Última atualização em 2 de julho de 2021 por Maria Alice Medeiros
Saber o que é marketing digital é CRUCIAL para quem vende online. Contudo, para entender o conceito a fundo, não tem jeito: é preciso conhecer as ferramentas e estratégias utilizadas para aproximar cliente e produto.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é o marketing digital e como aplicá-lo no seu Ecommerce, este artigo é para você!
Nele, abordaremos um conteúdo focado em Ecommerce para que você possa entender exatamente o que é marketing digital, quais são os seus principais benefícios, como funciona e como você pode usar no seu negócio.
O que é marketing digital?
O marketing digital é a principal forma de fazer e conceituar o marketing na atualidade…
Usando canais digitais como blogs, sites, motores de busca, redes sociais, e-mail e outros, as empresas conseguem resolver as dores e desejos de seus potenciais clientes.
Basicamente, marketing digital é um conjunto de estratégias para promover uma marca ou um produto online…
E essas ações estão ligadas diretamente à satisfação das necessidades e aos desejos dos clientes.
Dito isto, vamos aprofundar o assunto?
Como Funciona o Marketing Digital
Agora que você já sabe o que é marketing digital, está na hora de explicar como ele funciona na prática!
O marketing digital tem alguns processos que levam à venda, e a maneira mais simples de explicar como isso funciona é através de um funil de vendas.
Basicamente, o funil de vendas é uma forma de saber em qual etapa o cliente está, se ele está próximo da compra ou não…
Resumindo?
É o caminho que os potenciais clientes seguem até se tornarem seus clientes de fato.
Existem 3 etapas no funil de vendas:
1) Topo do Funil – Descoberta e Aprendizado
Nesta etapa, há a conscientização do lead, ou seja, nós falamos para o lead sobre o problema que ele está enfrentando e damos dicas de como ele pode resolver.
Por exemplo:
Se você vende mochilas no seu Ecommerce, você pode produzir conteúdos para conscientizar o seu lead de quais são as melhores mochilas do mercado, as mochilas mais baratas, as mais duradouras etc.
Ou seja: o mais indicado é que o cliente encontre conteúdos mais simples de serem consumidos.
Postagens em blogs, redes sociais, vídeos e infográficos são excelentes opções.
2) Meio do Funil – Intenção e Consideração
Depois da etapa de descoberta, o cliente já descobriu diversas informações úteis sobre seu problema e está começando a buscar uma solução…
Assim, ela acaba descendo para o meio do funil, em que existe uma consideração para resolver o problema.
Diante disso, é preciso fazer um trabalho mais profundo sobre a solução da dor do consumidor e estreitar ainda mais a relação com ele…
Isto é: você pode criar conteúdos para despertar o desejo do cliente. Uma boa pedida são os eBooks, e-mails segmentados, webinars etc.
3) Fundo do Funil – Avaliação e Decisão
Nesta fase, a pessoa já entendeu qual é a solução para o problema, mas ainda precisa descobrir qual é a melhor empresa para solucioná-lo.
Assim, mostre ao cliente que ele pode confiar nas suas informações e, consequentemente, nos seus produtos como forma de resolver a questão…
Na prática, continue entregando conteúdo de valor, mas com um material ainda mais rico e aprofundado.
Desse modo, agora que você já entendeu todas as etapas do funil de vendas, chegou a hora de saber como utilizar tudo isso no seu negócio…
Como Aplicar o Marketing Digital no meu Ecommerce?
Conheça a sua Persona
Persona é o seu cliente ideal, alguém que poderia existir na vida real…
Na verdade, a persona humaniza os clientes e te ajuda a produzir conteúdo mais direcionado para o seu público. E isso é o que vai ajudar na conversão!
Para fazer isso com sucesso, considere os seguintes pontos:
- Mapa da Empatia;
- Faça Pesquisa de Opinião;
- Dê Algo em Troca;
- Use e abuse do Email;
- E mais!
Aproveite e leia o artigo “7 Dicas para Definir a sua Persona”. Nele, você aprenderá de uma vez por todas a identificar a persona do seu Ecommerce.
Aposte em Email Marketing
O email marketing é mais uma ferramenta valiosa para a sua empresa se comunicar com os clientes…
Pode ser usado como um método para fortalecer sua marca, vendas, comunicação com consumidores.
Utilizando o email marketing, você consegue segmentar as suas listas de acordo com as estratégias do seu negócio…
Também pode usá-lo para lembrar os clientes do carrinho de compras abandonado, enviar faturas digitais, enviar mensagens de aniversário e muito mais.
Para te ajudar a implementar essa estratégia, sugerimos a leitura do artigo: Como fazer email marketing: 7 dicas para ser mais eficiente.
Invista em Marketing de Conteúdo
Hoje, não dá mais para uma empresa se concentrar apenas em vender. É preciso oferecer conteúdo de valor, sem exigir que os clientes comprem nada em troca.
E é o marketing de conteúdo que vai te ajudar nisso…
O marketing de conteúdo é uma estratégia para atingir seu público-alvo e expandir sua rede de clientes já fidelizados e os potenciais, criando conteúdo relevante e valioso.
Na prática, você atrai, engaja e gera valor para eles com o objetivo de criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais vendas.
Aproveite o Poder das Redes Sociais
Poucos canais oferecem tanta interação entre os clientes e as marcas como as redes sociais!
Por isso, ter um perfil nas principais redes sociais em que o seu público está presente é ESSENCIAL. As mais conhecidas hoje, são: Facebook, Instagram, Linkedin…
Mas, recentemente, falamos sobre isso no artigo “Conheça as 6 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil”, que já vai te ajduar a ter uma boa ideia sobre os canais que a sua empresa pode estar presente.
É através desses canais que você vai divulgar ações e conteúdos da sua empresa…
E mais do que isso…
Hoje, as redes sociais são poderosos canais de venda! NÃO ignore isso…
Utilize Técnicas de SEO
SEO significa”Search Engine Optimization” ou, em português, “otimização de sites para mecanismos de busca”.
Assim, SEO faz referência aos processos de otimização de um conteúdo ou site, para que os motores de busca priorizem o seu conteúdo no lugar de outros, Isto é, o objetivo é que o seu site fique no topo dos resultados de busca.
Se você quer saber exatamente como fazer isso, sugerimos a leitura do artigo: Como ganhar destaque no Google com SEO. Nele, você vai saber exatamente como os mecanismos de indexação do Google funcionam e o que você pode fazer para deixar a sua empresa entre os primeiros.
Não Ignore o Remarketing
Remarketing nada mais é do que fazer uma ação de marketing para a mesma pessoa. A intenção é atingir mais uma vez uma pessoa que já demonstrou interesse pelo produto, mas que por algum motivo não finalizou a compra.
Na prática, essa estratégia é aplicada por meio de campanhas de e-mail, responsáveis por ativar os clientes da sua base e incentivá-los a agir…
Assim, o remarketing pode ser usado em uma variedade de situações, desde para lembrar um cliente sobre itens que foram adicionados (e esquecidos) no carrinho…
Até o recebimento de notificações de um anúncio no site que pode interessar aquela pessoa em particular.
Ou seja: é uma questão de direcionar o usuário em várias ocasiões, personalizando-o à medida que avançamos e incentivando o usuário a se mover ao longo do funil de vendas.
É Realmente Vantajoso Usar Marketing Digital no Ecommerce?
Sim, o marketing digital é extremamente valioso para os negócios.
Por mais que você tenha anos de experiência no varejo, quem não usa essas técnicas hoje está perdendo oportunidades valiosas de lucrar muito mais…
Além de conseguir uma segmentação muito maior, melhor e mais precisa para o seu negócio, imagine atingir realmente as pessoas que realmente estão dispostas a comprar.
Excelente, não?
Pense nisso: com as técnicas certas de marketing digital, você tem uma gama infinita de possibilidades para explorar. Desde redes sociais a email marketing, posts em blog etc.
Portanto, é muito importante se manter por dentro das estratégias de marketing digital. São elas que vão te ajudar a encontrar maneiras de atrair a atenção do público, contando histórias que se comuniquem com ele.
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