Mercado de Ecommerce

Procon-SP Ameaça Multar Paypal em R$ 11 Milhões Por Cupom Promocional

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) notificou o PayPal do Brasil para prestar esclarecimentos sobre os critérios e o cancelamento repentino de um cupom de R$ 50, ofertado recentemente aos usuários da carteira digital.

(Imagem: Reprodução/Paypal)

Em caso de infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), a companhia poderá receber uma multa no valor de até R$ 11 milhões. Segundo o Procon, o prazo de resposta do Paypal chega ao fim no dia 29 de dezembro:

A empresa deverá explicar qual a política e procedimento adotados para disponibilização do crédito de R$50 e, também, sobre a oferta estar indisponível em seu site, uma vez que indicava validade até 31/12/2021“, afirma o órgão.

Ainda de acordo com o Procon-SP, o Paypal pode ter cometido as seguintes violações ao CDC: propaganda enganosa, violação da boa-fé objetiva e prática abusiva. Em contrapartida, companhia contou ao UOL que está colaborando com as autoridades brasileiras a fim de esclarecer o ocorrido:

O PayPal encontrou uma falha em sua campanha de cupons que afetou alguns clientes e está investigando o assunto. Esta campanha está disponível apenas para clientes qualificados que receberam a comunicação do PayPal por e-mail”, contou a empresa ao UOL.

Para assimilar toda a situação, é preciso entender o que aconteceu na última semana envolvendo a carteira digital e os usuários…

Cupom de R$ 50 Ficou Indisponível aos Usuários do PayPal

No dia 16 de dezembro, um link promocional depositava R$ 50 na conta de clientes novos e antigos, com validade até 31/12. O valor poderia ser utilizado em sites que aceitam o Paypal como meio de pagamento, como Nuvemshop, Uber, Rappi, Ingresso.com, Shein e Steam.

Em torno de 19h, a página ficou indisponível, mesmo dentro do prazo estipulado pela companhia. Ou seja, usuários que tinham acesso ao cupom, não puderam resgatá-lo, e quem já havia o feito, teve o valor retirado da carteira digital, apesar de não ter usado.

Além disso, os termos e condições do cupom promocional mencionam o “direito de retirar a oferta e/ou alterar qualquer parte da oferta ou dos Termos e Condições”, sem aviso prévio. No entanto, o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor proíbe que o prestador do serviço rompa o contrato unilateralmente.

No geral, o Procon-SP tem acompanhado de perto as empresas que oferecem serviços aos consumidores. Recentemente, o órgão multou o Facebook em R$ 10 milhões e registrou mais de 700 reclamações durante Black Friday 2021

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago