Última atualização em 1 de outubro de 2021 por
O Mercado Livre sempre foi uma saída para as pequenas e médias empresas lucrarem online e a pandemia reforçou a relevância do marketplace nesse sentido.
A companhia mais valiosa da América Latina desenvolveu uma pesquisa intitulada Impactos que Importam junto da consultoria Euromonitor International com participação de 4 mil pessoas de países como Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e México.
O propósito do levantamento é o de mostrar o impacto positivo que o marketplace tem gerado no país, focando nas PMEs, além da geração de emprego e soluções de pagamento…
Mais de 200 Mil PMEs Vendem no Site Mercado Livre
As informações dadas pela Euromonitor International apontam que o número de novas empresas têm crescido no Mercado Livre. Em 2020, a companhia registrou a entrada de 93 mil novos negócios no marketplace…
Hoje, a plataforma já conta com 270 mil, quantidade que representa 6% do total de PMEs no país. Considerando toda a América Latina, houve o cadastro de 174 mil novos sellers.
Segundo o estudo, 25% das pequenas e médias empresas da América Latina têm pelo menos metade da sua renda associada ao Mercado Livre. Na prática, 1 a cada 4 empresas fatura entre 51% e 90% do total da sua renda por meio das vendas no marketplace.
Além disso, em média, 84% das PMEs que anunciam seus produtos no Mercado Livre expandiram a atuação regional da empresa devido à utilização da plataforma. Em relação a esse cenário, Stelleo Tolda, presidente de commerce do Mercado Livre na América Latina, ressalta:
“Nosso papel é democratizar o comércio eletrônico e o acesso financeiro no Brasil. Somos líderes na região e acreditamos que continuaremos sendo. Estamos investindo nisso”, conta o executivo.
Outros dados apresentados na pesquisa mostram que, em média, 900 mil famílias têm o Mercado Livre como fonte de renda majoritária ou complementar. Em paralelo a isso, 500 mil PMEs dependem do marketplace no dia a dia.
Vale destacar que a plataforma possibilitou que 54% das companhias conseguissem expandir suas operações para outras localidades. Até o próprio Mercado Livre conta com pequenas e médias empresas como prestadoras de serviços diretos. De acordo com o levantamento, são 2 mil PMEs atuando no ecossistema do Mercado Livre…
Diante disso, é seguro dizer que o marketplace tem um papel significativo na vida das PMEs, que tornou-se ainda mais relevante nos últimos meses…
Mercado Pago Também tem Auxiliado as PMEs
Não foi apenas o Mercado Livre que trouxe um impacto positivo na vida das PMEs. Os números apontam que o Mercado Pago tem se mostrado como uma plataforma de grande importância em diversos aspectos…
Entre os principais está o aumento no volume de vendas. O levantamento mostra que 7 entre 10 PMEs que usam as soluções financeiras do Mercado Pago conseguiram alavancar as vendas.
Em números, 40% das PMEs tiveram sua primeira oferta de crédito aceita pela fintech e, no Brasil, foram 24%. Com destaque para a América Latina, já que 6 em cada 10 empresas solicitam crédito para capital de giro.
Sobre isso, o Mercado Livre considera que possivelmente terá uma maior busca pelo crédito oferecido às PMEs no final do ano. Até então, os sellers podem solicitar entre 30 a 300 mil reais e os prazos são de 6 a 12 meses.
Por fim, a pesquisa mostra como a companhia argentina contribuiu para a geração de empregos. O marketplace criou em média 6 empregos por hora de forma direta ou indireta. No total, foram 6 mil empregos criados internamente e a metade voltada para o setor de logística, em que o Mercado Livre tem investido constantemente…
Diante da redução das medidas de isolamento social devido à pandemia, Tolda considera que a quantidade de sellers deve crescer este ano, porém, inferior ao acumulado do ano passado:
“O potencial do e-commerce é enorme, independente da abertura de lojas, não acreditamos que isso terá um impacto negativo sobre nós. A gente dá opções ao consumidor para retirar produtos em locais físicos, melhoramos muito nossos serviços de logística e queremos continuar crescendo,” afirma o executivo.
Em vista disso, nota-se que o Mercado Livre se mantém determinado em continuar crescendo em todos os sentidos, mas focando especificamente no Mercado Pago…
Afinal, a fintech representa 34,4% do faturamento do Mercado Livre no Brasil e atingiu a marca de US$ 17 bilhões em pagamentos, sendo US$ 10 bilhões feitos fora do marketplace.
Ou seja, se por acaso a expansão do Mercado Livre não ocorra na mesma proporção de 2020, a companhia tem feito diversos investimentos ao longo de 2021 para se manter à frente da concorrência…
Como o acordo de compra da operadora logística Kangu, o aumento na quantidade de lojas oficiais no marketplace, e a abertura de novos centros de distribuição no Brasil.