Existem vários marketplaces pelo Brasil, todos gigantes do mercado. Mas você sabe quais são? Aqui você vai entender um pouco mais sobre as 7 maiores Marketplaces do Brasil e avaliar qual deles você acredita que se encaixa mais com o seu perfil.
Marketplaces são uma espécie de shopping virtual. Várias marcas diferentes são reunidas no mesmo site e é possível realizar a compra online.
Estou falando da Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre…
Para quem está começando a vender online, os marketplaces são extremamente recomendáveis por vários motivos.
Primeiro porque criar uma loja virtual pode ser perda de tempo e dinheiro. Afinal, ninguém conhece a sua loja ainda, ela não vai ter tráfego.
Além disso, é preciso ver layout, forma de pagamento, segurança do site…
Os marketplaces já entregaram isso tudo pronto, sem estresse. Além disso, já possuem uma base de consumidores definida, milhares de pessoas que confiam naquele site e estão dispostas a conhecer a sua loja.
Isso sem falar que ter os seus produtos associados a esses Marketplaces gera credibilidade, de forma que as pessoas vão sentir mais confiantes em comprar o seu produto.
Agora que você entendeu como um Marketplace pode ser vantajoso para você, confira qual deles se encaixa mais com o seu perfil para começar a vender online uma vez por todas.
A B2W é o marketplace que permite a venda de produtos dentro dos sites da Americanas.com, Submarino e Shoptime, sendo a intermediadora entre você e o cliente.
Uma grande vantagem é que, por serem 3 sites diferentes, eles abrangem 3 tipos de público-alvos diferentes. Oportunidade é o que não falta.
O Submarino tem um público mais jovem, ligado em tecnologia e disposto a investir um ticket médio maior em produtos diferentes.
O Shoptime é ótimo para posicionar itens para a casa, focados em atender um público majoritariamente feminino.
Já a Americanas.com permite que você foque especialmente em itens com venda mais abrangente, que podem impactar todos os clientes da loja mais querida do país.
Para fazer o seu cadastro e começar a vender, vai precisar inserir as seguintes informações:
Caso você seja MEI, a B2W bloqueia o seu faturamento do mês se ele passar de 15 mil reais. Quando o mês vira, ela libera o resto.
Na B2W, você é cobrado apenas pelas vendas aprovadas. A taxa da comissão que fica para eles é fixa: 16% em cima do total da venda (produto e frete). Não existe cobrança de taxa de setup e nem mensalidade.
Os pagamentos do seu produto são feitos quinzenalmente, seguindo esta regra:
A Netshoes, desde 2012, é a queridinha de venda online de material esportivo. Ela vem se consolidando no mercado e tem um faturamento anual acima de 1 bilhão de reais.
Mas, por graves erros de gestão, a empresa começou a acumular cada vez mais dívidas. A empresa não focou em estratégias de lucro e se encontrou em uma situação na qual a única saída foi ser vendida para outra gigante.
Quem levou o bilhete premiado foi a Magazine Luiza. Com uma oferta de 3,70 dólares por ação, a Magalu comprou a Netshoes por 115 milhões de dólares.
Para quem vende no Marketplace, não há preocupação. A Magalu é uma gigante do mercado e a Netshoes está em boas mãos.
Por isso, caso você tenha materiais esportivos para vender, a Netshoes pode ser o local ideal para você.
Eles não aceitam pessoas física, apenas jurídica. Ou seja, você vai precisar de um CNPJ se quiser vender na Netshoes.
A Netshoes cobra uma taxa até 20% dependendo da categoria do seu produto.
Seu pagamento ocorre 2 vezes por mês, durante a segunda e a quarta semana.
A Magalu recentemente abriu as portas para o mercado digital e está se saindo muito bem desde então. Ela possui mais de 900 lojas e está presente em pelo menos 16 estados brasileiros.
Atualmente, existem restrições de produtos e todas as pessoas que se inscrevem precisam receber aprovação da Magalu para poder vender.
As categorias aceitas na Magalu são:
A Magalu exige que você tenha CNPJ para vender, por isso você deve formalizar o seu negócio antes de entrar no Marketplace.
Além do CNPJ, você vai precisar de:
A comissão do Marketplace da Magalu varia conforme segmento escolhido.
Dessa forma, se você vender roupas, não vai pagar a mesma comissão de quem vende eletrodomésticos, por exemplo.
