Canais de Venda

Uso de Aplicativos de Compras Cresce na Black Friday

Não é novidade para ninguém que o Ecommerce tem crescido de forma avassaladora ao longo dos últimos meses. Nos dias da Black Friday, então, os números de vendas bateram verdadeiros recordes. Mas o que realmente surpreendeu no evento foi a forte alta dos aplicativos de compras

E quando falamos em recordes na Black Friday, nos referimos a simplesmente um faturamento do Ecommerce de R$ 4 bilhões durante o evento.

E não foram só as varejistas que se deram bem nessa não, como a Via Varejo que atingiu R$ 3 bilhões em vendas…

As pequenas empresas também se destacaram, marcando R$ 1,5 milhão em vendas só nas primeiras 7h de evento

Ou seja, a Black Friday 2020 teve resultados positivos para empresas de todos os tamanhos…

O crescimento foi tão significativo que até os aplicativos de compras tiveram um desempenho excelente…

É exatamente isso que vamos apresentar ao longo deste artigo! Dá só uma olhada… 

Aplicativo de Compra Foi a Escolha dos Consumidores

De acordo com uma pesquisa feita pela AppsFlyer, empresa especialista em análise de dados e engajamento de aplicativos, o uso de app de compras teve um aumento exponencial na Black Friday 2020…

Ao longo do evento, houve uma alta de 72% nas vendas realizadas por meio de aplicativos – em um comparativo com o mesmo período de 2019.

Mas não só isso…

As vendas realizadas na semana da Black friday foram 650% superiores às feitas normalmente….

E entre os países analisados pelo levantamento, o Brasil obteve o maior número de instalações de aplicativos no período…

Na prática, os 70 principais aplicativos de compras registraram cerca de 45 milhões de downloads, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que atingiram 30 milhões de instalações. 

Na verdade, o Brasil já vinha se destacando nesse sentido há alguns meses…

Em junho, o país teve uma alta de 55% no download de aplicativos de compras, o que representou a maior taxa de crescimento do mundo em um comparativo com os dois primeiros meses do ano…

Entretanto, sobre o uso de aplicativos de compras durante a Black Friday, um setor em específico ganhou um pouco mais de destaque que os demais…

Aplicativos de Compra e Delivery em Alta

Ainda segundo o levantamento da AppsFlyer, houve um aumento geral em todo o setor de Ecommerce…

Inclusive, o setor registrou sua maior alta nas últimas duas décadas, atingindo 38 bilhões em vendas só no 1º semestre de 2020, de acordo com relatório Webshoppers 42

Contudo, no que diz respeito aos app de entregas, o crescimento nos dias de Black Friday foi absurdo, marcando 700%! 

Além disso, recentemente o iFood informou a realização de 2,5 milhões de entregas na Black Friday 2020…

Simplesmente um aumento de 79% em relação ao ano passado, que teve 1,4 milhão de pedidos…

Basicamente, o equivalente a 100 mil entregas feitas por hora!

Ou seja, não é à toa que o Brasil tem figurado no topo do ranking referentes aos países que mais utilizaram aplicativos de compras…

Daniel Simões, Country Manager da AppsFlyer no Brasil, acredita que o comportamento do brasileiro foi decisivo para os bons resultados da Black Friday:

“Os brasileiros incorporaram o hábito de usar o meio para pedidos e compras, transformando a Black Friday 2020 a maior de todos os tempos para apps”, pontua. 

E é verdade…

O brasileiro realmente levou a sério as transações por meio de aplicativos de compras…

Vale a Pena Ter um Aplicativo de Compras?

Sim, claro. 

Na verdade, é preciso levar essa experiência dos aplicativos de compras um pouco mais além…

Tudo o que vem acontecendo é extremamente positivo e relevante para ficar no radar de todos os empreendedores do país.

Principalmente porque as empresas que não estão atentas a esse tipo de comportamento do consumidor brasileiro, estão perdendo oportunidades de vendas

Você pode reparar: hoje, desde as grandes varejistas até os pequenos negócios, todos estão investindo em aplicativos próprios para as suas marcas. 

E não basta só criar um aplicativo de compras, disponibilizar seus produtos e pronto. É preciso investir, pensar em estratégias para atrair e fidelizar clientes, como cupons e cashbacks, por exemplo.

Resumindo?

Cada negócio é um negócio, claro. 

Mas é preciso ressaltar que quem não se atentar para todo o potencial de vendas dos aplicativos de compras, vai ficar sem aproveitar uma fatia VALIOSA do mercado de Ecomemrce. 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago