Pesquisa Diz que 75% das PMEs Vendem Pelo Whatsapp

Última atualização em 11 de outubro de 2021 por Ana Júlia Parreira

Um levantamento feito pela Loja Integrada, plataforma voltada para criação de lojas virtuais, mostra que 75% dos pequenos e médios empreendedores usam o Whatsapp como canal direto de vendas

Esses dados apenas comprovam que o aplicativo, assim como as demais redes sociais, tornaram-se essenciais na vida de quem empreende online. Principalmente no que diz respeito a vendas, atendimento e ao relacionamento com o cliente. Entenda mais detalhes a seguir…  

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(Imagem: Divulgação Whatsapp)

Pesquisa Foi Realizada com 3.000 Lojistas 

A pesquisa, que foi realizada entre os meses de maio e junho de 2021, recolhendo dados de cerca de 3.060 lojistas de todo o país por meio de um questionário online.

Assim, de acordo com o levantamento, 68% dos entrevistados afirmam utilizar a plataforma como principal ferramenta para atendimento ao cliente. O Instagram ficou em segundo lugar com 15% e o e-mail em terceiro, com 5,6%.

Fato que já era de se esperar, tendo em vista que o aplicativo proporciona uma boa flexibilidade para os vendedores e consumidores quando o assunto é vender e comprar online. Além de facilitar o contato entre as partes, o Whatsapp também disponibiliza catálogos e possibilidade de pagamento online pela própria plataforma. 

Para Gustavo Ruchaud, diretor de marketing da Loja Integrada, o Whatsapp se tornou uma ferramenta essencial na vida dos lojistas virtuais: 

Por ser gratuito, o app está no celular de quase todos os brasileiros. Para o empreendedor, uma das principais vantagens de usar a ferramenta é poder criar campanhas e ações promocionais que são enviadas de forma automática. Além disso, com o app é possível verificar métricas e realizar um atendimento quase que em tempo real”, explica.

Além disso, Gustavo também afirma que o Whatsapp também é eficiente para o pós-venda de um negócio. 

Queda do Whatsapp Prejudicou PMEs

Com a queda do Whatsapp no último dia 04, milhões de lojistas foram impactados de forma negativa e tiveram grandes prejuízos nas vendas. 

Diante da situação, Gustavo Ruchaud orientou os vendedores com medidas para driblar os prejuízos causados pela pane no aplicativo. Segundo ele, é preciso humanizar a comunicação e criar padrões de atendimento. Utilizar o e-mail para comunicação com clientes pode ser uma maneira de formalizar o atendimento. 

Além disso, Ruchaud afirma que outro caminho é usar a base de clientes do lojista, integrando os canais de comunicação e venda. Ele também enfatiza a importância de utilizar outros canais para comunicação com os consumidores e não ter o Whatsapp como única alternativa…

Isto é, investir em outras plataformas como o Instagram ou Google para interagir com clientes é importante para manter uma loja funcionando.

Contudo, independentemente dessas questões, é visível que o Whatsapp não tem medido esforços para aprimorar seus serviços. Principalmente no que diz respeito aos empreendedores que utilizam a plataforma para comercializar produtos…

Recentemente, o Whatsapp liberou um serviço exclusivo de buscas de empresas dentro do aplicativo. Basicamente, a nova funcionalidade auxilia usuários a encontrarem negócios em áreas próximas ou em regiões específicas. 

Além disso, o Whatsapp agora terá um botão próprio dentro do Instagram. Na prática, isso vai facilitar ainda mais a vida das pessoas que vendem pela rede social, gerando mais um canal para esclarecimento de dúvidas e até mesmo de vendas diretas. 

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