O valor da comissão de variar até 20% do preço final do produto. A quantia que você pagará vai estar discriminada no contrato de inscrição no Magalu Marketplace.
Se o seu cliente parcelar em 6 vezes o seu produto, você também vai receber o seu pagamento nas mesmas parcelas.
É você quem escolhe a quantidade máxima de parcelas sem juros dos seus produtos.
Você também deve escolher uma data fixa para receber o valor faturado:
O Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil, por isso a quantidade de consumidores que passam por lá todo dia é imensa. Sozinho, levaria anos para você alcançar essa audiência em uma loja virtual.
Leia mais: Como vender no Mercado Livre: 7 dicas matadoras
Para vender no Mercado Livre, você pode se criar sua loja como uma pessoa física, informando apenas seu email e senha ou criar uma conta para empresa, colocando seu CNPJ e Razão Social.
São apenas esses dados que você precisa apresentar. Simples, não?
O próximo passo é botar o seu produto no ar. Escolha a categoria do item que deseja anunciar, seu título, se é novo ou usado, as fotos, preço e pronto! Seu produto pode ser visto por uma base gigante de clientes.
Para anunciantes amadores, existe a opção de não investir em anúncios e você levar o valor total da venda. Porém, no Mercado Livre ocorrem 9 vendas a cada SEGUNDO.
Ou seja, você consegue imaginar o tamanho da concorrência, não é mesmo?
Por isso, se você quer começar a vender bem na plataforma, vale a pena investir nos anúncios do Mercado Livre.
O tamanho dessa comissão atualmente é de 11% (anúncios clássicos) ou 16% (anúncios premium). Confira a tabela do Mercado Livre:
Todos os valores das suas transações no Mercado Livre vão para a conta do Mercado Pago.
Para retirar esses valores, é preciso pagar uma taxa de 9,90 reais para cartão pré-pago e de 3 reais para depósito na sua conta bancária.
A chegada da gigante americana Amazon no Brasil é uma excelente notícia para pequenos e médios empreendedores. A Amazon conta com 16 categorias disponíveis para venda e você pode conferí-las nesse link.
Embora ainda não tenha tanta força no Brasil, ainda é um player importante para os lojistas.
Leia mais: Como vender na Amazon Brasil? (Passo Passo)
Além disso, para se registar como vendedor, você precisa dos seguintes dados:
Ao se registrar no Marketplace do Amazon, você duas opções:
Quando a conta do vendedor é liquidada e tem saldo positivo, a Amazon devolve o dinheiro ao banco pela Câmara de Compensação Automática (ACH) ou transferência eletrônica de valores.
Depois que a Amazon inicia o depósito, sua conta bancária pode demorar até cinco dias úteis para exibir o montante.
Se você gosta de trabalhar com produtos criativos, artesanatos, bijuteria, moda artigos decorativos e muito mais, o Elo7 é o marketplace ideal para você.
Por mais que ele não seja uma gigante como os outros marketplaces, vale a pena destacá-lo porque seu crescimento tem sido rápido.
Leia mais: 9 Dicas (da própria plataforma) para quem quer vender mais no Elo7
Não é necessário ter CNPJ para vender no Elo7, você pode vender como uma pessoa física e ter bons resultados lá dentro.
Apenas seu email, senha e CPF você já está pronto para realizar vendas dentro da plataforma.
O Elo 7 retém automaticamente 12% do valor de cada venda feita, independentemente da forma de pagamento escolhida na hora da compra.
O restante é direcionado para a conta bancária do vendedor. Para sacar seu dinheiro, há duas opções:
Depois de decidir qual é o melhor marketplace para você, vem o próximo passo: entender quais são as melhores estratégias para vender bem neles.
O Alex Moro, que já vende em marketplace há mais de 10 anos e alcançou o faturamento de 5 milhões de reais em menos de 6 meses, colocou todo o conhecimento dele no treinamento Marketplace do Zero.
Nesse treinamento você vai aprender todos os macetes necessários para virar um especialista em marketplaces, podendo alcançar mais de R$100 mil em vendas em cada um deles.
Desde o cadastramento até a construção de anúncios que ajudarão você a vender cada vez mais nos maiores marketplaces do Brasil.
E aí, tá esperando o que para aumentar as suas vendas dentro dos marketplaces?
Saiba mais sobre o treinamento Marketplace do Zero agora mesmo:
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