Mercado de Ecommerce

Reclamações da Shopee no Procon-SP Sobem Para 2.600%

Nesta semana, dados do Procon-SP revelaram que gigante do Ecommerce Shopee apresentou um aumento considerável de reclamações na plataforma. 

Para você ter uma ideia, em quase um ano, as reclamações relacionadas ao marketplace de Singapura aumentaram em 2.600%, atingindo um total de 1.587 relatos

Este é o maior número de reclamações registradas sobre a Shopee no Procon-SP até o momento…

Em setembro de 2020, foram feitas apenas 8 reclamações contra a Shopee e, ao final de 2020, o número saltou para 122, representando aumento de aproximadamente 1.500%. Acompanhe a leitura para entender mais detalhes…

(Imagem: Divulgação)

Dificuldade de Reembolso é o Maior Motivo de Reclamações

A Shopee é o marketplace preferido de muitos brasileiros e o aplicativo da plataforma é um dos mais baixados no país, segundo pesquisa feita pela Panorama MobileTime/Opinion Box…

Afinal, a Shopee ganhou fama, principalmente, pelos preços baixos em relação à média do mercado, além das diversas opções de meios de pagamento disponibilizadas e dos cupons de desconto e frete grátis concedidos aos consumidores…

Entretanto, nos últimos meses, muitos clientes estão insatisfeitos com os serviços oferecidos pela plataforma. 

Diante disso, o Procon-SP informou ao Tecnoblog, site voltado para assuntos de tecnologia, que o principal motivo de reclamações encontradas sobre a Shopee Brasil é o que diz a respeito das dificuldades para reembolso e devolução de valores pagos, com total de 160 relatos

Em seguida, a ausência ou demora na entrega de produtos e entregas incompletas de pedidos apresentam 68 e 63 número de relatos, respectivamente. 

E mais…

Consumidores também expõem que a Shopee deixa a desejar quanto o assunto é atendimento ao cliente, além de acusarem a plataforma de vendas e publicidade enganosa…

Diante dessa situação, o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, revelou que a Shopee tem um grande problema com seu pós-venda:

A empresa não dá satisfação ao consumidor. Há atrasos na entrega, e o cliente está reclamando que os preços nas ofertas são menores do que o da compra final. A empresa diz que não considerou o frete, que não reavaliou o preço. Nesse sentido, o papel do Procon-SP é notificar a Shopee para explicar sua responsabilidade”, afirma.

Procon-SP Propõe Termo de Colaboração ao Marketplace

Fernando Capez informou que vai pedir à varejista para assinar um termo de colaboração com a Polícia Civil e o órgão pró-consumidor para combater produtos irregulares na plataforma.

O diretor também lembrou que o Mercado Livre, outro grande player do mercado, já está trabalhando para coibir venda de produtos piratas em sua plataforma:

Esperamos que, após o acordo com Mercado Livre, a Shopee assine um termo de compromisso para barrar produtos ilegais de seu marketplace. A ideia é fazer com que cada vez mais plataformas digitais colaborem, pois o acordo prevê a retirada imediata de quaisquer itens irregulares após uma notificação do Procon-SP”, afirma Capez.

Porém, até o momento a Shopee ainda não se pronunciou quanto ao aumento disparado das reclamações de consumidores e nem sobre a possibilidade de entrar em um acordo com o Procon-SP e a Polícia Civil de São Paulo.

Mas a situação entre Shopee e Procon-SP não parou por aí…

Procon Quer Saber Informações Sobre Ofertas e Produtos Oferecidos Pela Shopee

Também nesta semana, O Procon-SP notificou a Shopee exigindo explicações sobre a autenticidade e origem dos produtos oferecidos aos consumidores no site e aplicativo do marketplace.

Logo, a Shopee deverá comprovar a obtenção, validade e regularidade da aquisição dos itens, além de demonstrar o processo de atestado da qualidade e segurança das mercadorias:

A plataforma deverá explicar sobre eventuais produtos contrabandeados ou falsificados que foram vendidos aos consumidores. A partir dessa notificação eles ficam cientes de que é possível que eles sejam responsabilizados como participantes da venda desse tipo de produto”, afirma Fernando Capez.

Diante disso, a Shopee afirmou que cumpre as regulamentações em todos os mercados em que opera e que exige dos vendedores de seu marketplace que estejam em conformidade com as regras e as políticas da plataforma. 

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

Share
Published by
Ana Júlia Parreira

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago