Última atualização em 11 de outubro de 2021 por Ana Júlia Parreira
Um levantamento feito pela Loja Integrada, plataforma voltada para criação de lojas virtuais, mostra que 75% dos pequenos e médios empreendedores usam o Whatsapp como canal direto de vendas.
Esses dados apenas comprovam que o aplicativo, assim como as demais redes sociais, tornaram-se essenciais na vida de quem empreende online. Principalmente no que diz respeito a vendas, atendimento e ao relacionamento com o cliente. Entenda mais detalhes a seguir…
Pesquisa Foi Realizada com 3.000 Lojistas
A pesquisa, que foi realizada entre os meses de maio e junho de 2021, recolhendo dados de cerca de 3.060 lojistas de todo o país por meio de um questionário online.
Assim, de acordo com o levantamento, 68% dos entrevistados afirmam utilizar a plataforma como principal ferramenta para atendimento ao cliente. O Instagram ficou em segundo lugar com 15% e o e-mail em terceiro, com 5,6%.
Fato que já era de se esperar, tendo em vista que o aplicativo proporciona uma boa flexibilidade para os vendedores e consumidores quando o assunto é vender e comprar online. Além de facilitar o contato entre as partes, o Whatsapp também disponibiliza catálogos e possibilidade de pagamento online pela própria plataforma.
Para Gustavo Ruchaud, diretor de marketing da Loja Integrada, o Whatsapp se tornou uma ferramenta essencial na vida dos lojistas virtuais:
“Por ser gratuito, o app está no celular de quase todos os brasileiros. Para o empreendedor, uma das principais vantagens de usar a ferramenta é poder criar campanhas e ações promocionais que são enviadas de forma automática. Além disso, com o app é possível verificar métricas e realizar um atendimento quase que em tempo real”, explica.
Além disso, Gustavo também afirma que o Whatsapp também é eficiente para o pós-venda de um negócio.
Queda do Whatsapp Prejudicou PMEs
Com a queda do Whatsapp no último dia 04, milhões de lojistas foram impactados de forma negativa e tiveram grandes prejuízos nas vendas.
Diante da situação, Gustavo Ruchaud orientou os vendedores com medidas para driblar os prejuízos causados pela pane no aplicativo. Segundo ele, é preciso humanizar a comunicação e criar padrões de atendimento. Utilizar o e-mail para comunicação com clientes pode ser uma maneira de formalizar o atendimento.
Além disso, Ruchaud afirma que outro caminho é usar a base de clientes do lojista, integrando os canais de comunicação e venda. Ele também enfatiza a importância de utilizar outros canais para comunicação com os consumidores e não ter o Whatsapp como única alternativa…
Isto é, investir em outras plataformas como o Instagram ou Google para interagir com clientes é importante para manter uma loja funcionando.
Contudo, independentemente dessas questões, é visível que o Whatsapp não tem medido esforços para aprimorar seus serviços. Principalmente no que diz respeito aos empreendedores que utilizam a plataforma para comercializar produtos…
Recentemente, o Whatsapp liberou um serviço exclusivo de buscas de empresas dentro do aplicativo. Basicamente, a nova funcionalidade auxilia usuários a encontrarem negócios em áreas próximas ou em regiões específicas.
Além disso, o Whatsapp agora terá um botão próprio dentro do Instagram. Na prática, isso vai facilitar ainda mais a vida das pessoas que vendem pela rede social, gerando mais um canal para esclarecimento de dúvidas e até mesmo de vendas diretas.
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