Logo na infância – quando ainda estamos aprendemos a nos comunicar – uma das primeiras coisas que começamos a entender é o que podemos, e o que não podemos fazer. Muitos destes conselhos são apresentados na infância, justamente para evitar o cometimento de erros e, com eles, consequências que não serão nada agradáveis para nossas vidas. No mundo do Ecommerce não poderia ser diferente. Alguns mandamentos são sagrados para obter sucesso com o cliente e gerar lucros com a sua loja virtual. Confira!
Esse é um dos principais mandamentos. Os clientes, ou seja, seus consumidores, são a razão da existência do seu negócio. Desta forma, os melhores feedbacks – tanto positivos quanto negativos – chegam através deles. Escute atentamente o que cada cliente tem a dizer e ofereça soluções para suas inseguranças, dúvidas ou sugestões de melhorias.
O planejamento é essencial, pois permite a execução de ações e mudanças para aperfeiçoar e impulsionar seu negócio. Além disso, cumprir um planejamento é a melhor forma de evitar que você lance uma loja virtual sem ter garantias que ela dará certo. Por isso, o planejamento é um dos mandamentos de grande valia para evitar prejuízos.
Depois de criar seu Ecommerce procure oferecer mais de um produto e não desanime! Quanto mais produtos você tiver, mais chances terá de vender. Isso significa que se um determinado produto apresentar baixa nas vendas, outro poderá ser vendido para suprir o seu caixa.
Muitos empreendedores desistem dos seus negócios porque concentram todas as ações. Entretanto, nem todo empreendedor consegue desempenhar todas as tarefas. Neste caso, se você não tiver dom para números, projeções e execução de planejamentos, contrate um profissional especializado. Muitas empresas, por exemplo, contratam jornalistas para desempenhar a função de produção de conteúdo para seu blog ou redes sociais, enquanto contadores ou administradores são chamados para gerir projetos e outras ações.
Comercializar um produto de entrada, ou seja, de baixo custo e alto valor, é uma boa estratégia para quebrar a resistência que o comprador tem na hora de comprar em lojas virtuais que ainda são desconhecidas.
Pense para frente! Hoje você pode optar por trabalhar com uma plataforma pequena e que atenda suas poucas necessidades. Entretanto, quando as vendas aumentarem, sua plataforma já deve ser capaz de suportar e oferecer recursos para uma expensão saudável.
Utilize selos e certificações de segurança para passar credibilidade e confiança para seu público-alvo. Os contatos da sua empresa também precisam estar bem visíveis em sua loja virtual. Eles serão de grande importância na hora que o consumidor estiver inseguro para efetivar uma compra. Se o seu site não possui canais de contatos, o cliente não encontrará um bom cenário caso o seu produto chegue avariado, e isso poderá fazê-lo desistir da compra. Entre todos os mandamentos, talvez seja este o que irá determinar o seu sucesso ou infelicidade nos negócios.
Com certeza você já escutou que “a propaganda é a alma do negócio”. Procure usar então todos os recursos publicitários disponíveis na web. Mesmo em tempos de crise, é possível manter a sua marca na mente e no coração dos consumidores, mesmo que eles não possam comprar seus produtos naquele momento.
Utilize o Google Analytics – entre outros – para monitorar acessos e dados dos seus consumidores e público-alvo. Aprendendo a interpretar esses dados, você poderá utilizá-los a seu favor para tomar decisões mais precisas e acertadas.
Com o monitoramento dos indicadores de desempenho, você terá todos os dados que precisa para aperfeiçoar a sua loja virtual. Copiar o Ecommerce alheio não significa que você terá o mesmo desempenho em seus negócios. Cada negócio apresenta necessidades específicas. Conheça suas necessidades e elabore um planejamento voltado para a sua marca, produtos e clientes.
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