Mercado de Ecommerce

Qual o Melhor Horário Para Postar no Instagram? DESCUBRA!

Saber qual o melhor horário para postar no Instagram é ESSENCIAL para qualquer empreendedor que venda online. Principalmente porque os horários em que os usuários estão mais ativos são excelentes para gerar mais engajamento por parte deles com o perfil do seu negócio

E a consequência disso, claro, é um maior reconhecimento para a sua loja virtual e a oportunidade de aumentar as vendas.

Porém, o Instagram mudou seu algoritmo nos últimos meses. Ou seja, a forma com que é apresentado os conteúdo para os usuários está diferente, o que torna mais difícil o alcance das publicações, por exemplo.  

Logo, para ter sucesso na rede social, é preciso descobrir qual o melhor horário para postar no Instagram!

Para ajudar nessa missão, separamos as MELHORES dicas! Dá só uma olhada…

(Imagem: Pexels)

Qual o Melhor Horário Para Postar no Instagram?

Segundo análise feita pela Sprout Social, os principais horários para postar no Instagram são:

  • Melhores horários: Quarta-feira às 11h e sexta-feira entre 10h e 11h;
  • Outra opção: Terça a sexta, de 10h às 15h;
  • Melhor dia: Quarta-feira;
  • Pior dia: Domingo.

Contudo, as informações acima ajudam a criar uma noção de qual o melhor horário para postar no Instagram. Porém, é necessário entender que esses períodos podem não ser padronizados… 

Por isso, é necessário realizar testes

Mas vamos falar mais sobre isso e citar outras dicas a seguir..

Como Definir o Melhor Horário Para Postar no Instagram

1 – Use o Instagram Analytics

Essa ferramenta do próprio Instagram permite acessar as métricas de suas publicações como alcance, impressões, comentários, engajamento e, assim, mostrar a performance do perfil da sua empresa na rede. 

Assim, a partir do Instagram Analytics, você também consegue acompanhar os horários de pico em que as pessoas mais interagem com o perfil, além de também conseguir analisar a faixa etária e o gênero de seus seguidores… 

Para acessar essa ferramenta, basta mudar o seu perfil para perfil comercial. Feito isso, clique em “informações” pela aba “menu” no canto superior direito. E pronto, você tem acesso ao Instagram Analytics. 

3 – Conheça a Persona do Seu Negócio

Para saber qual o melhor horário para postar no Instagram, não tem jeito: você precisa conhecer as características, os hábitos e costumes do seu público. 

Diante disso, tenha a persona do seu negócio muito bem definida. Caso você não saiba, a persona simplesmente é a representação do seu cliente ideal… 

Sendo assim, quando você reconhece a sua persona, é possível compreender melhor como funciona o comportamento do público, assim como as necessidades e preferências dele. 

Então, analise os perfis de seus seguidores, interaja e vá fundo na busca de informações para acabar descobrindo qual o melhor horário para postar no Instagram! 

3 – Faça Testes Para Descobrir Qual o Melhor Horário Para Postar no Instagram

Como dito antes, o Instagram Analytics é uma ótima ferramenta, mas dificilmente você chegará a decisões pontuais somente com avaliações automáticas. Então, é preciso agir!

E a melhor forma de conhecer as características do seu público é por meio da realização de testes… 

Para descobrir qual o melhor horário para postar no Instagram, não há outra forma a não ser criar posts novos com frequência. E, claro, sempre prestando atenção nos horários que mais fizeram sentido…

Algo positivo também é que o Instagram costuma indicar dados sobre os horários que os seguidores estão mais ativos.

Acredite, esses testes são um excelente método para encontrar o que você busca e, por fim, definir o melhor horário para publicar no Instagram.

4 – Descubra Onde Seu Público Está

É necessário saber quais são as regiões que os seguidores estão. Por isso, as informações geográficas são muito importantes no seu planejamento de postagens e no calendário editorial como um todo… 

Aliás, você sabia que existem 4 fusos horários no Brasil? Logo, se a sua loja atende todo o país, um cliente do Acre terá 2 horas de diferença em relação a um cliente de Pernambuco, por exemplo. 

Por isso, identifique onde está a maior parte do seu público e não ignore a diferença de horário entre as regiões.

5 – Analise a Concorrência

Lembre-se: você não está sozinho no mercado. Há sempre uma empresa concorrente com a mesma persona que você… 

Diante disso, é crucial observar os horários e a forma de conteúdo que os seus concorrentes costumam publicar… 

Isso vai te ajudar até mesmo a realizar ajustes e adequações no instagram da sua loja virtual. 

Saiba Mais: Análise da Concorrência: Saiba Como Fazer Para Alavancar o seu Negócio

Por que é Importante Saber Qual o Melhor Horário Para Postar no Instagram?

Diante do forte crescimento do Ecommerce e do próprio Social Commerce, alimentar o público nas redes sociais através de bom conteúdo é essencial para criar uma ligação com o cliente e fidelizá-lo ao seu negócio… 

Contudo, não basta dedicar tanto na criação de conteúdo e não conseguir engajamento nas publicações, não é mesmo?

Por isso, aprender a como melhorar o alcance do perfil da sua marca no Instagram também é uma ótima pedida!

Sendo assim, seja persistente, analise e estude a sua audiência. Não acredite em fórmulas mágicas, cada perfil vai reagir de uma maneira. A constância é o que vai te fazer crescer da forma correta…

E você só vai conseguir saber qual o melhor horário para postar no Instagram testando. 

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

Share
Published by
Ana Júlia Parreira

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago