Mercado de Ecommerce

Celulares Lideram as Tentativas de Fraude no Ecommerce

Não tem jeito: as tentativas de fraudes no Ecommerce existem. E se você não dá a devida atenção a esse problema no seu negócio, sugerimos repensar essa questão o mais rápido possível…

A verdade é que se antes as empresas de Ecommerce já tinham que ficar atentas a todo o processo de compra do cliente, hoje, essa realidade ficou ainda mais intensa…

Principalmente por causa da forte alta do setor nos últimos meses. Isto é, na prática, quanto mais as compras online crescem, mais oportunidades as pessoas teriam para fraudar transações desse tipo…

E será que é isso o que vem acontecendo?

Ao longo deste artigo, vamos apresentar duas pesquisas importantes sobre as fraudes no Ecommerce. E mais do que isso: também mostraremos o que fazer para evitar esse problema.

Fraudes no Ecommerce: Celular é o Maior Alvo

De acordo com relatório chamado Mapa da Fraude, realizado pelo ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude, os celulares foram os maiores alvos de fraudes no Ecommerce…

Para você ter uma ideia, no ano passado, a cada 100 compras online pelos celulares, pelo menos 4 eram tentativas de fraude.

Uma quantia bem significativa e que ocupou o 1º lugar no ranking do estudo…

Em seguida, surgem as fraudes ligadas a produtos automotivos, com 2,2 em cada 100 compras. Depois, aparece o setor de alimentos, marcando 2,1 em cada 100 transações. 

Além disso, ainda segundo o levantamento, a quantidade de ações fraudulentas geralmente está ligada a produtos de fácil liquidez:

“A estratégia do fraudador não termina quando ele consegue fazer uma compra, mas sim no momento em que consegue rentabilizar esse golpe de alguma forma. Por isso, essas categorias têm tanta notoriedade, especialmente em um momento de pandemia”, afirma.

Obviamente, tudo isso chama a atenção para um panorama geral do Ecommerce no que diz respeito às fraudes…

Isto é: com o crescimento avassalador do setor nos últimos meses, a tendência seria também acontecer uma alta nas fraudes em todo o Ecommerce, certo?

Não necessariamente…

Ecommerce Cresce, Mas Número de Fraudes Cai

É verdade: apesar de todo o crescimento do comércio eletrônico, a quantidade de fraudes apresentou uma queda

Uma pesquisa que aponta isso foi a  “Raio-X da Fraude”, desenvolvida pela Konduto, companhia especializada no assunto, as fraudes nas compras feitas online tiveram uma queda de 2,52%, computados em 2019, para 2,07%, em 2020.

Mas não só isso…

Após analisar mais de 244 milhões de pedidos feitos durante 2020, o relatório concluiu que o Ecommerce conseguiu evitar um prejuízo de cerca de R$ 1,3 bilhão.

Uma quantia bem expressiva…

Além disso, houve um crescimento nas tentativas fraudulentas via dispositivos móveis, saindo de 47% registrados em 2019 para 62% no ano passado

Ou seja: dado que bate completamente com a pesquisa feita pela ClearSale, que apontamos anteriormente neste artigo. 

De qualquer forma, você, que empreende no Ecommerce, precisa ter em mente que as fraudes existem e devem continuar existindo ainda por um bom tempo…

Contudo, é possível evitar situações negativas desse tipo! 

Como? É que mostraremos adiante…

Para Evitar as Fraudes no seu Ecommerce

Existem algumas boas práticas para se evitar que fraudes aconteçam na sua loja virtual…

Algumas delas são:

  • Tenha um Certificado Digital de Segurança (SSL);
  • Utilize intermediadores de pagamento (como Paypal, PagSeguro, MercadoPago, por exemplo);
  • Mantenha o nome da empresa na fatura;
  • Verifique eventuais mudanças bruscas nas quantidade de pedidos dos clientes;
  • Conheça o hábito de compra do seu cliente;
  • Aposte no pós-venda.

Assim, basicamente, você precisa fazer a SUA PARTE para que as fraudes não aconteçam no seu negócio…

Isso porque o cliente confia no seu Ecommerce ao compartilhar seus dados pessoais para finalizar uma compra. E o mínimo que ele espera em troca é um serviço seguro e eficiente, certo?

Então, contrate empresas especializadas em antifraude, ferramentas de gestão de risco e de monitoramento de vendas, se for preciso…

Mas não deixe, DE JEITO NENHUM, de dar a devida atenção às fraudes. Uma vez que elas acontecem no seu Ecommerce, você não só perde a confiança dos clientes como também sente o impacto negativo disso nas suas vendas. 

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Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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