas ou “espaços virtuais” que facilitam as conexões entre as pessoas.
Na prática, as redes sociais simbolizam uma estrutura formada por indivíduos com os mesmos interesses…
Basicamente, são grupos de pessoas que se relacionam por meio de mensagens, compartilhamento de fotos e vídeos, e vários outros conteúdos.
Mas não só isso…
As redes sociais tem mudado muito de papel nos últimos anos. Desde seu início, muitas empresas passaram a utilizar essas ferramentas para falar com o seu público-alvo…
Isto é: atingir a sua audiência.
E qual seria a finalidade disso?
Desenvolver uma maior conexão com as pessoas que têm ou possam vir a ter interesse na divulgação de seus produtos.
Dessa forma, não há como negar que as redes sociais passaram a ter um papel CRUCIAL nas estratégias de marketing das empresas.
Mas vou falar mais sobre isso adiante…
Primeiro, vamos aprofundar um pouco mais o assunto explicando um ponto que sempre gera dúvidas entre as pessoas…
Sim!
Provavelmente você já ouviu falar nas “mídias sociais”. E certamente também já confundiu ou viu algum conhecido utilizar o termo quando, na verdade, seria mais adequado dizer “redes sociais”. Tudo bem, são nomes e conceitos um pouco parecidos…
Mas para entender a diferença é bem simples:
Basicamente, as redes sociais têm como objetivo a interação entre as pessoas…
Já nas mídias sociais, o foco central é o compartilhamento de conteúdos e informação. Ou seja, são plataformas que permitem que as interações e conexões aconteçam.
Assim, se você analisar um pouco vai notar que toda rede social é uma mídia social. Mas o contrário nem sempre se aplica.
Percebe a diferença?
Bons exemplos disso são os blogs ou até mesmo o Youtube. Principalmente porque apesar de ser possível você interagir com outros usuários, sua verdadeira proposta é consumir o conteúdo compartilhado.
Dito isto, vamos conhecer agora as redes sociais mais usadas no Brasil?
Sem dúvidas, está aí um aplicativo que figura na lista dos mais baixados constantemente. E isso não é à toa… O TikTok é uma febre mundial.
Para você ter uma ideia, de acordo com o Sensor Tower, o aplicativo foi o mais baixado no mês de outubro deste ano, com quase 66 milhões de downloads…
Isso representou um crescimento de 9,5% em um comparativo com o mesmo mês em 2019. Inclusive, o Brasil foi um dos países que mais baixou o aplicativo, ficando em 2º lugar e com 10% dos downloads.
Assim, além dos populares vídeos de dublagens, coreografias, challenges e diversos outros efeitos, hoje o TikTok possui uma vasta gama de conteúdos…
E as empresas estão atentas a tudo isso, claro…
No período de pandemia, muitas delas utilizaram o aplicativo para divulgar produtos.
E mais do que isso…
Fecharam parcerias com influenciadores digitais, figuras importantes que podem fazer toda a diferença para as vendas de um negócio…
Diante disso tudo, um fato é indiscutível: o aplicativo não para de crescer! E nem mesmo a batalha com o Trump conseguiu frear a popularidade do TikTok, diga-se de passagem…
Já foi o tempo em que o Whatsapp era usado só para enviar mensagens…
Hoje, o aplicativo está a cada dia mais forte no dia a dia dos brasileiros or vários fatores! Inclusive, o Whatsapp assumiu um papel fundamental no varejo nacional…
Você sabia que 83% dos brasileiros compram pelo Whatsapp? Pois é, um dado muito significativo…
E o aplicativo se tornou realmente crucial no processo de compra e venda…
Um de seus diferenciais é o Whatsapp Business. Para as empresas, o funcionalidade traz as seguintes vantagens:
Dessa forma, tanto para os usuários quanto para as empresas, o Whatsapp é, sem dúvida, uma das redes sociais mais eficientes atualmente. Não dá para negar!
O Facebook é gigante… Nenhuma outra rede social conseguiu reunir em um só espaço tantas funcionalidades para seus usuários.
Além disso, o Facebook é uma das melhores opções para gerar oportunidades e fidelização de clientes para as empresas…
Aliás, é importante que você saiba: se você vende na internet e não usa o Facebook como plataforma de vendas, saiba que está perdendo dinheiro.
Os benefícios são vários, entre eles há alguns como:
Por isso, não tem jeito: o Facebook é a maior rede social do mundo!
O Instagram não poderia ficar de fora desta lista…
Falar sobre as redes sociais mais populares entre os brasileiros e não citar o instagram seria uma falha grave.
O aplicativo vem ganhando uma relevância enorme entre as pessoas e também se destaca quando o assunto é vender pela internet!
Na verdade, hoje o Instagram é um dos aplicativos mais completos para quem quer vender online…
Os empresários podem utilizar ferramentas como os stories, o reels e os próprios posts do feed para fazer uma produção de conteúdo relevante e, consequentemente, gerar mais vendas.
E sobre vendas, o aplicativo também possui o Instagram Shopping, recurso que permite aos vendedores inserirem links de seus produtos nas fotos publicadas no feed de suas marcas…
Resumindo? Quem quer vender online não pode ignorar todo o potencial de vendas do Instagram. Fato!
Quando o assunto é compartilhamento de vídeos, o Youtube certamente sai na frente dos outros aplicativos…
Ao todo, são mais de 2 bilhões de usuários que acessam o Youtube todos os meses, além de ser o segundo maior buscador online, ficando atrás apenas do Google.
E por ter muitas pessoas buscando por conteúdos e conhecimento, é uma plataforma excelente para atrair clientes para o seu Ecommerce.
Como? Conversando com a sua persona…
Se você vende online, não necessariamente você fará apenas vídeos sobre os produtos. Na verdade, dá para você explorar muitas possibilidades…
Por exemplo:
Se você vende cortinas e outros itens de decoração, um jeito simples de atingir a sua audiência é fazer vídeos dando dicas de como decorar uma sala, quarto ou escritório, por exemplo.
Enfim, são muitas possibilidades que o Youtube dá para os negócios!
Por último, mas não menos importante surge o Twitter.
O Twitter é o local para os usuários se manterem informados e darem suas opiniões sobre os mais variados temas.
E os assuntos que são mais comentados acabam entrando para os Trending Topics, que todos estão de olho constantemente, claro…
Assim, entre os diferenciais do Twitter com certeza está a chance de interagir de forma rápida com os usuários, sejam eles seguidores da sua empresa ou pessoas que estavam acompanhando as hashtags que você usa.
Na verdade, entre as redes sociais, é a mais indicada para fortalecer o posicionamento da sua marca e manter um relacionamento dinâmico com os seguidores.
Basta rolar um pouco o feed de suas redes sociais que você perceberá o quanto é impactado por dezenas de anúncios e posts sobre produtos e serviços online…
Então, para o seu negócio, nada mais coerente do que também utilizar essas estratégias, correto?
Exatamente isso…
Hoje, as redes sociais têm um papel fundamental quando o assunto é vender online. Como vimos, cada uma delas pode trazer bons resultados para os negócios…
E, acredite, desde os pequenos empreendedores até as grandes empresas estão apostando ao máximo todo o potencial das redes sociais!
Principalmente porque as redes sociais se tornaram poderosos canais de vendas de uns tempos para cá. E, de acordo com as tendências para o Ecommerce em 2021, isso vai continuar ainda mais forte…
Portanto, não dá para perder tempo (nem dinheiro)…
Pense nas que mais fazem sentido para o seu negócio, aposte em um bom gerenciamento de redes sociais e produza conteúdos relevantes!
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