A Mosaico acaba de deixar ainda mais emocionante o início da temporada de IPOs para 2021. Depois de Mobly movimentar milhões com sua abertura de capital, chegou a vez da Mosaico fazer a sua estreia na B3.
Mas não foi qualquer estreia…
A Mosaico viu suas ações praticamente dobrarem de preço logo no primeiro dia de negociações de seu IPO!
Ou seja, uma abertura de capital extremamente marcante e positiva…
Ao longo deste artigo vamos apresentar detalhes sobre o IPO Mosaico, além de também explicar os fatores que contribuíram para a oferta acontecer e os planos da companhia.
Antes disso, vamos entender melhor quem é a Mosaico e como a companhia funciona? Acompanhe os próximos tópicos…
Talvez você não conheça a Mosaico pelo seu nome original, mas certamente já ouviu falar de suas plataformas: Zoom, Buscapé e Bondfaro.
O fato é que a Mosaico é uma plataforma digital que foi criada há mais de 22 anos, justamente com o lançamento do Bondfaro, site de busca e comparação de preços de produtos…
A companhia criada por José Guilherme Pierotti, Guilherme Pacheco e Roberto Malta não cresceu imediatamente. Levou alguns anos para o negócio se consolidar no mercado…
Até que, em 2006, a Mosaico decidiu fazer uma fusão com um de seus concorrentes na época, o Buscapé.
Mas as surpresas em relação à empresa não pararam por aí. E os rumos que a companhia tomaria ficaram bem diferentes…
Isto é: em 2009, a Mosaico foi vendida por US$ 342 milhões para o grupo sul-africano Naspers…
E, após a venda, os antigos acionistas se juntaram em mais um negócio de sucesso: o Mundi, um site de comparação de preços de viagens.
Assim, a startup atingiu o sucesso rapidamente e chamou a atenção do Grupo Globo, que se tornou sócio na criação da Mosaico Ventures.
A partir disso, a Mosaico lançou o Zoom, também site de pesquisa e comparativo de preços, em 2011. Contudo, a parte das ações do Grupo Globo acabou sendo vendidas para os outros sócios…
Mas não só isso…
Em maio de 2019, a Zoom tomou uma decisão que mudaria tudo para a companhia: comprou as plataformas Buscapé e Bondfaro, unindo todos os negócios novamente!
Diante disso tudo, para resumir, fica claro que a Mosaico não é uma empresa novata no mercado que cresceu da noite para o dia…
A companhia tem uma trajetória de anos, com altos e baixos, mas que representa bem o que é ser uma empresa de tecnologia no Brasil, que investiu na internet antes mesmo do boom de usuários acontecer.
Não é à toa que hoje seu IPO movimentou milhões e quase dobrou o preço de mercado da Mosaico…
A Mosaico (MOSI3) estreou na Bolsa de Valores do Brasil com suas ações tendo um disparo de 97%…
Sim, as ações quase dobraram de valor!
Na sexta-feira(5), a companhia fechou um valor de mercado de R$ 2,5 bilhões. Mas, até o fim do dia, a quantia já estava em R$ 4,9 bilhões…
E a ação foi precificada a R$ 19,80 no IPO Mosaico, encerrando o dia a R$ 39,00.
Assim, os sócios da empresa, que antes detinham 85,1% das ações, agora podem ficar com 40,6% mediante a oferta do IPO e da liberação de ações suplementares e adicionais…
No discurso da estreia na B3, Guilherme Pacheco, reafirmou a coragem dos sócios-fundadores em investir em internet anos atrás, quando tudo ainda era praticamente desconhecido:
“Foram 22 anos desde que começamos o Bondfaro, ainda garotos, com capital de 10 mil reais. Nossa história desde então foi o espelho de uma vida: não linear, com altos e baixos, momentos muito difíceis. Mas sempre seguimos adiante com persistência e coragem”,afirma.
Entretanto, algo que não pode ficar de fora, é que uma parceria em específico foi crucial para o IPO da Mosaico estar acontecendo hoje…
A compra do Buscapé e do Bondfaro aconteceu graças ao financiamento promovido pelo banco de investimentos…
O processo foi finalizado apenas em janeiro deste ano, período em que o BTG assumiu 5% das ações ordinárias da Mosaico.
E mais do que isso…
Mosaico e BTG Pactual também selaram um acordo em que o banco ganha exclusividade para estruturar e disponibilizar um sistema de cashback – com carteira digital, serviços financeiros, contas etc – para o Zoom, Buscapé e Bondfaro.
E, por outro lado, a Mosaico poderá executar uma plataforma de Ecommerce nos canais eletrônicos do BTG, exceto nas esferas de imóveis, veículos e viagens.
Diante disso tudo, não dá para negar que ações importantes estão nos planos da Mosaico para o futuro…
Já dá para adiantar que o foco da Mosaico será o setor de Ecommerce, claro.
Do total levantado no IPO, R$ 580 milhões (R$ 540 milhões como valor líquido) foram obtidos na oferta primária. Isto é, oferta em que os recursos são direcionados ao próprio caixa da companhia…
Sendo cerca de 90% do montante destinado à expansão da participação da companhia no Ecommerce, por meio de ações como:
Assim, a empresa reafirma o desejo de a Mosaico crescer ainda mais, lançando novas estratégias no mercado para isso acontecer…
E um fato fica nítido nisso tudo: a Mosaico não é uma startup. Isto é, não é uma empresa com poucos anos de existência…
Mas, definitivamente, consegue ter o mesmo desejo de fazer as coisas acontecerem como se fosse uma empresa nova no mercado!
Certamente será possível encontrar muitas notícias sobre aquisições e novas estratégias envolvendo a empresa nos próximos meses. O crescimento da Mosaico não vai parar nem tão cedo.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…