Mercado de Ecommerce

Mosaico Tem Estreia Avassaladora na B3. Confira!

A Mosaico acaba de deixar ainda mais emocionante o início da temporada de IPOs para 2021. Depois de Mobly movimentar milhões com sua abertura de capital, chegou a vez da Mosaico fazer a sua estreia na B3.

Mas não foi qualquer estreia…

A Mosaico viu suas ações praticamente dobrarem de preço logo no primeiro dia de negociações de seu IPO!

Ou seja, uma abertura de capital extremamente marcante e positiva…

Ao longo deste artigo vamos apresentar detalhes sobre o IPO Mosaico, além de também explicar os fatores que contribuíram para a oferta acontecer e os planos da companhia. 

Antes disso, vamos entender melhor quem é a Mosaico e como a companhia funciona? Acompanhe os próximos tópicos…

(Créditos: Cauê Diniz/Divulgação)

Trajetória da Mosaico

Talvez você não conheça a Mosaico pelo seu nome original, mas certamente já ouviu falar de suas plataformas: Zoom, Buscapé e Bondfaro.

O fato é que a Mosaico é uma plataforma digital que foi criada há mais de 22 anos, justamente com o lançamento do Bondfaro, site de busca e comparação de preços de produtos…

A companhia criada por José Guilherme Pierotti, Guilherme Pacheco e Roberto Malta não cresceu imediatamente. Levou alguns anos para o negócio se consolidar no mercado… 

Até que, em 2006, a Mosaico decidiu fazer uma fusão com um de seus concorrentes na época, o Buscapé. 

Mas as surpresas em relação à empresa não pararam por aí. E os rumos que a companhia tomaria ficaram bem diferentes…

Isto é: em 2009, a Mosaico foi vendida por US$ 342 milhões para o grupo sul-africano Naspers…

E, após a venda, os antigos acionistas se juntaram em mais um negócio de sucesso: o Mundi, um site de comparação de preços de viagens. 

Assim, a startup atingiu o sucesso rapidamente e chamou a atenção do Grupo Globo, que se tornou sócio na criação da Mosaico Ventures.

A partir disso, a Mosaico lançou o Zoom, também site de pesquisa e comparativo de preços, em 2011. Contudo, a parte das ações do Grupo Globo acabou sendo vendidas para os outros sócios…

Mas não só isso…

Em maio de 2019, a Zoom tomou uma decisão que mudaria tudo para a companhia: comprou as plataformas Buscapé e Bondfaro, unindo todos os negócios novamente! 

Diante disso tudo, para resumir, fica claro que a Mosaico não é uma empresa novata no mercado que cresceu da noite para o dia…

A companhia tem uma trajetória de anos, com altos e baixos, mas que representa bem o que é ser uma empresa de tecnologia no Brasil, que investiu na internet antes mesmo do boom de usuários acontecer. 

Não é à toa que hoje seu IPO movimentou milhões e quase dobrou o preço de mercado da Mosaico…

Ações da Mosaico Quase Dobram em sua Estreia na B3

A Mosaico (MOSI3) estreou na Bolsa de Valores do Brasil com suas ações tendo um disparo de 97%…

Sim, as ações quase dobraram de valor!

Na sexta-feira(5), a companhia fechou um valor de mercado de R$ 2,5 bilhões. Mas, até o fim do dia, a quantia já estava em R$ 4,9 bilhões… 

E a ação foi precificada a R$ 19,80 no IPO Mosaico, encerrando o dia a R$ 39,00

Assim, os sócios da empresa, que antes detinham 85,1% das ações, agora podem ficar com 40,6% mediante a oferta do IPO e da liberação de ações suplementares e adicionais…

No discurso da estreia na B3, Guilherme Pacheco, reafirmou a coragem dos sócios-fundadores em investir em internet anos atrás, quando tudo ainda era praticamente desconhecido:

“Foram 22 anos desde que começamos o Bondfaro, ainda garotos, com capital de 10 mil reais. Nossa história desde então foi o espelho de uma vida: não linear, com altos e baixos, momentos muito difíceis. Mas sempre seguimos adiante com persistência e coragem”,afirma.

Entretanto, algo que não pode ficar de fora, é que uma parceria em específico foi crucial para o IPO da Mosaico estar acontecendo hoje…

BTG Pactual Teve Papel Determinante no IPO Mosaico

A compra do Buscapé e do Bondfaro aconteceu graças ao financiamento promovido pelo banco de investimentos

O processo foi finalizado apenas em janeiro deste ano, período em que o BTG assumiu 5% das ações ordinárias da Mosaico

E mais do que isso…

Mosaico e BTG Pactual também selaram um acordo em que o banco ganha exclusividade para estruturar e disponibilizar um sistema de cashback – com carteira digital, serviços financeiros, contas etc – para o Zoom, Buscapé e Bondfaro. 

E, por outro lado, a Mosaico poderá executar uma plataforma de Ecommerce nos canais eletrônicos do BTG, exceto nas esferas de imóveis, veículos e viagens. 

Diante disso tudo, não dá para negar que ações importantes estão nos planos da Mosaico para o futuro…

Os Planos da Mosaico Após seu IPO

Já dá para adiantar que o foco da Mosaico será o setor de Ecommerce, claro. 

Do total levantado no IPO, R$ 580 milhões (R$ 540 milhões como valor líquido) foram obtidos na oferta primária. Isto é, oferta em que os recursos são direcionados ao próprio caixa da companhia…

Sendo cerca de 90% do montante destinado à expansão da participação da companhia no Ecommerce, por meio de ações como:

  • Ampliação das verticais de negócios;
  • Novos modelos de negócios;
  • Investimento em tecnologia.

Assim, a empresa reafirma o desejo de a Mosaico crescer ainda mais, lançando novas estratégias no mercado para isso acontecer…

E um fato fica nítido nisso tudo: a Mosaico não é uma startup. Isto é, não é uma empresa com poucos anos de existência…

Mas, definitivamente, consegue ter o mesmo desejo de fazer as coisas acontecerem como se fosse uma empresa nova no mercado!

Certamente será possível encontrar muitas notícias sobre aquisições e novas estratégias envolvendo a empresa nos próximos meses. O crescimento da Mosaico não vai parar nem tão cedo. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago