Pão de Açúcar Lança Plataforma Fulfillment de Logística. Saiba Tudo!

Última atualização em 17 de setembro de 2021 por Felipe Vannucci

O Grupo Pão de Açúcar acaba de anunciar mais uma medida para acelerar as suas entregas em todo o país…

Agora, a companhia lançou uma plataforma fulfillment com a empresa de logística GPA Log, que oferece facilidades aos sellers do marketplace, como fretes mais acessíveis e rastreamento de pedidos. Acompanhe os próximos tópicos para entender tudo em detalhes.

pao-de-acucar
(Imagem: Reprodução/LinkedIn GPA)

Fulfillment do Grupo Pão de Açúcar Proporciona Dois Recursos 

A princípio, o Pão de Açúcar está lançando sua solução fulfillment com duas funcionalidades: a de Entregas e a de Postagem.

Na funcionalidade Entrega, a empresa parceira conta com a logística do próprio GPA para realizar a entrega dos produtos…

Por exemplo:

As vendas são feitas nos marketplaces Clube Extra ou Pão de Açúcar. Em seguida, o vendedor parceiro deve realizar as seguintes etapas:

  • Acessar a conta na plataforma fulfillment;
  • Informar a nota fiscal eletrônica;
  • Imprimir a etiqueta para colar nos produtos vendidos.

Assim que as etapas forem concluídas, o GPA Log retira os itens no armazém do seller e faz a entrega. 

Já no segundo recurso, de Postagem, o Correios é responsável pelo processo logístico. Ou seja, assim que os produtos forem vendidos nos marketplaces, o vendedor precisa:

  • Informar a nota fiscal eletrônica na plataforma fulfillment;
  • Imprimir a etiqueta dos Correios e colar nos produtos.

Além disso, há uma observação em relação ao volume do pedido e da localização…

Dependendo do peso e do local da entrega, o seller pode utilizar o serviço de coleta dos Correios ou despachar o produto em uma agência

Aliás, de acordo com o comunicado feito pelo Pão de Açúcar à imprensa, um dos propósitos da nova plataforma é reduzir o valor do frete aos consumidores

Além de diminuir em 25% os prazos de entregas que estão em vigor no marketplace e aumentar em 40% a capacidade do volume de entregas

Por ora, esses são objetivos que têm fortes chances de serem alcançados considerando a experiência em logística do Grupo Pão de Açúcar…

Entrega de Produtos Perecíveis e Frios é Destaque do GPA Log

Marcelo Arantes, Diretor Executivo de Logística do GPA, destaca que a GPA Log tem colaborado com a estratégia digital do Pão de Açúcar e a expansão das operações online da companhia:

 “O GPA tem know-how da cadeia logística para competir com prestadores de serviços logísticos e tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas de controle de suas centrais de distribuição, do transporte e da operação das lojas, garantindo que os serviços da nova empresa estejam conectados com todos os ativos da companhia”, afirma o executivo.

E os números da GPA Log refletem a dedicação da companhia nesse sentido…

A operadora logística atende 870 lojas em todo o Brasil e 22 centros de distribuição e entrepostos. São mais de mil caminhões abastecendo lojas e entregando cerca de 30 mil  pedidos dos marketplaces por dia

Segundo Arantes, o destaque do GPA Log é justamente a categoria de produtos perecíveis e frios:

 “Um dos nossos principais diferenciais é o amplo conhecimento da entrega de produtos perecíveis e frios, uma expertise que só o GPA como líder do e-commerce alimentar no País possui e pode oferecer aos seus parceiros”, conta.

De fato, não há dúvidas de que o Grupo Pão de Açúcar tem aperfeiçoado ainda mais as operações logística da companhia…

Pão de Açúcar Tem Investido em Inovação e Tecnologia 

Recentemente, o Pão de Açúcar implementou o uso de veículos elétricos como vans e triciclos para entregar os pedidos dos marketplaces nas cidades Rio de Janeiro e São Paulo…

Além de aprimorar o WMS (Warehouse Management System) e o TMS (Transportation Management System). Sendo estes, os softwares utilizados na gestão dos centros de distribuição, assim como da logística dos caminhões…

E mais…

O GPA também substituiu o uso de papel por tablets com sistema integrado e implementou a tecnologia picking by voice (modelo de separação por voz, em português) para agilizar a separação dos produtos e realizar um controle de estoque eficiente…

O Pão de Açúcar ainda solidificou seu sistema de Centro de Controle Operacional de Abastecimento (CCOA) para emitir alertas de todas as etapas em tempo real. Desse modo, a companhia pode colocar em prática medidas mais ágeis para solucionar problemas logísticos que possam aparecer…

No fim das contas, é imprescindível mencionar que o GPA viu as vendas online triplicarem de 2019 para 2020. E no 2º trimestre de 2021, o Grupo Pão de Açúcar atingiu R$ 428 milhões somente em vendas online

A quantia acumulada no período de abril a junho deste ano representa um recorde significativo para a companhia. E, consequentemente, mostrou que era necessário otimizar ainda mais suas operações logísticas…

Por esta razão, é perceptível que a plataforma fulfillment surge em um momento bem significativo…

Não apenas para o Grupo Pão de Açúcar, mas também para as vendas online no Ecommerce em geral, que atingiram um patamar histórico no 1º semestre deste ano, segundo o relatório Webshoppers 44.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.